Scorpions: a origem de "Blackout"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 27 de setembro de 2016
Em uma das publicações mais interessantes na área musical dos últimos tempos, "Tales From the Stage" (sem tradução para o português), o autor Michael Toney reúne entrevistas que vão de Chris Holmes (WASP) a Bruce Kullick, compilando as mais diversas curiosidades a respeito do backstage do rock´n roll. Dentre vários fatos pitorescos, a origem de um clássico metal é contada em detalhes por dois membros, à época, dos SCORPIONS: o petardo "Blackout".
Segundo Rudolf Schencker, por volta de 1980, um incidente alcoólico em Cleveland, envolvendo os (então) guitarristas do JUDAS PRIEST, KK Downing e Glenn Tipton teria inspirado esta canção: "Lembro-me de que tínhamos uma festa com KK e Glenn do JUDAS PRIEST e durante um tempo, estavam também os caras do DEF LEPPARD. KK e Glenn me deram uma bebida à base de cerveja. Eu, no auge da bebedeira dizia: 'Não, não, você tem que ter a combinação certa: whisky, cerveja e vinho em cima dela' E eles diziam: 'O quê!?' E eu retrucava: 'Sim, esse é o jeito certo.' E nós fomos ficando cada vez mais bêbados. Se não me engano, K.K. teve a idéia: 'Ei, vamos acordar os caras do DEF LEPPARD".
"Então nós fomos para o quarto dos caras e eles estavam assistindo televisão. Eles eram muito jovens nessa época (nota: os fatos narrados ocorreram durante uma turnê conjunta das três bandas). Então eu os vi assistindo TV e eu derramei a minha bebida sobre a televisão deles que simplesmente fez puf! Assustado, eu disse, 'OK, nós temos que sair, temos que ir agora.'".
"Na manhã seguinte eu acordei no meu quarto e eu disse: 'O que aconteceu?' Eu fui para o quarto de Herman (Rarebell - baterista do SCORPIONS à época) e eu achava que ele não havia estado na festa. Eu disse a ele 'Herman, foi uma loucura na noite passada. Lembro-me deste ponto e esse ponto' e ele disse: 'Você sabe o que teve? Um apagão! (nota: Blackout). E eu disse, 'Blackout? E então ele disse: 'Ei, isso é um grande título para um álbum'. E por causa deste tipo de festa, voltei para casa e enfiei na cabeça que tinha que escrever uma música com esse título, já que Klaus estava escrevendo a maioria das letras".
Em seu livro, "Scorpions: Minha história em uma das maiores bandas de todo os tempos" Herman Rarebell, que se encontarava em um estado ébrio menos contundente conta: "Rudolf, ao invés de beber a cerveja, inexplicavelmente a derramou sobre a TV, que explodiu. Os caras do DEF LEPPARD e do JUDAS olharam embasbacados pra aquilo. De algum jeito, conseguimos levá-lo pra cama, onde ele desmaiou. Como que, por ironia, Rudolf, mesmo incapaz de controlar suas faculdades mentais, acabou conseguindo contribuir para o título de um álbum que viria a ganhar o status de multiplatinado por beber até apagar!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps