Resenha - For All Tid / Godless Savage Garden - Dimmu Borgir
Por Rafael Carnovale
Postado em 07 de janeiro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Dimmu Borgir tornou-se, com méritos, um dos grandes nomes do cenário black metal atual, com cd's como "Puritanical Euphoric Misanthropia" e "Death Cult Armagedon" (o mais recente). Mas alguém se lembra de 1995, quando eles eram apenas uma banda a mais de black metal na Noruega? Quando eles ainda cantavam em seu idioma natal? Para que os fãs de hoje possam ter acesso a essa época, foi lançado um cd duplo, contendo o primeiro cd da banda, "For All Tid", de 1995, e o EP "Godless Savage Garden" de 1998. Ambos possuem conexão, pois o EP contém duas músicas do primeiro cd e outras raridades. Uma boa dica para os fàs de hoje verem como a banda desenvolveu seu estilo.

"For All Tid" mostra uma banda mais contida e bem menos agressiva do que é o Dimmu Borgir hoje. Faixas como "Der Mye Riket" e "Under Korpeus Vinger" soam bem mais melódicas e suaves, com vozes limpas contrastando com vocais agressivos. A produção é meio tosca, mas eficiente. Os destaques ficam para "Stien" (com flautas e a mais brutal do cd), a (PASMEM!!!) suave "For All Tid" e a climática "Raabjorn Speiler Dragheimens Skodde" e as bônus "Inn I Ennighetens Marke Part I e II" (um exemplo de excelente black com pegada gótica de alto nível, aliada a uma segunda parte mais agressiva e black tradicional, com os famosos teclados que sempre caracterizaram o Dimmu Borgir).
Este primeiro cd mostra uma banda que se dividia entre o black e o gótico em várias passagens, colocando em suas músicas elementos de heavy e thrash. Era o Dimmu Borgir forjando sua personalidade, num começo muito interessante.
Já "Godless Savage Garden" foi lançado em 1998 entre os cd's "Enthroned Darkness Triumphant" e "Spiritual Black Dimensions". O mesmo trazia uma banda mais afiada e calcada no black, com uso pesado de teclados, como confere-se na pesada "Moonchild Domain" e na cadenciada "Chaos Without Suffering" (as únicas faixas inéditas). A banda se especializou em criar temas pesadíssimos e brutais, inserindo os teclados para aumentar a densidade de suas canções. Aqui a banda regrava dois temas de "For All Tid": "Hunnerkongen" e "Raabjorn Speiler Draugheimens Skodde", que ficaram excelentes com a nova produção e alguns novos arranjos, principalmente nos teclados. Vale ressaltar que a banda já sofrera algumas mudaças de formação, não sendo a mesma que gravara o "debut".
O cd traz ainda três temas ao vivo: "Stormblast", "Master of Disarmony" e "In Death's Embrace", com excelente produção e com o já consagrado estilo do Dimmu em ação (a banda é matadora ao vivo, pena que os brasileiros ainda não puderam conferir). Para o final deixei a música mais inusitada do EP: a versão para "Metal Heart" do Accept, gravada no "Tribute to Accept Vol. 1". Fãs confessos de Accept, os noruegueses praticamente transformaram a música para seu estilo, mantendo sua identidade, mas tornando-a o maior destaque do tributo.
Um baita presente para os fãs da banda e para fãs de heavy/death/black. O Dimmu Borgir já é uma banda grande, mas não custa nada acompanhar esse processo ouvindo sua evolução e notando que ali sim existia um potencial a ser explorado. Compre!
Line Up "For All Tid":
Shagrath - Vocais/Guitarras
Cristan - Baixo
Silenoz - Guitarra/Vocais
Aarstad - Teclados
Cjodalv - Bateria
Line Up "Godless Savage Garden":
Shagrath - Vocais
Nagash - Baixo
Tjodalv - Bateria
Astennu - Guitarras
Silenoz - Guitarras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Como Paula Toller sobrevivia no rock nacional dos anos 80
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
As 10 melhores músicas instrumentais de guitarristas, segundo Joe Satriani
O álbum clássico dos Beatles que Ringo Starr odiou gravar: "Me senti um músico contratado"
Cinco grandes bandas de metal que vieram de países com pouca tradição na música pesada


Dimmu Borgir anuncia que novo álbum de estúdio está pronto
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



