The Galaxies: psicodelia de garagem brasuca dos anos 60
Por Roberto Rillo Bíscaro
Fonte: Wikipedia
Postado em 15 de junho de 2017
The Galaxies foi uma banda de rock psicodélico formada na capital paulista por volta de 1967.
Em 2016, o único álbum lançado pelo grupo (The Galaxies, 1968) foi mencionado no livro "Lindo Sonho Delirante – 100 Discos Psicodélicos do Brasil", do jornalista, pesquisador e colecionador de LPs, Bento Araújo.
Conforme a revista do rock Senhor F, "as primeiras manifestações psicodélicas no Brasil ocorreram em São Paulo, por meio de grupos como The Beatniks, Os Baobás e The Galaxies, que introduziram em seus repertórios clássicos do gênero produzido nos Estados Unidos, especialmente."
Foi neste contexto que o The Galaxies surgiu no circuito do rock de garagem paulista, mas com uma formação singular: os brasileiros Zeca de Aquino (bateria), Alcindo Maciel (baixo), a americana Jocelyn Anne Odams (vocal e maracas) e o inglês David Charles Odams (guitarra e vocal).
Ao contrário dos demais grupos da Jovem Guarda, que faziam "versões" com letras em português (e que muitas vezes pareciam uma piada), o inglês era a língua original do The Galaxies. E enquanto o repertório de covers das demais bandas contemporâneas ficava centrada quase que apenas na fase inicial dos Beatles e Rolling Stones, o quarteto estava muito mais sintonizado com o que andava rolando no rock mundial na época.
Em 1968 eles lançaram o único álbum da banda, intitulado "The Galaxies". Com poucas cópias prensadas, o disco acabou se tornando um dos mais raros do rock brasileiro, sendo procurado por colecionadores de psicodelia sessentista em todo o mundo.
Um ano após o lançamento do álbum, David e Jocelyn resolveram se casar e se mandaram para os Estados Unidos naquele mesmo ano, encerrando as atividades do grupo.
No final dos anos 90 e início dos 2000, em matérias publicadas pela revista Senhor F, a banda foi retirada da obscuridade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
O real significado de "One", do Metallica, segundo James Hetfield
O clássico do Iron Maiden que não aparece em shows da banda há 20 anos
A previsão de Gene Simmons para a carreira do Iron Maiden

Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL
Guns N' Roses: a família brasileira de Axl Rose
AC/DC: A origem do nome da banda
Rolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"



