Matérias Mais Lidas

Slipknot: ex-baterista Joey Jordison morre aos 46 anos de idadeSlipknot
Ex-baterista Joey Jordison morre aos 46 anos de idade

Joey Jordison: ele estava fora do Slipknot desde 2013 devido a problemas de saúdeJoey Jordison
Ele estava fora do Slipknot desde 2013 devido a problemas de saúde

Joey Jordison: ex-baterista do Slipknot morreu dormindo; leia nota de familiaresJoey Jordison
Ex-baterista do Slipknot morreu dormindo; leia nota de familiares

Joey Jordison: Metallica homenageia baterista, relembrando dia que ele substituiu LarsJoey Jordison
Metallica homenageia baterista, relembrando dia que ele substituiu Lars

Joey Jordison: citando Brasil, Portnoy lamenta morte do amigo e compartilha históriaJoey Jordison
Citando Brasil, Portnoy lamenta morte do amigo e compartilha história

Joey Jordison: músicos prestam tributo ao baterista que morreu aos 46 anosJoey Jordison
Músicos prestam tributo ao baterista que morreu aos 46 anos

Iron Maiden: edição nacional do novo álbum Senjutsu está em pré-venda no BrasilIron Maiden
Edição nacional do novo álbum "Senjutsu" está em pré-venda no Brasil

Slipknot: campeã do BBB diz que Corey Taylor já pediu nudes dela; saiba reaçãoSlipknot
Campeã do BBB diz que Corey Taylor já pediu nudes dela; saiba reação

Matt Sorum: ex-baterista do Guns N' Roses revela por que gosta tanto do BrasilMatt Sorum
Ex-baterista do Guns N' Roses revela por que gosta tanto do Brasil

Utilidade pública: músicas para incomodar vizinhos que ouvem sertanejo no último volumeUtilidade pública
Músicas para incomodar vizinhos que ouvem sertanejo no último volume

Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidasPitty
Cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas

Guns N' Roses: a reação de Slash ao ouvir a voz de Axl Rose pela primeira vezGuns N' Roses
A reação de Slash ao ouvir a voz de Axl Rose pela primeira vez

Iron Maiden: Bruce Dickinson conta o lugar que mais deseja que a banda faça um showIron Maiden
Bruce Dickinson conta o lugar que mais deseja que a banda faça um show

Dream Theater: banda solta teaser de seu novo álbum.Dream Theater
Banda solta teaser de seu novo álbum.

Eloy Casagrande: por que Mariutti não se surpreende com carreira fenomenal do bateraEloy Casagrande
Por que Mariutti não se surpreende com carreira fenomenal do batera


Pentral

Dream Theater: Como tocar os solos de Images and Words?

Por Adrian Dragassakis
Fonte: Blog Guitarpedia
Em 04/07/16

Não há dúvidas que Images and Words foi um divisor de águas para o Rock e Metal Progressivo. Este álbum é considerado por muitos, um dos melhores trabalhos do Dream Theater de todos os tempos, além de conter a música que foi "culpada" pelo sucesso da banda ao tocar nas rádios e na MTV, Pull Me Under.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A qualidade individual dos músicos fez com que as técnicas utilizadas nas canções virassem objeto de estudo. Muitos guitarristas, por exemplo, passaram a estudar licks e solos de John Petrucci, além das vídeo-aulas (como a Rock Discipline), mas também, as músicas do disco.

Dream Theater Cover

No Brasil, temos muitos guitarristas talentosos que se inspiraram no estilo de John Petrucci. Um deles é Bruno Godinho, ex-guitarrista do Dream Theater Cover (Scenes From a Dream) e professor de guitarra do Guitarpedia (www.guitarpedia.com.br).

Como um meio de mostrar seu trabalho, Bruno gravou todos os solos do Images and Words e publicou em seu canal do Youtube. Aqui, ele nos conta um pouco de como foi estudar e gravar esse vídeo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os solos de John Petrucci são sempre um grande desafio. Não é necessário dizer o alto nível técnico que suas músicas são compostas. Porém um detalhe interessante é a visão "erudita" que o Dream Theater tem sobre suas músicas.

Em 99% dos temas e solos da banda tudo é composto de forma meticulosa, não havendo espaço para muito improviso.

Um dos motivos que isso acontece é que os arranjos de todos os instrumentos são pensados de forma conjunta, com grande inter-relação entre todos. Em uma convenção musical, todos irão tocar as mesmas notas, ou em algum intervalo paralelo (3as, 6as etc) ou um contraponto pode ser composto. Desta forma , todos (desde a bateria) estarão sempre muito bem conectados, como um compositor erudito o faria.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se para alguns músicos isto gera incômodo (já que será necessário aprender nota a nota, sem nenhuma alteração no arranjo original), para outros é muito motivador, já que o grande barato se torna a interpretação que será dada à música ou solo.

