The Rolling Stones: Brian Jones, o turista dos Stones
Por Felipoud Tramparia
Fonte: Rolling Stones - Alan Clayson
Postado em 29 de janeiro de 2018
O vocalista MICK JAGGER e o guitarrista KEITH RICHARDS estavam de saco com cheio com as ausências do multi-instrumentista BRIAN JONES nos estúdios.
Rolling Stones - Mais Novidades
Durante a gravação do álbum Let It Bleed, BRIAN apareceu raríssimas vezes para os ensaios e, quando fazia-se presente, estava à base de químicos que o deixavam louco, fora de si e inapto para contribuir com a banda.
No trecho retirado do livro THE ROLLING STONES - Gravações Comentadas & Discografia Completa, do autor Alan Clayson, o fundador dos STONES, Brian Jones, enfurecia os companheiros ao agir como um turista drogado, que não tinha limites e alimentava-se de substâncias ilícitas e ansiolíticas, crente de que estava em pleno estado consciencial.
Além do caso Jones-Anita Pallenberg-Richards ter aniquilado quaisquer pretensões de considerar os ROLLING STONES uma irmandade de cinco homens, BRIAN JONES, que parecia estar perpetuamente chapado, foi ficando cada vez mais taciturno à medida que era empurrado cada vez com mais força para a condição de coadjuvante por MICK JAGGER e KEITH RICHARDS.
KEITH era "o responsável pelas sessões de gravação, de certa forma; pelo menos indiretamente", de acordo com Ian Stewart. "Ele não entra no estúdio e diz: 'Certo! Vai ser assim e assado'.
Ele simplesmente começa a tocar alguma coisa e a maioria entra na onda para acompanhá-lo. Em geral KEITH decide como será o arranjo de cada faixa."
A essa altura, os Stones já estavam se acostumando à vida sem BRIAN, que dava o ar da graça na sessões de gravação apenas se o despertar de sonhos induzidos por tranquilizantes coincidisse com a lembrança de uma data de gravação de Let It Bleed, resultado de centenas de horas de trabalho (a maior parte nos Olympic Studios, em Londres) ao longo de um ano.
"Ele aparecia quando estava a fim", lembrou Jimmy Miller. "Uma noite BRIAN veio depois de ficar sumido outras quatro.
Ele trazia um sitar, e nós estávamos trabalhando em um blues.
Não havia jeito de uma cítara indiana se encaixar naquilo, mas fiquei feliz por ele ter aparecido.
Já MICK e KEITH vieram me dizer: 'Diga para ele dar o fora. Há dias que ele não aparece'. Eu respondi: 'É, mas o cara têm problemas.
Vocês não acham que temos a responsabilidade de incentivá-lo a aparecer, em vez de falar para ele cair fora justo quando vem?'
Ao que eles responderam: 'Você é novo aqui. Nós já estamos lidando com as maluquices de BRIAN há dois anos'.
Essa matéria faz parte da categoria Trecharias BioRockers no Portalblog Misterial.
Faixa 5: Not Fade Away | Álbum: THE ROLLING STONES (1964) | THE ROLLING STONES | Gravadora: Decca Records
Faixa 1: Paint Black | Álbum: Aftermath (1966) | Live 1966 | The Rolling Stones | Gravadora: London Records e ABKCO Records.
Faixa 4: Time Is On My Side | Álbum: 12 X 5 (1964) | Live with Brian Jones | THE ROLLING STONES | Gravadora: London Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"


Os álbuns dos Rolling Stones que Mick Jagger detesta: "Nem na época eu achei bom"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
As duas lendas do rock contracultural que Keith Richards considera "músicos puros"
A maior cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards; "não tem só a ver com cantar"
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
A melhor cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones
O lendário guitarrista que Jimmy Page considera como seu igual: "Paralelo a mim"
Quando Frank Zappa se rendeu ao rock britânico por causa de uma linha de baixo
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


