Queen: Como foi a parceria com David Bowie, que rendeu "Under Pressure"
Por André Garcia
Postado em 07 de março de 2022
A década de 80 começou com o que aparentava ser o auge da popularidade e maturidade tanto para o Queen quanto para David Bowie. Com "Another One Bites the Dust", Freddie e companhia dominaram as paradas de sucesso e pistas de dança, enquanto o cantor reencontrou o sucesso comercial com "Ashes to Ashes", após a vanguardista trilogia Berlin.
Queen - Mais Novidades
Embora fossem dois dos maiores nomes do rock britânico, eles nunca haviam se cruzado. Talvez David tenha se dado conta disso quando soube que o Queen estava gravando na Suíça, perto de onde ele morava na época.
Decidindo fazer uma visita, Bowie pegou o Queen num momento de descontração tocando uns covers. Sem interesse naquilo, ele sugeriu que tentassem criar algo.
Dia 1
A banda começou a tocar o que vinha à cabeça, que tinha muito de "Feels Like", uma demo que eles tinham gravado recentemente, mas que não empolgou e parecia fadado a cair no esquecimento. Tudo tinha cara de brincadeira até o baixista John Deacon surgir com a característica e inesquecível linha de baixo. Ali para todos a coisa ficou séria.
Se fosse um dia normal na vida do Queen, os quatro teriam ido embora para trabalhar individualmente naquilo, e no dia seguinte colocarem as ideias na mesa e prosseguir. No entanto, David Bowie insistiu que eles deveriam seguir adiante, certo de que algo grande estava prestes acontecer.
Todos concordaram em fazer uma pausa para comer algo. Na volta, um problema: Deacon tinha esquecido a linha de baixo, que não foi registrada e, para piorar, cada um lembrava de um jeito diferente.
Quem afinal conseguiu lembrar o riff certo é um ponto da história que cada um parece ter uma recordação diferente. O fato é que, recuperado o baixo, o trabalho fluiu. Quando eles foram embora, a maior parte do instrumental já havia sido gravado.
Dia 2
Bowie retornou ao estúdio no dia seguinte para trabalhar nas linhas vocais. Ele, que em Berlin havia trabalhado com os métodos experimentais de Brian Eno, seduziu a banda com uma sugestão: cada um gravar suas ideias em separado, sem ouvir os outros, e no final pegar o que teve de melhor para montar a linha. Por isso a música é tão rica e diversa em seus vocais: ela foi montada como um quebra-cabeça.
Tensões surgiram na hora da letra. Bowie queria escrever, mas a banda, que não tinha o hábito de abrir mão do controle criativo de suas músicas, resistiu. Mas, por estar num momento iluminado, e na falta de ideias para entrar na disputa, Bowie venceu a queda de braço.
No documentário "Days of our Lives" o guitarrista Brian May comentou o estranhamento da banda, com integrantes tão habituados a colaborar apenas entre si: "De repente você tem essa outra pessoa contribuindo, contribuindo, contribuindo… Ele tinha uma visão na cabeça, é uma situação difícil, e em algum momento é preciso recuar. Eventualmente eu recuei, o que não é meu habitual."
No final das contas, aquela foi a decisão certa, já que é de autoria de Bowie a letra que conhecemos hoje. E, assim, o segundo dia foi encerrado com os vocais já gravados. Além disso, por sugestão do ilustre convidado, o título provisório People on the Streets foi trocado por Under Pressure.
Mixagem
Encerrada a gravação, ambos haviam se afeiçoado àquela música e queriam ser o pai da criança. Consequentemente, na mixagem, feita semanas depois em Nova Iorque, se deu uma queda de braço entre Mercury e Bowie.
"Eu não estava lá", disse Brian, "então tudo que sei é que Freddie e David tinham visões diferentes de como deveria ser a mixagem, e o engenheiro de som ainda estava aprendendo a usar aquele equipamento. No fim das contas todo mundo teve que ceder."
E assim, nasceu "Under Pressure", com a sonoridade que tão bem já conhecemos: básica, mas espontânea, com um instrumental mais cru, sem muito polimento, e os vocais se entrelaçando conforme suas variações emocionais. Apesar disso, "eu teria mixado diferente", confessou o guitarrista.
Fonte:
https://www.biography.com/news/david-bowie-queen-under-pressure-recording-session
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom

A música do Queen que foi rejeitada por produtor de filme mas virou um clássico da banda
A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Em rara entrevista, Mary Austin lembra últimas palavras de Freddie Mercury
A artista com quem Freddie Mercury se identificava muito mais do que com o Led Zeppelin
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
A música que fez Brian May decidir como queria tocar guitarra
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


