Led Zeppelin: o estilo Bonham de tocar bateria.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Oliveira Andrade
Enviar correções  |  Ver Acessos

No final da década de 60, quatro músicos incríveis iniciaram uma dinastia na história do rock. O som cheio de veneno e de letras absurdas interpretadas pela voz icônica de ROBERT PLANT foram um marco no cenário musical de boa parte dos anos 70. Claro que cada membro do LED ZEPPELIN merece um destaque especial, mas aqui iremos desfolhar um pouco do estilo arrebatador de JOHN BONHAM, nome fundamental para a identidade da banda e aquele, que para muitos, é o maior baterista de todos os tempos.

Covers inusitados: COB tocando Britney? Shakira tocando ACDC?Metallica: a habilidade com as baquetas de James Hetfield

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Bonzo" (como também era conhecido), teve momentos de destaque com musicas solo na discografia e nos shows do grupo. As músicas "Moby Dick" (por vezes conhecida como "Over The Top") e "Bonzo's Montreux" são bons exemplos de categoria e técnicas de percussão. Seja em estúdio ou ao vivo, o baterista extraía o melhor de sí em performances cheias de precisão.

Talvez o maior segredo de sua presença nas músicas seja o fato de procurar acompanhar principalmente a guitarra ao invés do baixo (como poucos bateristas fazem), trazendo a agressividade que é necessária em boa parte das composições. Em alguns casos, a bateria serve de introdução em músicas como "Good Times, Bad Times" e "Rock And Roll", assimiladas facilmente nas primeiras batidas pelos fãs. O ritmo das baquetas abandona um pouco Jimmy Page nos casos de "Stairway To Heaven", "Kashmir" e "Since I've Been Loving You", mas o feeling de BONHAM permanece lá.

Sua noção musical encheu os olhos de diversos fãs de bateria ao redor do mundo, que vêem como um verdadeiro desafio tocar as criações mais absurdas do cara. Sendo assim, inspiração para vários, o baterista teve como um grande inspirador o mestre Buddy Rich, músico de jazz na época do swing, que até hoje é símbolo de ápice definitivo no instrumento e emprestou sua velocidade característica a ele.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Certo é que JOHN BONHAM poderia ter carimbado o som do LED ZEPPELIN por mais tempo, mas infelizmente veio a falecer com apenas 32 anos de idade em 25 de setembro de 1980 ao inalar o próprio vômito enquanto dormia embriagado. Os membros remanescentes decidiram encerrar as atividades da banda alegando ser impossível continuar sem ele, desde então os apaixonados pelo estilo ficaram como órfãos vendo uma dinastia acabar precocemente, mas deixando um legado rico o bastante para manter a chama do rock ainda acesa.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"


Jimmy Page: relembrando quando subiu ao palco com Jaco Pastorius e Chris Slade (AC/DC)Jimmy Page
Relembrando quando subiu ao palco com Jaco Pastorius e Chris Slade (AC/DC)

Solos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NMESolos de guitarra
Lista dos 50 melhores segundo a NME


Covers inusitados: COB tocando Britney? Shakira tocando ACDC?Covers inusitados
COB tocando Britney? Shakira tocando ACDC?

Metallica: a habilidade com as baquetas de James HetfieldMetallica
A habilidade com as baquetas de James Hetfield


Sobre Ricardo Oliveira Andrade

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280