Dokken: Conheça a obra da banda
Por Julio Cesar Zandomenighi
Fonte: Wikipedia
Postado em 01 de junho de 2020
Dokken é uma banda estadunidense de Hard Rock/Heavy Metal formada em 1978. Ao longo de sua carreira já venderam mais de 10 milhões de discos em todo o mundo e por diversas vezes estiveram nas paradas de sucesso ao longo dos anos. A formação clássica da banda consiste em Don Dokken (vocais), George Lynch (Guitarra), Jeff Pilson (Contrabaixo) e Mick Brown (bateria).
No ano de 1983 eles lançam o seu primeiro trabalho, Breaking The Chains idealizado pelo Frontman Don Dokken apresentando os sucessos: In The Middle, I Can't See You, Live To Rock (Rock To Live) e Young Girls. Em 1984 é lançado Tooth And Nail que de cara ganhou o público com os hits: Just Got Lucky, Don't Close Your Eyes, Into The Fire e Alone Again. No ano seguinte lançam Under Lock And Key que faz todo o sucesso da banda triplicar, os destaques ficam para as faixas: Unchain The Night, The Hunter, In My Dreams, Lightnin' Strikes Again e It's Not Love.
O Dokken entrava no páreo pela coroa de Reis do Hard Rock californiano, a banda ia subindo cada vez mais. Turnês se seguiram, a banda era elogiada pela crítica, em principal George Lynch pela técnica e velocidade. Em 1987 lançam o seu disco de maior sucesso, Back For The Attack apresentando um hit atrás do outro como, por exemplo: Kiss Of Death, Prisoner, Night By Night, Burning Like A Flame e Dream Warriors. A banda chega ao seu ápice, sendo inclusive indicado para o Grammy Awards. George Lynch caia nas graças da mídia e era aclamado como um deus da guitarra, tais exageros inflaram o ego do músico que começou a bater de frente com Don Dokken. Na turnê desse álbum saiu Beast From The East, gravado ao vivo no Japão, esse disco rendeu ao Dokken a honrosa menção de a mais potente banda de Hard Rock ao vivo, superando Motley Crue e Quiet Riot.
Logo após alcançarem todo esse sucesso a banda chegou ao fim devido aos desentendimentos entre George Lynch e Don Dokken. George Lynch montou a Lynch Mob levando junto o baterista Mick Brown, Jeff Pilson foi trabalhar com Ronnie James Dio. Don Dokken continuou em carreira solo, montando sua banda com os guitarristas John Norum (Europe) e Billy White (Watchtower), o baixista Peter Baltes (Accept) e o baterista Mikkey Dee (King Diamond, Motorhead,Scorpions) lançando em 1991 o excelente Up From The Ashes pela Geffen Records.
Ainda na década de 90 a banda tentou um retorno com Don Dokken e George Lynch fingindo ter feito as pazes, mas o resultado não foi o esperado e a banda estava chegando ao fundo do poço, Don Dokken e George Lynch chegaram a sair no braço dentro do estúdio ocasionando separação novamente. Em 1995 lançam Dysfunctional apresentando boas canções como: Nothing Left To Say, Shadows Of Life, From The Beginning e Inside Looking Out. No ano de 1997 é lançado Shadowlife, Cracks In The Ground, I Feel, Here I Stand e Hard To Believe são alguns dos destaques.
Após toda essa turbulência a banda se reformulou várias vezes, nomes como Reb Beach (Winger, Whitesnake) e John Norum (Europe) gravaram discos com a banda, sendo eles, Erase The Slate (1999) com Reb Beach contando com os sucessos: Change The World, Maddest Hatter, Shattered e One. Long Way Home (2002) com John Norum apresentando grandes canções como: Sunless Days, Everybody Needs (To Be With Someone), Magic Road e I've Found. Esses álbuns marcaram uma nova fase para o Dokken.
No ano de 2004 a banda lança Hell To Pay, com uma nova formação contando com Don Dokken (vocal), Jon Levin (guitarra), Barry Sparks (contrabaixo) e Mick Brown (bateria). The Last Goodbye, Escape, Care For You e I Surrender são alguns dos destaques. Em 2008 foi lançado Lightning Strikes Again contando com os sucessos: Standing On The Outside, Give Me A Reason, How I Miss Your Smile e Release Me.
No ano de 2010 o guitarrista George Lynch lança o álbum Orchestral Mayhem em que com maestria e virtuosismo interpreta vários sucessos da música clássica em sua guitarra.
Em 2012 a banda lançou Broken Bones, apresentando os sucessos: Empire, Best Of Me, Burning Tears e Fade Away. No ano de 2016 acontece o inesperado e uma grande surpresa para os fãs, a banda se reuniu com a formação clássica dos anos 80 para shows nos EUA e Japão preparando um DVD e um álbum ao vivo, Return To The East Live no ano de 2018, uma nova música e vídeo também saíram em Março de 2018, a música It's Another Day.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Nikki Sixx (Mötley Crüe) não gosta de ver artistas de 65 anos agindo como se tivessem 25
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound

Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


