Habilidade ou Pactos: Os Músicos do Diabo
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: blog guitarpedia
Postado em 19 de julho de 2016
De tempos em tempos nos deparamos com músicos de habilidades inimagináveis, o que nos faz por em dúvida se tamanha virtuosidade é realmente possível. Durante séculos tivemos alguns exemplos de instrumentistas, que apresentavam tanta facilidade com o instrumento que acabaram ganhando a fama de terem feito pacto com o demônio, para alcançarem um nível técnico tão surpreendente.
Os Grandes Virtuosos
Talvez o primeiro grande virtuoso a ganhar essa reputação, tenha sido Niccolo Paganini, (Gênova, 27 de outubro de 1782 — Nice, 27 de maio de 1840). Paganini foi um compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino, e deixou a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino.
Satanismo e Ocultismo - + Matérias
Paganini além de ser considerado o maior violinista da história também foi um grande compositor, sua maneira de tocar e criar música influenciou todos os virtuosos que vieram a seguir, entre eles estão os pianistas românticos, Frédéric Chopin e Franz Liszt, e um grande número de guitarristas nos dias atuais, como: Yngwie Malmsteen, Steve Vai e Jason Becker.
Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.
Outro músico que é conhecido por ter uma relação mais íntima com o anjo do mal é Robert Johnson (Hazlehurst, Mississippi, 8 de maio de 1911 – Greenwood, Mississippi, 16 de agosto de 1938). Johnson é conhecido como o primeiro grande expoente da guitarra blues, e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de doze compassos. Segundo a lenda ele também teria se valido de um contrato com a entidade maligna para adquirir grandes habilidades no instrumento.
No Cinema
Um filme que retrata em detalhes este polêmico tema é Crossroads (1986), no Brasil, Encruzilhada. Na trama um jovem e talentoso estudante de música clássica Eugene Martone é também um aficcionado por blues. Depois de descobrir Robert Johnson e uma música perdida, ele ajuda na fuga de Willie Brown de um asilo-prisão, que é um antigo gaitista de blues e amigo de Johnson. Ambos partem em busca da encruzilhada, local onde um pacto teria sido feito pelos músicos para se tornarem famosos no blues. O desfecho do filme é o conhecido duelo de guitarristas entre o jovem estudante de música clássica e o guitarrista do diabo, Jack Butler (Interpretado por Steve Vai).
Se você quiser entrar no clima e também ter Paganini em seu repertório acesse www.guitarpedia-blog.com.br para toda partitura de Caprice nº 5 tocada no filme.
Sejam apenas boatos ou realidade, a verdade é que todos esses músicos têm em comum talento aliado a muito estudo e dedicação. Assim não há atalhos quando se fala de música, nem pactos que lhe dê conhecimento que não foi adquirido através de um trabalho árduo. Se você almeja ser bom músico, o único caminho é o estudo!
Para mais informações sobre blues, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Acesse também nosso facebook para acompanhar as novidades.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial


3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


