Circus Maximus: nem só de black metal vive a Noruega
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteril Tipo
Postado em 24 de agosto de 2017
Circus Maximus é uma banda de metal progressivo originária de Oslo, Noruega. Seu som assemelha-se ao de bandas como A.C.T, Evergrey, Queensryche, Symphony X e Dream Theater, entre outras. Começaram como uma banda cover, mas depois de duas demos muito bem produzidas assinaram com um o selo americano especializado em heavy metal, Sensory Records, que deu suporte para o lançamentos de um disco completo.
O seu álbum de estreia, chamado The 1st Chapter, foi lançado em maio de 2005, mixado em diversos estúdios na Noruega e na Dinamarca pelo produtor Tommy Hansen (Helloween, Pretty Maids, Wuthering Heights). Em novembro de 2005, o membro-fundador Espen Storø decidiu deixar a banda por razões pessoais e foi substituído no início de 2006 por Lasse Finbråten (ex-membro da banda norueguesa Tritonus). Disco bastante maduro para um "primeiro álbum", com excelentes composições e uma boa dose de aproach!
Isolate, o segundo disco, e o favorito deste que vos escreve, mostra uma banda completamente amadurecida mostrando não apenas técnica apurada, mas trazendo composições complexas e cheias de nuances. Destaque para o vocalista Michael Eriksen, que além de haver encontrado um belo timbre vocal, interpreta as canções belissimamente. De um modo geral, todos na banda são exímios instrumentistas e juntos fizeram um disco que poderá se tornar clássico, um dia.
"Muito aconteceu em nossas vidas pessoais nos últimos anos", explica o baterista Truls Haugen. "Três de nós tivemos filhos, além disso, também tivemos vários solavancos na estrada com a produção. Portanto, não foi exatamente somente alegria, mas é ótimo finalmente haver feito um grande álbum, e depois de todo esse tempo, estar pronto para libertar nosso novo monstro! Para este novo disco, a banda apresenta o melhor de dois mundos - oferecendo os momentos mais melódicos e ao mesmo tempo mais pesados de seu repertório, com a classe e a maturidade que é realmente de outro mundo. "A maioria do material no novo registro foi escrito por Mats Haugen e ele levou a música a uma abordagem mais simples e acessível, mas manteve os elementos progressivos e o "núcleo" disto que é o Circus Maximus", diz Truls Haugen. "Na verdade, somos mais melódicos e pesados neste novo disco do que nunca".
O quarto álbum de estúdio mostra que o tempo tem o poder de redefinir todos os nossos referenciais, sejam eles quais forem, em função de nossos objetivos, que também estão sujeitos à mudanças. Havoc mostra a banda literalmente mais acessível e menos robusta quanto as suas marcas principais: a complexidade das composições (componente que melhor emprestava à banda características do progressivo) e o vocal (que a despeito de toda a sua capacidade de alcance, se mostra mais brando). Não que seja um disco ruim, é que parece mesmo se orientar para a abertura de público.]
"Em 6 de fevereiro de 2016, o Circus Maximus comemorou o lançamento de seu quarto álbum de estúdio, Havoc, com um show esgotado no Rockefeller em Oslo, com uma impressionante produção ao vivo que envolveu pirotecnia e uma enorme plataforma de iluminação. A banda queria fazer deste show uma das performances mais memoráveis da história do Circus Maximus e depois compartilhar essa noite com o mundo. Então, foi decidido capturar a noite inteira com várias câmeras de alta definição para um lançamento em Blu-Ray e DVD, além do tradicional CD. O resultado chama-se Havoc In Oslo."
Como o disco Ao Vivo foi inspirado na performance ocorrida no Japão pouco antes, e como não foi disponibilizado o vídeo Havoc In Oslo no YouTube, deixo-os com o belo vídeo de Live In Japan, que poder ser conferida abaixo.
Referências:
Facebook Official, YouTube Official, Wikipedia, Brave Words.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Vocalista do Nevermore fala sobre influência de Warrel Dane e recepção dos fãs
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Ex-vocalista do Slipknot revela se considera "Mate. Feed. Kill. Repeat." um disco ou demo
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Brent Hinds odiava entrevistas, revistas e fumaça de cigarro
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Lacrimosa em seu primeiro show com Orquestra
O megahit de 1973 que Rod Stewart levou 25 anos para gostar: "Você deveria cantar isso"
A outra banda clássica do Rock que Pete Townshend abomina, além do Led Zeppelin
O clássico dos anos 80 que é uma das músicas mais pesadas da história, segundo Scott Ian
Lynyrd Skynyrd: polêmica envolvendo a bandeira confederada

A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



