The Galaxies: psicodelia de garagem brasuca dos anos 60
Por Roberto Rillo Bíscaro
Fonte: Wikipedia
Postado em 15 de junho de 2017
The Galaxies foi uma banda de rock psicodélico formada na capital paulista por volta de 1967.
Em 2016, o único álbum lançado pelo grupo (The Galaxies, 1968) foi mencionado no livro "Lindo Sonho Delirante – 100 Discos Psicodélicos do Brasil", do jornalista, pesquisador e colecionador de LPs, Bento Araújo.
Conforme a revista do rock Senhor F, "as primeiras manifestações psicodélicas no Brasil ocorreram em São Paulo, por meio de grupos como The Beatniks, Os Baobás e The Galaxies, que introduziram em seus repertórios clássicos do gênero produzido nos Estados Unidos, especialmente."
Foi neste contexto que o The Galaxies surgiu no circuito do rock de garagem paulista, mas com uma formação singular: os brasileiros Zeca de Aquino (bateria), Alcindo Maciel (baixo), a americana Jocelyn Anne Odams (vocal e maracas) e o inglês David Charles Odams (guitarra e vocal).
Ao contrário dos demais grupos da Jovem Guarda, que faziam "versões" com letras em português (e que muitas vezes pareciam uma piada), o inglês era a língua original do The Galaxies. E enquanto o repertório de covers das demais bandas contemporâneas ficava centrada quase que apenas na fase inicial dos Beatles e Rolling Stones, o quarteto estava muito mais sintonizado com o que andava rolando no rock mundial na época.
Em 1968 eles lançaram o único álbum da banda, intitulado "The Galaxies". Com poucas cópias prensadas, o disco acabou se tornando um dos mais raros do rock brasileiro, sendo procurado por colecionadores de psicodelia sessentista em todo o mundo.
Um ano após o lançamento do álbum, David e Jocelyn resolveram se casar e se mandaram para os Estados Unidos naquele mesmo ano, encerrando as atividades do grupo.
No final dos anos 90 e início dos 2000, em matérias publicadas pela revista Senhor F, a banda foi retirada da obscuridade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
Por que Rob Trujillo foi escolhido para ser baixista do Metallica, segundo James Hetfield
A incrível canção do "Black Album" que James Hetfield tocou anos antes em São Paulo

Rolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
Guns N' Roses: a família brasileira de Axl Rose
AC/DC: A origem do nome da banda
Freddie Mercury: a descoberta do vírus em 1987
Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira



