Andre Matos: conheça a dimensão da obra do mestre

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Julio Cesar Zandomenighi, Fonte: Wikipédia
Enviar correções  |  Ver Acessos

Andre Matos foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista vendeu milhões de cópias durante a sua carreira, e em seu currículo constam regência orquestral, composição musical, habilitação em canto lírico e habilitação em piano erudito.

Angra: Rafael Bittencourt fala sobre tudo, menos música (vídeo)Como batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Andre Matos começou seus estudos musicais ainda na infância aos sete anos de idade com aulas de piano e ingressou em sua primeira banda, o Viper, aos 13 anos. Com o Viper Andre Matos gravou os álbuns Soldiers Of Sunrise em 1987, e Theatre Of Fate, em 1989. Com estes dois discos a banda teve um reconhecimento internacional, principalmente no Japão e na Europa e que resultou no lançamento dos álbuns no Japão.

Após o lançamento de Theatre Of Fate Andre decidiu deixar o Viper, pois não conseguiria conciliar a banda com seus estudos na faculdade, e com isso ocorreu sua separação da banda.

Alguns hits do Viper com Andre Matos são as músicas: Living For The Night, Wings Of The Evil, At Least a Chance, To Live Again, A Cry From The Edge e Moonlight.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Enquanto esteve na faculdade, Andre Matos conheceu Rafael Bittencourt e com ele teve a ideia de começar uma nova banda onde pudessem mesclar o Heavy Metal com a música erudita, o que mais tarde resultaria na criação da banda Angra. Ao lado de Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Luis Mariutti (contrabaixo) e Ricardo Confessori (bateria), desenvolveu uma carreira ao longo de nove anos com turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e América Latina, com mais de um milhão de cópias vendidas e que lhe deram projeção mundial, consagrando Andre Matos como um dos principais vocalistas do chamado Power Metal.

Com o Angra Andre Matos gravou os álbuns: Angels Cry (1993), Holy Land (1996) e Fireworks (1998). Sucessos como: Carry On, Time, Angels Cry, Nothing To Say, Holy Land, Make Believe, Speed e Lisbon marcaram época se tornando hits inesquecíveis.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No começo de 2000 Andre decide deixar o Angra devido a problemas com o empresário da banda. O baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori também deixam o Angra juntamente com Andre Matos e formam a banda Shaman, convidando Hugo Mariutti para ser o guitarrista.

No ano de 2001 foi lançado o álbum Virgo, projeto de Andre Matos com o guitarrista e produtor Sascha Paeth (Heavens Gate, Avantasia), um projeto mais voltado para o Rock em geral.

O Shaman lançou o seu primeiro álbum em 2002, Ritual, apresentando grandes canções como por exemplo: Fairy Tale, Here I Am, For Tomorrow, Pride, Time Will Come e Blind Spell.

No ano seguinte foi a vez do lançamento do DVD RituAlive gravado no Credicard Hall contando com algumas participações especiais de nomes como: Tobias Sammet (Edguy, Avantasia), Sascha Paeth e Andi Deris (Helloween), um DVD cuja qualidade de áudio e vídeo foi considerada acima da média.

Em 2005 o Shaman lançou o seu segundo disco, Reason, apresentando sucessos como: Turn Away, Reason, Innocence, Scarred Forever, Iron Soul, Born To Be, entre outros.

No ano de 2006, Andre e os irmãos Hugo e Luis Mariutti decidem deixar o Shaman. Após o fim da banda, Andre Matos se apresentou no festival Live N'Louder com um time de músicos que contava com Luis Mariutti, Hugo Mariutti, Andre Hernandes, Fabio Ribeiro e Rafael Rosa anunciando pouco tempo depois que estes seriam os músicos que o acompanhariam em sua nova empreitada, o inicio de sua carreira solo.

O seu primeiro álbum em carreira solo, Time To Be Free foi lançado em 2007, algumas faixas de sucesso do disco são as músicas: Rio, Remember Why, Looking Back, Rescue, A New Moonlight, Endeavour, além do cover da música Separate Ways (Worlds Apart) da banda Journey.

