Resenha - 7 - Ira!
Por Anderson Nascimento
Postado em 04 de maio de 2003
ANO: 1996
Como quem luta por um prato de comida, o IRA! estréia pela Paradoxx Music com o mais raivoso e pesado disco de sua carreira. A capa da obra já anuncia o que o ouvinte vai encontrar no disquinho. Lançado em 1996, "7", é um disco sem experimentalismos e focado no rock'n'roll básico.
A garageira "Na minha mente" abre o disco apresentando um vocal quase ensandecido de Nasi e um riff que não sai da nossa cabeça, mesmo na primeira audição, o fim da música também é super bacana e mais parece com o fluxo de adrenalina sendo interrompido antes de se espalhar no cérebro. "Me perco nesse tempo" tem como marca registrada a massa sonora que cobre os vocais de Nasi e Scandurra. O disco prossegue com o "semi-hino" dos IRA! maníacos "É assim que me querem", música que até hoje faz ferver os shows da banda. A porrada "Que fim levou Paris!" com os soturnos vocais de Nasi prepara o ouvinte para a versão violenta do antigo sucesso na voz do Rei Roberto "Você não serve pra mim" provando que desde sempre, quando o IRA! se propõe a fazer uma cover eles fazem bem feito. Falando em cover, "Haiô Silver" ganha uma versão de Nasi com banjo, gaita e muita guitarra. "Eu quero sempre mais" nos deixa respirar finalmente remetendo-nos a "Pictures of Lily" do The Who. E para não dizer que não falei de flores, Edgar Scandurra canta a bela balada "Girassol". Colocando novamente o pé no acelerador e contrastando com "...Como eu sou girassol, você é meu sol...", Nasi canta seu sentimento romântico para com alguém "Te odeio (isso é o amor)". O disco segue com "Difícil é viver" e nos brinda com mais uma cover, desta vez "The house of rising sun" dos Animals, numa versão muito mais rápida do que a original. Pra finalizar o disco empunha "Nasci em 62" em versão ao vivo gravada com a participação de Arnaldo Antunes.
O único ponto negativo do cd é que a primeira faixa, que é multimídia, é lida pelo cd player, e se você não lembrar de pular, a mesma faz aquela chiadeira. Hoje este disco tornou-se um tanto quanto difícil de ser encontrado nas lojas, mas você pode encontrá-lo no site da Paradoxx Music. Fica então a sugestão para que esta pérola seja conhecida pela nova geração que curte IRA! e, sobretudo, o Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Dee Snider não sabe se está sendo "corajoso ou estúpido" ao reunir o Twisted Sister
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden


"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show
A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


