Van Halen: Não seja doidão, garanta seu ganha pão
Por Felipoud Tramparia
Fonte: Van Halen - Greg Renoff
Postado em 02 de janeiro de 2018
No início da década de 1970, os irmãos Alex e Eddie Van Halen ganhavam espaço na cena musical da cidade californiana de Pasadena.
Com Alex na bateria, Eddie na guitarra e vocais e Mark Stone no baixo, formaram a banda Mammoth.
Esse jovem power trio conquistava novos fãs a cada mini-show, e os covers na guitarra eram perfeitamente tocados por Eddie, que não economizava notas, tirando um som idêntico às músicas originais.
Clássicos como "Fairies Wear Boots" e "Paranoid" do Black Sabbath, "See Me, Feel Me, Touch Me" e "My Generation" do The Who e "White Room", "Politician" do Cream faziam parte do repertório.
O grupo era ingrediente indispensável em agitos de festas colegiais, churrascos e bailes locais.
O estudo diário do guitarrista refletia diretamente na tocabilidade, o que resultava em covers com qualidade acima da média e desenvoltura nas apresentações.
Inclusive, nessa época Eddie ainda não pirava o cabeçote com a galera, recusava os convites e partia sozinho direto para casa, só pensando em praticar sua guitarra no quarto.
O trecho a seguir foi retirado do livro A Ascensão do VAN HALEN, do autor Greg Renoff.
"Apesar da reputação da banda (Mammoth), Edward se recusava a se deitar sobre os louros. O adolescente introvertido praticava sem parar e recusava quase todos os convites sociais para fazer isso.
Taylor Freeland diz: "Edward era um cara muito legal e centrado. Ele não era festeiro. Aquela era a época da experimentação das drogas, então as pessoas saíam da escola pra ir a uma festa na casa de alguém.
Nós fazíamos planos e convidávamos: 'Ei, Edward, vem com a gente'. Ele dizia: 'Não, eu tenho de ir pra cassa ensaiar, cara'.
Faixa 1: Mean Street | Álbum: Fair Warning (1981) | Van Halen
Ainda hoje eu consigo ouvi-lo dizendo isso. Eram suas famosas palavras, e isso era tudo o que ele fazia. Ele é aquele caso clássico do cara que gostava de fazer alguma coisa.
Eles tinham uma missão', explica.
George Courville, que depois passou a arrumar os amplificadores de Edward, concorda e acrescenta: "Ed nunca gostou de maconha, porque esquecia os licks e as letras das músicas.
Ele bebia umas cervejas, mas nunca a caixa toda. Ed ficava em casa e não saía do quarto. Muitos acham que a técnica de Ed era natural. Não, ele ensaiava pra burro. Nós o deixávamos sentado na beira da cama. Voltávamos quatro ou cinco horas depois e ele continuava no mesmo lugar ainda tocando".
Faixa 4: Ain't Talk About Love | Álbum: Van Halen (1978) | Van Halen
A namorada de Eddie na época, Whitaker, lembra que ele até levava a guitarra quando ia pra casa dela: "Ele sempre praticava na casa dos meus pais. Todo dia ele deixava a guitarra lá. Ele a deixava enquanto estava na escola. Ele sempre tocava pra mim 'Can't Find My Way Home' do Blind Faith, porque eu adorava".
Além de praticar, Edward estava sempre aprendendo músicas novas. Em uma época antes dos livros com tablaturas e tutorais de guitarra no Youtube, o ouvido incrível de Edward lhe dava a habilidade de ouvir uma música uma vez e começar a tocar junto.
Michael McCarthy, que cresceu em Pasadena, conta: "Eu já tinha visto o Eddie tocar no Hamilton Park, mas não o conhecia.
Eddie tinha uns 16 anos na época. Mas meu amigo disse que eu tinha de me tornar um guitarrista melhor antes de ser apresentado ao Eddie.
Então, eu pratiquei oito horas por dia e daí meu amigo me disse: 'Certo, podemos ir'. Nós chegamos lá e Eddie e Alex estavam dividindo essa sala minúscula.
O lugar cheirava a amplificador, pois havia um cabeçote e um gabinete Marshall ocupando metade da sala. Tinha uma foto do Ginger Baker em uma parede e do Eric Clapton na outra.
Faixa 7: Take Your Whiskey Home | Álbum: Women And Children First (1980) | Van Halen 4.
Eddie colocou o Fragile do Yes em uma pequena vitrola barata Silvertone. O motor estava exposto e parecia que Eddie tinha aberto para consertar.
Ele começou a tocar com 'Roundabout' nota por nota e depois acompanhou o disco inteiro, sem errar. Isso realmente me deixou pasmo, porque não era uma coisa fácil de tocar. Ele tinha um ouvido incrível".
Essa matéria faz parte da categoria Trecharias BioRockers no Portalblog Misterial.
Comente: Qual foi o segredo do sucesso arrasador do Van Halen?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"



Guitarrista do Jesus and Mary Chain detona Eddie Van Halen: "Arruinou a guitarra rock"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
O que os Kinks acharam da versão do Van Halen para "You Really Got Me"
Steve Lukather dá mais detalhes de material inédito de Eddie Van Halen
Ritchie Blackmore aponta os três melhores guitarristas de todos os tempos
Porque Eddie não queria que o Van Halen se envolvesse com o heavy metal
O popstar que semeou discórdia no Van Halen graças à genialidade de Eddie
TVs destruídas, formigas aspiradas, hotéis em chamas: as extravagâncias absurdas dos rockstars
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


