The Galaxies: psicodelia de garagem brasuca dos anos 60

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Roberto Rillo Bíscaro, Fonte: Wikipedia
Enviar correções  |  Comentários  | 

The Galaxies foi uma banda de rock psicodélico formada na capital paulista por volta de 1967.

5000 acessosLGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais5000 acessosGuns N' Roses: Axl desafina guitarra de Slash e pede desculpas

Em 2016, o único álbum lançado pelo grupo (The Galaxies, 1968) foi mencionado no livro "Lindo Sonho Delirante – 100 Discos Psicodélicos do Brasil", do jornalista, pesquisador e colecionador de LPs, Bento Araújo.

Conforme a revista do rock Senhor F, "as primeiras manifestações psicodélicas no Brasil ocorreram em São Paulo, por meio de grupos como The Beatniks, Os Baobás e The Galaxies, que introduziram em seus repertórios clássicos do gênero produzido nos Estados Unidos, especialmente."

Foi neste contexto que o The Galaxies surgiu no circuito do rock de garagem paulista, mas com uma formação singular: os brasileiros Zeca de Aquino (bateria), Alcindo Maciel (baixo), a americana Jocelyn Anne Odams (vocal e maracas) e o inglês David Charles Odams (guitarra e vocal).

Ao contrário dos demais grupos da Jovem Guarda, que faziam “versões” com letras em português (e que muitas vezes pareciam uma piada), o inglês era a língua original do The Galaxies. E enquanto o repertório de covers das demais bandas contemporâneas ficava centrada quase que apenas na fase inicial dos Beatles e Rolling Stones, o quarteto estava muito mais sintonizado com o que andava rolando no rock mundial na época.

Em 1968 eles lançaram o único álbum da banda, intitulado "The Galaxies". Com poucas cópias prensadas, o disco acabou se tornando um dos mais raros do rock brasileiro, sendo procurado por colecionadores de psicodelia sessentista em todo o mundo.

Um ano após o lançamento do álbum, David e Jocelyn resolveram se casar e se mandaram para os Estados Unidos naquele mesmo ano, encerrando as atividades do grupo.

No final dos anos 90 e início dos 2000, em matérias publicadas pela revista Senhor F, a banda foi retirada da obscuridade.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "The Galaxies"


LGBTLGBT
Confira alguns músicos que não são heterossexuais

Guns N RosesGuns N' Roses
Axl desafina guitarra de Slash e pede desculpas

GuitarraGuitarra
Os melhores solos da história segundo a Guitar World

5000 acessosQueen: 10 coisas que você não sabe sobre Bohemian Rhapsody5000 acessosMotorhead: a dieta que mantinha Lemmy jovem e viçoso5000 acessosJason Becker: O mais tocante desafio do balde de gelo5000 acessosAndreas Kisser: "tocar com o 'Big Four' foi incrível"5000 acessosMinha Mulher Não Deixa Não: clássico brega em versão Metal3588 acessosMetallica: A obsessão da banda por prisões

Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.

Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online