Dokken: Conheça a obra da banda
Por Julio Cesar Zandomenighi
Fonte: Wikipedia
Postado em 01 de junho de 2020
Dokken é uma banda estadunidense de Hard Rock/Heavy Metal formada em 1978. Ao longo de sua carreira já venderam mais de 10 milhões de discos em todo o mundo e por diversas vezes estiveram nas paradas de sucesso ao longo dos anos. A formação clássica da banda consiste em Don Dokken (vocais), George Lynch (Guitarra), Jeff Pilson (Contrabaixo) e Mick Brown (bateria).
No ano de 1983 eles lançam o seu primeiro trabalho, Breaking The Chains idealizado pelo Frontman Don Dokken apresentando os sucessos: In The Middle, I Can't See You, Live To Rock (Rock To Live) e Young Girls. Em 1984 é lançado Tooth And Nail que de cara ganhou o público com os hits: Just Got Lucky, Don't Close Your Eyes, Into The Fire e Alone Again. No ano seguinte lançam Under Lock And Key que faz todo o sucesso da banda triplicar, os destaques ficam para as faixas: Unchain The Night, The Hunter, In My Dreams, Lightnin' Strikes Again e It's Not Love.
O Dokken entrava no páreo pela coroa de Reis do Hard Rock californiano, a banda ia subindo cada vez mais. Turnês se seguiram, a banda era elogiada pela crítica, em principal George Lynch pela técnica e velocidade. Em 1987 lançam o seu disco de maior sucesso, Back For The Attack apresentando um hit atrás do outro como, por exemplo: Kiss Of Death, Prisoner, Night By Night, Burning Like A Flame e Dream Warriors. A banda chega ao seu ápice, sendo inclusive indicado para o Grammy Awards. George Lynch caia nas graças da mídia e era aclamado como um deus da guitarra, tais exageros inflaram o ego do músico que começou a bater de frente com Don Dokken. Na turnê desse álbum saiu Beast From The East, gravado ao vivo no Japão, esse disco rendeu ao Dokken a honrosa menção de a mais potente banda de Hard Rock ao vivo, superando Motley Crue e Quiet Riot.
Logo após alcançarem todo esse sucesso a banda chegou ao fim devido aos desentendimentos entre George Lynch e Don Dokken. George Lynch montou a Lynch Mob levando junto o baterista Mick Brown, Jeff Pilson foi trabalhar com Ronnie James Dio. Don Dokken continuou em carreira solo, montando sua banda com os guitarristas John Norum (Europe) e Billy White (Watchtower), o baixista Peter Baltes (Accept) e o baterista Mikkey Dee (King Diamond, Motorhead,Scorpions) lançando em 1991 o excelente Up From The Ashes pela Geffen Records.
Ainda na década de 90 a banda tentou um retorno com Don Dokken e George Lynch fingindo ter feito as pazes, mas o resultado não foi o esperado e a banda estava chegando ao fundo do poço, Don Dokken e George Lynch chegaram a sair no braço dentro do estúdio ocasionando separação novamente. Em 1995 lançam Dysfunctional apresentando boas canções como: Nothing Left To Say, Shadows Of Life, From The Beginning e Inside Looking Out. No ano de 1997 é lançado Shadowlife, Cracks In The Ground, I Feel, Here I Stand e Hard To Believe são alguns dos destaques.
Após toda essa turbulência a banda se reformulou várias vezes, nomes como Reb Beach (Winger, Whitesnake) e John Norum (Europe) gravaram discos com a banda, sendo eles, Erase The Slate (1999) com Reb Beach contando com os sucessos: Change The World, Maddest Hatter, Shattered e One. Long Way Home (2002) com John Norum apresentando grandes canções como: Sunless Days, Everybody Needs (To Be With Someone), Magic Road e I've Found. Esses álbuns marcaram uma nova fase para o Dokken.
No ano de 2004 a banda lança Hell To Pay, com uma nova formação contando com Don Dokken (vocal), Jon Levin (guitarra), Barry Sparks (contrabaixo) e Mick Brown (bateria). The Last Goodbye, Escape, Care For You e I Surrender são alguns dos destaques. Em 2008 foi lançado Lightning Strikes Again contando com os sucessos: Standing On The Outside, Give Me A Reason, How I Miss Your Smile e Release Me.
No ano de 2010 o guitarrista George Lynch lança o álbum Orchestral Mayhem em que com maestria e virtuosismo interpreta vários sucessos da música clássica em sua guitarra.
Em 2012 a banda lançou Broken Bones, apresentando os sucessos: Empire, Best Of Me, Burning Tears e Fade Away. No ano de 2016 acontece o inesperado e uma grande surpresa para os fãs, a banda se reuniu com a formação clássica dos anos 80 para shows nos EUA e Japão preparando um DVD e um álbum ao vivo, Return To The East Live no ano de 2018, uma nova música e vídeo também saíram em Março de 2018, a música It's Another Day.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps