Cacophony: A banda de Marty Friedman e Jason Becker
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteriltipo
Postado em 11 de maio de 2019
Banda formada em 1986 pelos guitarristas Marty Friedman e Jason Becker. O estilo musical pode ser chamado de metal neo-clássico ou simplesmente speed metal, sendo que o diferencial do grupo são as harmonias rápidas, elaboradas e tecnicamente desafiadoras. Para a tristeza de muitos, o grupo se separou em 1989, após lançar apenas dois discos.
Seu primeiro álbum, Speed Metal Symphony (1987), mais orientado para o heavy metal, fundiu estilos clássicos com a preferência de Friedman por escalas exóticas (algumas óbvias como na música "The Ninja"). Este álbum apresenta músicas muito rápidas, cheias de melódica e de uma técnica quase absurda. A produção do álbum deixa muito a desejar. É evidente que foi gravado com um baixo orçamento. Não chega a arruinar o trabalho, mas o reverb que é aparente em todos os instrumentos acaba ficando muito aparente e se torna irritante em certos momentos. A formação que gravou este dísco foi composta por Marty Friedman (guitarra), Jason Becker (guitarra), Peter Marrino (vocais) e Atma Anur (bateria).
O segundo lançamento Go Off! (1989) aprofundou e melhorou o trampo realizado no disco anterior. No entanto é menos rápido, mas ainda exibia o virtuosismo (exagerado) da dupla de guitarristas. Além de Becker, Friedman e Marrino, contou com um novo baixista, Jimmy O'Shea, e um novo baterista, Deen Castronovo, no entanto quem aparece na contracapa é Kenny Stavropoulos. A despeito da formação do estúdio, para as turnês a banda contou com o vocalista Dan Bryant (Hexx). Neste disco, o fraseado de guitarras é mais técnico e a harmonização das linhas gerais é diferente das harmonias comumente usadas por bandas como Judas Priest e Iron Maiden. Em algus momentos, lembra coisas já produzidas pelo Megadeth.
Embora o segundo álbum tenha sido um fracasso comercial, ele arregimentou uma legião de fãs para a banda que, infelizmente teve seu fim decretado pelo rompimento dos seus fundadores. Então, Jason Becker partiu para a banda de David Lee Roth e Marty Friedman. para o Megadeth. Sem tomar partido por quaisquer dos músicos, Friedman foi mais feliz pelo tempo em que esteve vinculado à banda de David Mustaine e em sua carreira solo, enquanto Becker deixou a banda de Roth devido à esclerose lateral amiotrófica, doença com a qual luta até hoje e, tendo, a despeito de todas as dificuldades, gravado diversos álbuns. O último, lançado em 2018, conta com a participação de convidados especialíssimos.
Considerando as circunstâncias e o momento em que foram produzidos, pode-se dizer que ambos os álbuns são bons. O fato é que havia pressão por parte da gravadora para que os ainda jovens e talentosos guitarristas entregassem algo "genial" apesar dos baixos orçamentos para tanto. O mais provável é que os empresários não tenham embolsado a grana que esperavam e cessaram os investimentos na banda. Mas isso é meramente especulativo e não deve ser levado em conta. De resto, a história dos músicos é riquíssima e muito mais para ser lido e aprendido. Aprofunde-se e nos ajude a melhorar deixando seu feedback.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan

Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


