Krautrock: 5 álbuns para conhecer o estilo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Everton Santos
Enviar Correções  

No final da década de 1960 o mundo passava por uma efervescência na esfera cultural. Movimento hippie, festival de Woodstock e os shows do Hyde Park sacudiram o cenário musical da época. Foi nesse contexto, que, entre o final da década de 1960 e o começo da década de 1970, surge na Alemanha mais um subgênero do Rock. Numa mistura de rock progressivo no estilo PINK FLOYD a uma psicodelia à lá VELVET UNDERGUND o Kraut foi ganhando a sena da Alemanha. O estilo ainda incorporava a música de vanguarda do século XX (música concreta), incluindo passagens pelo minimalismo e chegando até o Free Jazz, além de usar e abusar do experimentalismo musical.

Kraftwerk: Ouça os alemães tocados em viola caipira (vídeo)

Robert Plant: "quase saí do Led quando meu filho morreu"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assim que estas bandas alemãs começaram a fazer sucesso jornalistas ingleses de uma forma pejorativa cunharam o termo Kraut, acredita-se que tenha sido criado por ela a partir da expressão popular Kraut, que significa uma pessoa alemã, e por sua vez derivada do prato tradicional alemão chucrute, sauerkraut (literalmente "repolho azedo"). No entanto, muito por causa do sucesso dessas bandas, o termo ganhou mais tarde um significado positivo, sendo atualmente visto como um título de reconhecimento ao invés de insulto.

O Krautrock não ficou apenas na Alemanha, ao contrário, ganhou o mundo e inspirou estilos e bandas no decorrer da história, o Pós-punk, o Rock Alternativo e a Música Eletrônica foram alguns dos gêneros influenciado pelo estilo do rock alemão. Mais ainda, o próprio DAVID BOWIE, ficou atônito e apaixonado pelo Kraut, dando início a sua famosa Trilogia de Berlin.

Future Days – Can

Considerados os pioneiros do movimento, o CAN lança o ‘’Future Days’’ em meados dos anos de 1973. A banda explora amplamente os elementos ambientais fugindo das estruturas tradicionais do rock, no lugar disso, criando paisagens sonoras amplas e nebulosas dominadas por ritmos percoladores e camadas evocativas de teclas. O álbum foi classificado pela revista Rolling Stones em 8° lugar entre os 50 melhores álbuns do Rock Progressivo de todos os tempos, além de nomeado pelo Pitchfork como o 56° álbum dos anos de 1970.

Neu! – Neu!

‘’Neu!’’ é o álbum de estreia do grupo homônimo, lançado no final de 1972 pela dupla MICHAEL ROTHER e KLAUS DINGER depois de deixar a também alemã KRAFTWERK em 1971. O disco é repleto de sintetizadores e com uma rígida batida programa, além de muita experimentação musical levando o ambiente a um astral bastante eletrônico. O álbum vendeu bastante na época, sendo também um grande influenciador de artistas como DAVID BOWIE, IGGY POP, BRIAN ENO e o grupo britânico de Pós-punk, JOY DIVISION; além de ser influencia para grande parte do cenário da música eletrônica atual. Foi eleito pela Fact o 36° discos da década de 1970.

Zeit – Tangerine Dream

O ‘’Zeit’’ é um álbum conceitual da banda TAGERINE DRAM com uma proposta ousada de uma ‘’sinfonia eletrônica espacial’’.Com uma atmosfera futurista espacial, o disco é repleto de vozes, ruídos e sons fantasmagóricos do espeço, levando o ouvinte a ter uma experiência quase mística e transcendental em 76 minutos de um som sombrio ambiente.

Yeti - Amon Düül II

Segundo álbum das banda, lançado no começo de 1970, ‘’Yeti’’ traz uma sonoridade psicodélica e vanguardistas, tido como a obra prima do AMON DUU II, o disco traz o rock dentro do contexto do Free-Jazz de MILES DAVIS e JOHN COLTRANE, além de solos frenéticos de guitarra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma curiosidade da cara é que ela é composta por um ceifador que parece envolto a uma labareda. A imagem é de Wolfgang Krischke, um dos membros originais da comunidade AMON DUUL. Pouco tempo depois de tirar esta icônica foto, ele morreu de hipotermia ao viajar para a casa dos pais em um inverno rigoroso e se perder após tomar LSD.

Autobahn - Kraftwerk

O 4° álbum do KRAFTWERK, ‘’Autobahn’’, é o mais famoso disco do grupo e considerado uma obra prima. Lançado em 1974, o álbum traz um pulso eletreonico hipnótico e guitarras em transe ainda mais hipnotizantes. Dentro da ‘’Autobahn’’ as raízes do Electro-funk, Ambiente e Synth pop são evidentes, é um álbum pioneiro, mesmo que seus transes eletrônicos possam não atrair a atenção de todos os ouvintes.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Kraftwerk: Ouça os alemães tocados em viola caipira (vídeo)

Kraftwerk: morre Florian Schneider, um dos fundadores da lendária bandaKraftwerk
Morre Florian Schneider, um dos fundadores da lendária banda


Rock e metal: o outro lado das capas de discosRock e metal
O outro lado das capas de discos

Capas de disco: como seriam se fossem gifs animadosCapas de disco
Como seriam se fossem gifs animados


Robert Plant: quase saí do Led quando meu filho morreuRobert Plant
"quase saí do Led quando meu filho morreu"

Teoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?Teoria da Conspiração
Slipknot troca membros em shows ao vivo?


Sobre Everton Santos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280