The Galaxies: psicodelia de garagem brasuca dos anos 60

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Roberto Rillo Bíscaro, Fonte: Wikipedia
Enviar correções  |  Comentários  | 

The Galaxies foi uma banda de rock psicodélico formada na capital paulista por volta de 1967.

5000 acessosLoudwire: as 10 melhores músicas do Nirvana5000 acessosContra Costa Times: Os 25 melhores guitarristas da Bay Area

Em 2016, o único álbum lançado pelo grupo (The Galaxies, 1968) foi mencionado no livro "Lindo Sonho Delirante – 100 Discos Psicodélicos do Brasil", do jornalista, pesquisador e colecionador de LPs, Bento Araújo.

Conforme a revista do rock Senhor F, "as primeiras manifestações psicodélicas no Brasil ocorreram em São Paulo, por meio de grupos como The Beatniks, Os Baobás e The Galaxies, que introduziram em seus repertórios clássicos do gênero produzido nos Estados Unidos, especialmente."

Foi neste contexto que o The Galaxies surgiu no circuito do rock de garagem paulista, mas com uma formação singular: os brasileiros Zeca de Aquino (bateria), Alcindo Maciel (baixo), a americana Jocelyn Anne Odams (vocal e maracas) e o inglês David Charles Odams (guitarra e vocal).

Ao contrário dos demais grupos da Jovem Guarda, que faziam “versões” com letras em português (e que muitas vezes pareciam uma piada), o inglês era a língua original do The Galaxies. E enquanto o repertório de covers das demais bandas contemporâneas ficava centrada quase que apenas na fase inicial dos Beatles e Rolling Stones, o quarteto estava muito mais sintonizado com o que andava rolando no rock mundial na época.

Em 1968 eles lançaram o único álbum da banda, intitulado "The Galaxies". Com poucas cópias prensadas, o disco acabou se tornando um dos mais raros do rock brasileiro, sendo procurado por colecionadores de psicodelia sessentista em todo o mundo.

Um ano após o lançamento do álbum, David e Jocelyn resolveram se casar e se mandaram para os Estados Unidos naquele mesmo ano, encerrando as atividades do grupo.

No final dos anos 90 e início dos 2000, em matérias publicadas pela revista Senhor F, a banda foi retirada da obscuridade.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "The Galaxies"

LoudwireLoudwire
As 10 melhores músicas do Nirvana

GuitarristasGuitarristas
Jornal elege os 25 melhores guitarristas da Bay Area

Dave MustaineDave Mustaine
Maroon 5 o deixou boquiaberto

5000 acessosPolêmica: as músicas mais controversas da história do Rock5000 acessosMotorhead: perguntas dos fãs respondidas por Lemmy5000 acessosNew York Times: os 100 melhores covers de todos os tempos5000 acessosNa teoria: e se Bruce defendesse Ozzy em questão judicial?3682 acessosEm foto: Andre Matos agradece a influência de Rob Halford5000 acessosAlice Cooper: "Ke$ha é a versão feminina de Robert Plant"

Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.

Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online