Em 2009 foi lançado Mentalize, o seu segundo disco em carreira solo, apresentando novamente ótimas canções como por exemplo: Leading On, Someone Else, Back To You, A Lapse In Time, entre outras.

No ano seguinte Andre Matos e o guitarrista finladês Timo Tolkki (ex-Stratovarius) anunciaram a formação do supergrupo Symfonia. No ano de 2011 lançaram o seu primeiro e único álbum, In Paradisum. O supergrupo ainda contava com Jari Kainulainen (contrabaixo, ex-Stratovarius), Mikko Harkin (Teclado, ex-Sonata Arctica) e Uli Kush (bateria, ex-Helloween, Gamma Ray, Masterplan). Músicas como: Come By The Hills, Santiago, Alayna, Rhapsody In Black e Don't Let Me Go se tornaram sucessos garantidos do supergrupo.

No dia 22 de Agosto de 2012 foi lançado mundialmente o terceiro álbum de estúdio de Andre Matos, The Turn Of The Lights, contando com sucessos como: Gaza, Stop!, On Your Own, Unreplaceable, Light-Years, Sometimes, entre outros.

No dia 25 de Maio de 2018, sua banda Shaman anunciou sua volta com a formação clássica em São Paulo, na casa de shows Audio. No dia 2 de Junho de 2019, a banda se apresentou no Espaço das Américas em São Paulo, em conjunto com a banda Avantasia, como banda de abertura, esse seria o último concerto de André Matos em vida.

Em 8 de Junho de 2019, Andre Matos faleceu aos 47 anos de idade vítima de um infarto.

Liberty, Letting Go, The Turn Of The Lights, Shift The Night Away e Time To Be Free são alguns dos vários sucessos do artista.

Fontes: Wikipédia: Andre Matos Biografia, Angra Biografia, Shaman Biografia, Virgo, Symfonia Biografia.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Andre Matos"Todas as matérias sobre "Shaman"Todas as matérias sobre "Angra"


Angra: Rafael Bittencourt fala sobre tudo, menos música (vídeo)Angra
Rafael Bittencourt fala sobre tudo, menos música (vídeo)

Kiko Loureiro: músico está vendendo mais de 80 guitarras, pedais e amplificadoresKiko Loureiro
Músico está vendendo mais de 80 guitarras, pedais e amplificadores

Angra: veja Felipe Andreoli tocando One do MetallicaAngra
Veja Felipe Andreoli tocando "One" do Metallica

Andre Matos: ele estava fazendo projeto de baladas com Robertinho de RecifeAndre Matos
Ele estava fazendo projeto de baladas com Robertinho de Recife

Collectors Room: os 50 melhores discos do metal brasileiroCollectors Room
Os 50 melhores discos do metal brasileiro

Kiko Loureiro: Cospe Fogo de Tanguinha no Histórias das Antigas (vídeo)Kiko Loureiro
Cospe Fogo de Tanguinha no "Histórias das Antigas" (vídeo)

Angra: Banda retoma os trabalhos com lançamento de lyric vídeo para War HornsAngra
Banda retoma os trabalhos com lançamento de lyric vídeo para "War Horns"

Virgo: uma das melhores fases do Maestro Andre Matos

Angra: Rafael confirma composição de novo álbum em 2020 (vídeo)Angra
Rafael confirma composição de novo álbum em 2020 (vídeo)

Luís Kalil e Rafael Bittencourt: Um encontro de gerações

Angra: Uma interpretação do Rebirth de trás para frenteAngra
Uma interpretação do Rebirth de trás para frente

Angra: Ricardo Confessori fala sobre a música Nothing to SayAngra
Ricardo Confessori fala sobre a música "Nothing to Say"


Como batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidosComo batizar a criança
Os nomes de bandas mais estúpidos

Nightwish: Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãsNightwish
Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãs


Sobre Julio Cesar Zandomenighi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280