Habilidade ou Pactos: Os Músicos do Diabo
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: blog guitarpedia
Postado em 19 de julho de 2016
De tempos em tempos nos deparamos com músicos de habilidades inimagináveis, o que nos faz por em dúvida se tamanha virtuosidade é realmente possível. Durante séculos tivemos alguns exemplos de instrumentistas, que apresentavam tanta facilidade com o instrumento que acabaram ganhando a fama de terem feito pacto com o demônio, para alcançarem um nível técnico tão surpreendente.
Os Grandes Virtuosos
Talvez o primeiro grande virtuoso a ganhar essa reputação, tenha sido Niccolo Paganini, (Gênova, 27 de outubro de 1782 — Nice, 27 de maio de 1840). Paganini foi um compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino, e deixou a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino.
Satanismo e Ocultismo - + Matérias
Paganini além de ser considerado o maior violinista da história também foi um grande compositor, sua maneira de tocar e criar música influenciou todos os virtuosos que vieram a seguir, entre eles estão os pianistas românticos, Frédéric Chopin e Franz Liszt, e um grande número de guitarristas nos dias atuais, como: Yngwie Malmsteen, Steve Vai e Jason Becker.
Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.
Outro músico que é conhecido por ter uma relação mais íntima com o anjo do mal é Robert Johnson (Hazlehurst, Mississippi, 8 de maio de 1911 – Greenwood, Mississippi, 16 de agosto de 1938). Johnson é conhecido como o primeiro grande expoente da guitarra blues, e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de doze compassos. Segundo a lenda ele também teria se valido de um contrato com a entidade maligna para adquirir grandes habilidades no instrumento.
No Cinema
Um filme que retrata em detalhes este polêmico tema é Crossroads (1986), no Brasil, Encruzilhada. Na trama um jovem e talentoso estudante de música clássica Eugene Martone é também um aficcionado por blues. Depois de descobrir Robert Johnson e uma música perdida, ele ajuda na fuga de Willie Brown de um asilo-prisão, que é um antigo gaitista de blues e amigo de Johnson. Ambos partem em busca da encruzilhada, local onde um pacto teria sido feito pelos músicos para se tornarem famosos no blues. O desfecho do filme é o conhecido duelo de guitarristas entre o jovem estudante de música clássica e o guitarrista do diabo, Jack Butler (Interpretado por Steve Vai).
Se você quiser entrar no clima e também ter Paganini em seu repertório acesse www.guitarpedia-blog.com.br para toda partitura de Caprice nº 5 tocada no filme.
Sejam apenas boatos ou realidade, a verdade é que todos esses músicos têm em comum talento aliado a muito estudo e dedicação. Assim não há atalhos quando se fala de música, nem pactos que lhe dê conhecimento que não foi adquirido através de um trabalho árduo. Se você almeja ser bom músico, o único caminho é o estudo!
Para mais informações sobre blues, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Acesse também nosso facebook para acompanhar as novidades.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As bandas de rock progressivo que influenciaram o Mastodon, segundo Brann Dailor
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs

Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


