Queen: Como foi a parceria com David Bowie, que rendeu "Under Pressure"
Por André Garcia
Postado em 07 de março de 2022
A década de 80 começou com o que aparentava ser o auge da popularidade e maturidade tanto para o Queen quanto para David Bowie. Com "Another One Bites the Dust", Freddie e companhia dominaram as paradas de sucesso e pistas de dança, enquanto o cantor reencontrou o sucesso comercial com "Ashes to Ashes", após a vanguardista trilogia Berlin.
Queen - Mais Novidades
Embora fossem dois dos maiores nomes do rock britânico, eles nunca haviam se cruzado. Talvez David tenha se dado conta disso quando soube que o Queen estava gravando na Suíça, perto de onde ele morava na época.
Decidindo fazer uma visita, Bowie pegou o Queen num momento de descontração tocando uns covers. Sem interesse naquilo, ele sugeriu que tentassem criar algo.
Dia 1
A banda começou a tocar o que vinha à cabeça, que tinha muito de "Feels Like", uma demo que eles tinham gravado recentemente, mas que não empolgou e parecia fadado a cair no esquecimento. Tudo tinha cara de brincadeira até o baixista John Deacon surgir com a característica e inesquecível linha de baixo. Ali para todos a coisa ficou séria.
Se fosse um dia normal na vida do Queen, os quatro teriam ido embora para trabalhar individualmente naquilo, e no dia seguinte colocarem as ideias na mesa e prosseguir. No entanto, David Bowie insistiu que eles deveriam seguir adiante, certo de que algo grande estava prestes acontecer.
Todos concordaram em fazer uma pausa para comer algo. Na volta, um problema: Deacon tinha esquecido a linha de baixo, que não foi registrada e, para piorar, cada um lembrava de um jeito diferente.
Quem afinal conseguiu lembrar o riff certo é um ponto da história que cada um parece ter uma recordação diferente. O fato é que, recuperado o baixo, o trabalho fluiu. Quando eles foram embora, a maior parte do instrumental já havia sido gravado.
Dia 2
Bowie retornou ao estúdio no dia seguinte para trabalhar nas linhas vocais. Ele, que em Berlin havia trabalhado com os métodos experimentais de Brian Eno, seduziu a banda com uma sugestão: cada um gravar suas ideias em separado, sem ouvir os outros, e no final pegar o que teve de melhor para montar a linha. Por isso a música é tão rica e diversa em seus vocais: ela foi montada como um quebra-cabeça.
Tensões surgiram na hora da letra. Bowie queria escrever, mas a banda, que não tinha o hábito de abrir mão do controle criativo de suas músicas, resistiu. Mas, por estar num momento iluminado, e na falta de ideias para entrar na disputa, Bowie venceu a queda de braço.
No documentário "Days of our Lives" o guitarrista Brian May comentou o estranhamento da banda, com integrantes tão habituados a colaborar apenas entre si: "De repente você tem essa outra pessoa contribuindo, contribuindo, contribuindo… Ele tinha uma visão na cabeça, é uma situação difícil, e em algum momento é preciso recuar. Eventualmente eu recuei, o que não é meu habitual."
No final das contas, aquela foi a decisão certa, já que é de autoria de Bowie a letra que conhecemos hoje. E, assim, o segundo dia foi encerrado com os vocais já gravados. Além disso, por sugestão do ilustre convidado, o título provisório People on the Streets foi trocado por Under Pressure.
Mixagem
Encerrada a gravação, ambos haviam se afeiçoado àquela música e queriam ser o pai da criança. Consequentemente, na mixagem, feita semanas depois em Nova Iorque, se deu uma queda de braço entre Mercury e Bowie.
"Eu não estava lá", disse Brian, "então tudo que sei é que Freddie e David tinham visões diferentes de como deveria ser a mixagem, e o engenheiro de som ainda estava aprendendo a usar aquele equipamento. No fim das contas todo mundo teve que ceder."
E assim, nasceu "Under Pressure", com a sonoridade que tão bem já conhecemos: básica, mas espontânea, com um instrumental mais cru, sem muito polimento, e os vocais se entrelaçando conforme suas variações emocionais. Apesar disso, "eu teria mixado diferente", confessou o guitarrista.
Fonte:
https://www.biography.com/news/david-bowie-queen-under-pressure-recording-session
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
Jeff Scott Soto não acha que Yngwie Malmsteen falou dele em recente desabafo
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar

Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
Queen oferece presente de Natal aos fãs com a faixa inédita "Polar Bear"
Brian May dá presente de Natal especial a Tony Iommi: réplica da Red Special para canhoto
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Esposa de Brian May anuncia que não haverá novas turnês do Queen
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


