Andre Matos: conheça a dimensão da obra do mestre
Por Julio Cesar Zandomenighi
Fonte: Wikipédia
Postado em 16 de fevereiro de 2020
Andre Matos foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista vendeu milhões de cópias durante a sua carreira, e em seu currículo constam regência orquestral, composição musical, habilitação em canto lírico e habilitação em piano erudito.
Andre Matos começou seus estudos musicais ainda na infância aos sete anos de idade com aulas de piano e ingressou em sua primeira banda, o Viper, aos 13 anos. Com o Viper Andre Matos gravou os álbuns Soldiers Of Sunrise em 1987, e Theatre Of Fate, em 1989. Com estes dois discos a banda teve um reconhecimento internacional, principalmente no Japão e na Europa e que resultou no lançamento dos álbuns no Japão.
Após o lançamento de Theatre Of Fate Andre decidiu deixar o Viper, pois não conseguiria conciliar a banda com seus estudos na faculdade, e com isso ocorreu sua separação da banda.
Alguns hits do Viper com Andre Matos são as músicas: Living For The Night, Wings Of The Evil, At Least a Chance, To Live Again, A Cry From The Edge e Moonlight.
Enquanto esteve na faculdade, Andre Matos conheceu Rafael Bittencourt e com ele teve a ideia de começar uma nova banda onde pudessem mesclar o Heavy Metal com a música erudita, o que mais tarde resultaria na criação da banda Angra. Ao lado de Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Luis Mariutti (contrabaixo) e Ricardo Confessori (bateria), desenvolveu uma carreira ao longo de nove anos com turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e América Latina, com mais de um milhão de cópias vendidas e que lhe deram projeção mundial, consagrando Andre Matos como um dos principais vocalistas do chamado Power Metal.
Com o Angra Andre Matos gravou os álbuns: Angels Cry (1993), Holy Land (1996) e Fireworks (1998). Sucessos como: Carry On, Time, Angels Cry, Nothing To Say, Holy Land, Make Believe, Speed e Lisbon marcaram época se tornando hits inesquecíveis.
No começo de 2000 Andre decide deixar o Angra devido a problemas com o empresário da banda. O baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori também deixam o Angra juntamente com Andre Matos e formam a banda Shaman, convidando Hugo Mariutti para ser o guitarrista.
No ano de 2001 foi lançado o álbum Virgo, projeto de Andre Matos com o guitarrista e produtor Sascha Paeth (Heavens Gate, Avantasia), um projeto mais voltado para o Rock em geral.
O Shaman lançou o seu primeiro álbum em 2002, Ritual, apresentando grandes canções como por exemplo: Fairy Tale, Here I Am, For Tomorrow, Pride, Time Will Come e Blind Spell.
No ano seguinte foi a vez do lançamento do DVD RituAlive gravado no Credicard Hall contando com algumas participações especiais de nomes como: Tobias Sammet (Edguy, Avantasia), Sascha Paeth e Andi Deris (Helloween), um DVD cuja qualidade de áudio e vídeo foi considerada acima da média.
Em 2005 o Shaman lançou o seu segundo disco, Reason, apresentando sucessos como: Turn Away, Reason, Innocence, Scarred Forever, Iron Soul, Born To Be, entre outros.
No ano de 2006, Andre e os irmãos Hugo e Luis Mariutti decidem deixar o Shaman. Após o fim da banda, Andre Matos se apresentou no festival Live N´Louder com um time de músicos que contava com Luis Mariutti, Hugo Mariutti, Andre Hernandes, Fabio Ribeiro e Rafael Rosa anunciando pouco tempo depois que estes seriam os músicos que o acompanhariam em sua nova empreitada, o inicio de sua carreira solo.
O seu primeiro álbum em carreira solo, Time To Be Free foi lançado em 2007, algumas faixas de sucesso do disco são as músicas: Rio, Remember Why, Looking Back, Rescue, A New Moonlight, Endeavour, além do cover da música Separate Ways (Worlds Apart) da banda Journey.
Em 2009 foi lançado Mentalize, o seu segundo disco em carreira solo, apresentando novamente ótimas canções como por exemplo: Leading On, Someone Else, Back To You, A Lapse In Time, entre outras.
No ano seguinte Andre Matos e o guitarrista finladês Timo Tolkki (ex-Stratovarius) anunciaram a formação do supergrupo Symfonia. No ano de 2011 lançaram o seu primeiro e único álbum, In Paradisum. O supergrupo ainda contava com Jari Kainulainen (contrabaixo, ex-Stratovarius), Mikko Harkin (Teclado, ex-Sonata Arctica) e Uli Kush (bateria, ex-Helloween, Gamma Ray, Masterplan). Músicas como: Come By The Hills, Santiago, Alayna, Rhapsody In Black e Don´t Let Me Go se tornaram sucessos garantidos do supergrupo.
No dia 22 de Agosto de 2012 foi lançado mundialmente o terceiro álbum de estúdio de Andre Matos, The Turn Of The Lights, contando com sucessos como: Gaza, Stop!, On Your Own, Unreplaceable, Light-Years, Sometimes, entre outros.
No dia 25 de Maio de 2018, sua banda Shaman anunciou sua volta com a formação clássica em São Paulo, na casa de shows Audio. No dia 2 de Junho de 2019, a banda se apresentou no Espaço das Américas em São Paulo, em conjunto com a banda Avantasia, como banda de abertura, esse seria o último concerto de André Matos em vida.
Em 8 de Junho de 2019, Andre Matos faleceu aos 47 anos de idade vítima de um infarto.
Liberty, Letting Go, The Turn Of The Lights, Shift The Night Away e Time To Be Free são alguns dos vários sucessos do artista.
Fontes: Wikipédia: Andre Matos Biografia, Angra Biografia, Shaman Biografia, Virgo, Symfonia Biografia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps