Queen: Como foi a parceria com David Bowie, que rendeu "Under Pressure"
Por André Garcia
Postado em 07 de março de 2022
A década de 80 começou com o que aparentava ser o auge da popularidade e maturidade tanto para o Queen quanto para David Bowie. Com "Another One Bites the Dust", Freddie e companhia dominaram as paradas de sucesso e pistas de dança, enquanto o cantor reencontrou o sucesso comercial com "Ashes to Ashes", após a vanguardista trilogia Berlin.
Queen - Mais Novidades
Embora fossem dois dos maiores nomes do rock britânico, eles nunca haviam se cruzado. Talvez David tenha se dado conta disso quando soube que o Queen estava gravando na Suíça, perto de onde ele morava na época.
Decidindo fazer uma visita, Bowie pegou o Queen num momento de descontração tocando uns covers. Sem interesse naquilo, ele sugeriu que tentassem criar algo.
Dia 1
A banda começou a tocar o que vinha à cabeça, que tinha muito de "Feels Like", uma demo que eles tinham gravado recentemente, mas que não empolgou e parecia fadado a cair no esquecimento. Tudo tinha cara de brincadeira até o baixista John Deacon surgir com a característica e inesquecível linha de baixo. Ali para todos a coisa ficou séria.
Se fosse um dia normal na vida do Queen, os quatro teriam ido embora para trabalhar individualmente naquilo, e no dia seguinte colocarem as ideias na mesa e prosseguir. No entanto, David Bowie insistiu que eles deveriam seguir adiante, certo de que algo grande estava prestes acontecer.
Todos concordaram em fazer uma pausa para comer algo. Na volta, um problema: Deacon tinha esquecido a linha de baixo, que não foi registrada e, para piorar, cada um lembrava de um jeito diferente.
Quem afinal conseguiu lembrar o riff certo é um ponto da história que cada um parece ter uma recordação diferente. O fato é que, recuperado o baixo, o trabalho fluiu. Quando eles foram embora, a maior parte do instrumental já havia sido gravado.
Dia 2
Bowie retornou ao estúdio no dia seguinte para trabalhar nas linhas vocais. Ele, que em Berlin havia trabalhado com os métodos experimentais de Brian Eno, seduziu a banda com uma sugestão: cada um gravar suas ideias em separado, sem ouvir os outros, e no final pegar o que teve de melhor para montar a linha. Por isso a música é tão rica e diversa em seus vocais: ela foi montada como um quebra-cabeça.
Tensões surgiram na hora da letra. Bowie queria escrever, mas a banda, que não tinha o hábito de abrir mão do controle criativo de suas músicas, resistiu. Mas, por estar num momento iluminado, e na falta de ideias para entrar na disputa, Bowie venceu a queda de braço.
No documentário "Days of our Lives" o guitarrista Brian May comentou o estranhamento da banda, com integrantes tão habituados a colaborar apenas entre si: "De repente você tem essa outra pessoa contribuindo, contribuindo, contribuindo… Ele tinha uma visão na cabeça, é uma situação difícil, e em algum momento é preciso recuar. Eventualmente eu recuei, o que não é meu habitual."
No final das contas, aquela foi a decisão certa, já que é de autoria de Bowie a letra que conhecemos hoje. E, assim, o segundo dia foi encerrado com os vocais já gravados. Além disso, por sugestão do ilustre convidado, o título provisório People on the Streets foi trocado por Under Pressure.
Mixagem
Encerrada a gravação, ambos haviam se afeiçoado àquela música e queriam ser o pai da criança. Consequentemente, na mixagem, feita semanas depois em Nova Iorque, se deu uma queda de braço entre Mercury e Bowie.
"Eu não estava lá", disse Brian, "então tudo que sei é que Freddie e David tinham visões diferentes de como deveria ser a mixagem, e o engenheiro de som ainda estava aprendendo a usar aquele equipamento. No fim das contas todo mundo teve que ceder."
E assim, nasceu "Under Pressure", com a sonoridade que tão bem já conhecemos: básica, mas espontânea, com um instrumental mais cru, sem muito polimento, e os vocais se entrelaçando conforme suas variações emocionais. Apesar disso, "eu teria mixado diferente", confessou o guitarrista.
Fonte:
https://www.biography.com/news/david-bowie-queen-under-pressure-recording-session
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
Geddy Lee diz que Anika Nilles não era fã do Rush
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
A melhor música do pior disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence

A clássica canção do Queen que Elton John detestou e achou o título "absolutamente ridículo"
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O hit do Queen que dividiu a banda, diz Brian May; "outra barreira também foi quebrada"
Como "uma das maiores bandas de heavy metal" serviu de base para o Queen, segundo Freddie
O álbum da banda de Paul Rodgers dos 70s que faz parte da história do Queen, segundo Brian May
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


