Resenha - Savage Poetry - Edguy
Por Rodrigo Simas
Postado em 30 de agosto de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Edguy é uma banda que apareceu há não muito tempo e logo se tornou uma das grandes revelações do heavy metal melódico. Isso se deu pelo fato do lançamento consecutivo de dois bons discos, "Vain Glory Opera" e "Theater Of Salvation".
Além desses, a banda alemã ainda tem mais dois álbuns no seu currículo, sendo que o primeiro, "Savage Poetry", já estava esgotado e freqüentemente era pedido pelos fãs do grupo para ser relançado. Nesse contexto, a banda resolveu dar uma segunda chance a ele, e ao ouvi-lo viram que realmente o material, por diversos motivos, não era de muita qualidade.
Aí veio a idéia de regravá-lo, com novas idéias, novos arranjos, e principalmente com a experiência que o Edguy ganhou desde seu lançamento. Além disso, como bônus, ainda vem a versão original do álbum, gravada em 95, o que é bem legal para compararmos e assim ver o quanto a banda evoluiu nos últimos anos... e não foi pouca coisa.
Um dos grandes destaques é Tobias Sammet, vocalista e principal compositor, que está cantando muito, e é com certeza um dos melhores cantores da nova safra, além de ser um dos poucos que, mesmo cantando de modo bastante agudo, não chateia o ouvinte. O vocal de Sammet, sobre melodias bem trabalhadas, apresenta timbres que lembram bastante o mestre Geoff Tate (Queensryche).
O disco começa com a boa Hallowed e passa pela bem heavy melódico Misguiding Your Life. Key To My Fate é uma excelente faixa, com um refrão poderoso e guitarras pesadas. Mas ouça mesmo Eyes Of The Tyrant e Frozen Candle, pois elas conseguem reunir tudo o que a banda tem de melhor, com grandes vocalizações e grande trabalho por parte das guitarras, além de ótimos duetos, vários solos e uma cozinha impecável. No todo, é um disco que, com certeza, mostra que o Edguy desde seu início já tinha qualidade suficiente para ser o que é hoje, só precisava mesmo de tempo e experiência.
Lógico que algumas músicas resvalam naquele heavy melódico bem comum (mas muito bem feito por eles) , que peca um pouco pela falta de originalidade. Por outro lado, muitas composições são ótimas, e mostram o porquê do Edguy já ter tantos fãs espalhados pelo mundo. Agora vale esperar pelo disco solo de Tobias, que contará com participações especiais de muita gente e que promete ser um grande lançamento.
Material cedido por:
Laser Company Records
Outras resenhas de Savage Poetry - Edguy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione

Edguy - A evolução de "The Savage Poetry", um clássico reimaginado do Power Metal
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


