Andre Matos: conheça a dimensão da obra do mestre
Por Julio Cesar Zandomenighi
Fonte: Wikipédia
Postado em 16 de fevereiro de 2020
Andre Matos foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista vendeu milhões de cópias durante a sua carreira, e em seu currículo constam regência orquestral, composição musical, habilitação em canto lírico e habilitação em piano erudito.
Andre Matos começou seus estudos musicais ainda na infância aos sete anos de idade com aulas de piano e ingressou em sua primeira banda, o Viper, aos 13 anos. Com o Viper Andre Matos gravou os álbuns Soldiers Of Sunrise em 1987, e Theatre Of Fate, em 1989. Com estes dois discos a banda teve um reconhecimento internacional, principalmente no Japão e na Europa e que resultou no lançamento dos álbuns no Japão.
Após o lançamento de Theatre Of Fate Andre decidiu deixar o Viper, pois não conseguiria conciliar a banda com seus estudos na faculdade, e com isso ocorreu sua separação da banda.
Alguns hits do Viper com Andre Matos são as músicas: Living For The Night, Wings Of The Evil, At Least a Chance, To Live Again, A Cry From The Edge e Moonlight.
Enquanto esteve na faculdade, Andre Matos conheceu Rafael Bittencourt e com ele teve a ideia de começar uma nova banda onde pudessem mesclar o Heavy Metal com a música erudita, o que mais tarde resultaria na criação da banda Angra. Ao lado de Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Luis Mariutti (contrabaixo) e Ricardo Confessori (bateria), desenvolveu uma carreira ao longo de nove anos com turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e América Latina, com mais de um milhão de cópias vendidas e que lhe deram projeção mundial, consagrando Andre Matos como um dos principais vocalistas do chamado Power Metal.
Com o Angra Andre Matos gravou os álbuns: Angels Cry (1993), Holy Land (1996) e Fireworks (1998). Sucessos como: Carry On, Time, Angels Cry, Nothing To Say, Holy Land, Make Believe, Speed e Lisbon marcaram época se tornando hits inesquecíveis.
No começo de 2000 Andre decide deixar o Angra devido a problemas com o empresário da banda. O baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori também deixam o Angra juntamente com Andre Matos e formam a banda Shaman, convidando Hugo Mariutti para ser o guitarrista.
No ano de 2001 foi lançado o álbum Virgo, projeto de Andre Matos com o guitarrista e produtor Sascha Paeth (Heavens Gate, Avantasia), um projeto mais voltado para o Rock em geral.
O Shaman lançou o seu primeiro álbum em 2002, Ritual, apresentando grandes canções como por exemplo: Fairy Tale, Here I Am, For Tomorrow, Pride, Time Will Come e Blind Spell.
No ano seguinte foi a vez do lançamento do DVD RituAlive gravado no Credicard Hall contando com algumas participações especiais de nomes como: Tobias Sammet (Edguy, Avantasia), Sascha Paeth e Andi Deris (Helloween), um DVD cuja qualidade de áudio e vídeo foi considerada acima da média.
Em 2005 o Shaman lançou o seu segundo disco, Reason, apresentando sucessos como: Turn Away, Reason, Innocence, Scarred Forever, Iron Soul, Born To Be, entre outros.
No ano de 2006, Andre e os irmãos Hugo e Luis Mariutti decidem deixar o Shaman. Após o fim da banda, Andre Matos se apresentou no festival Live N´Louder com um time de músicos que contava com Luis Mariutti, Hugo Mariutti, Andre Hernandes, Fabio Ribeiro e Rafael Rosa anunciando pouco tempo depois que estes seriam os músicos que o acompanhariam em sua nova empreitada, o inicio de sua carreira solo.
O seu primeiro álbum em carreira solo, Time To Be Free foi lançado em 2007, algumas faixas de sucesso do disco são as músicas: Rio, Remember Why, Looking Back, Rescue, A New Moonlight, Endeavour, além do cover da música Separate Ways (Worlds Apart) da banda Journey.
Em 2009 foi lançado Mentalize, o seu segundo disco em carreira solo, apresentando novamente ótimas canções como por exemplo: Leading On, Someone Else, Back To You, A Lapse In Time, entre outras.
No ano seguinte Andre Matos e o guitarrista finladês Timo Tolkki (ex-Stratovarius) anunciaram a formação do supergrupo Symfonia. No ano de 2011 lançaram o seu primeiro e único álbum, In Paradisum. O supergrupo ainda contava com Jari Kainulainen (contrabaixo, ex-Stratovarius), Mikko Harkin (Teclado, ex-Sonata Arctica) e Uli Kush (bateria, ex-Helloween, Gamma Ray, Masterplan). Músicas como: Come By The Hills, Santiago, Alayna, Rhapsody In Black e Don´t Let Me Go se tornaram sucessos garantidos do supergrupo.
No dia 22 de Agosto de 2012 foi lançado mundialmente o terceiro álbum de estúdio de Andre Matos, The Turn Of The Lights, contando com sucessos como: Gaza, Stop!, On Your Own, Unreplaceable, Light-Years, Sometimes, entre outros.
No dia 25 de Maio de 2018, sua banda Shaman anunciou sua volta com a formação clássica em São Paulo, na casa de shows Audio. No dia 2 de Junho de 2019, a banda se apresentou no Espaço das Américas em São Paulo, em conjunto com a banda Avantasia, como banda de abertura, esse seria o último concerto de André Matos em vida.
Em 8 de Junho de 2019, Andre Matos faleceu aos 47 anos de idade vítima de um infarto.
Liberty, Letting Go, The Turn Of The Lights, Shift The Night Away e Time To Be Free são alguns dos vários sucessos do artista.
Fontes: Wikipédia: Andre Matos Biografia, Angra Biografia, Shaman Biografia, Virgo, Symfonia Biografia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior


All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Bruce Dickinson aponta a característica que havia em comum entre Andre Matos e Chris Cornell
Fabio Lione diz que convidou Andre Matos para shows com o Angra: "Ele deu uma condição"
Como ofensas sobre Andre Matos fizeram Hugo Mariutti pensar em encerrar carreira
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