Note diferentes músicos ao gravarem uma mesma música/solo sempre darão suas diferentes interpretações, seja pelo timbre, pegada etc. Isso acontece mesmo quando o intérprete busca "copiar" a gravação original, já que soar IGUAL não é possível.

Bons músicos sabem disso, e que mesmo quando ouvimos o próprio autor tocar a mesma música diversas vezes, esta sempre soa diferente, pois estamos em momentos diferentes de nossa caminhada musical.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conheça o processo de gravação do vídeo do album Images and Words

Tendo em vista estes pontos, vou contar um pouco como foi o processo de gravação de todos os solos do álbum Images and Words do DT:

Primeiro foi um processo de escolher os solos principais de cada música, já que algumas delas possuem muitos solos ou trechos interessantes. Depois de escolhido tudo comecei a organizar as bases sobre as quais iria gravar. Algumas eu mesmo as fiz, outras busquei versões MIDI e fiz algumas alterações, ou com programas de computador troquei o som MIDI por sons reais. Feito isso começaram os estudos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Preste atenção nestas dicas

Eu já tocava as músicas, já que em minha banda de Dream Theater Cover nós já as fazíamos ao vivo há muitos anos.

Porém eu precisei estudá-las novamente, pois eu teria apenas uma tarde para gravá-las todas. Neste ponto começa o estudo exatamente como sempre menciono no site de aulas Guitarpedia…

Sempre com o uso do metrônomo, iniciando lentamente e avançando de 5 em 5 BPMs ou de 10 em 10 BPM.

Uma coisa que me ajudou a ter tempo para estudá-los foi juntar os solos que tinham os andamentos próximos uns aos outros (por exemplo, Metropolis 130BPM e Under a Glass Moon 145 BPM) e estudava estas músicas juntas. Iniciava ambas em um mesmo andamento próximo ao de 100 BPM, por exemplo, e ia subindo com o metrônomo após repetir 3 a 5 vezes cada solo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Neste ponto é importante mencionar sobre o que muito circula por ai… Você já deve ter ouvido propagandas do tipo "Clique aqui e irei lhe conta o segredo que os bons guitarristas não te contam…" ou " Vou te mostrar como não é preciso estudar 2 a 3 horas diárias para se tornar um bom músico"… Na verdade o grande segredo é: Não existem grandes segredos! O que existe é dedicação, boa orientação e atitude positiva consigo mesmo. Não existe um pedreiro que se tornou um excelente profissional sem praticar muito e aprender com os mais experientes, assim como um médico, um engenheiro etc.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais algumas dicas

Pois bem, voltando… Uma coisa que sempre foi muito importante para mim foi a interpretação dada a cada nota, como fazer soar aquele bend, aonde devo tocar mais forte, quando soar mais fraco etc… Este talvez tenha sido o processo mais demorado, já que existem inúmeras possibilidades para fazer soar uma melodia. Nunca acreditei que a melhor forma de tocar um solo é como "fulano famoso" já gravou aquilo… Muitas vezes acredito que a forma com que um bom músico gravou uma música é simplesmente a melhor maneira que aquele músico enxerga uma melodia, mas não necessariamente sua forma definitiva. Com esta visão, tratei de definir alguns pontos para minha interpretação, e outros deixá-los mais livres…

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com tudo isso organizado chegou o dia da gravação… Na época eu só tinha uma câmera. Para conseguir diferentes ângulos para o filme fiz cada solo 3 vezes, mudando a posição da câmera. Isso também me possibilitou escolher o melhor trecho de cada solo para compor um bom take único. Depois de tudo gravado, foi mais o trabalho de edição e mixagem.

O resultado foi um vídeo que tenho bastante orgulho de tê-lo realizado. Ao mesmo tempo, quando o assisto hoje ainda questiono se esta ou aquela parte eu o faria da mesma maneira. Mas como já mencionei, a forma como gravei tudo aquilo remete a uma fase de minha experiência musical, a qual eu tinha pretensões e ideias as quais hoje algumas já não as compartilho. Porém, fico muito feliz e grato pela possibilidade de homenagear um de meus grandes ídolos, dando minha interpretação para solos memoráveis de John Petrucci.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você pode conferir as aulas de Bruno Godinho e também outros assuntos sobre guitarra e música acessando o site.

http://www.guitarpedia.com.br

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Joey Jordison: citando Brasil, Portnoy lamenta morte do amigo e compartilha históriaJoey Jordison
Citando Brasil, Portnoy lamenta morte do amigo e compartilha história

Dream Theater: banda solta teaser de seu novo álbum.Dream Theater
Banda solta teaser de seu novo álbum.

Mike Portnoy: um impressionante documento que lista os 992 covers que ele já tocouMike Portnoy
Um impressionante documento que lista os 992 covers que ele já tocou

Rock e Olimpíadas: músicas que combinam com modalidades disputadas nos Jogos OlímpicosRock e Olimpíadas
Músicas que combinam com modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos

Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1Metal
Dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1

Dream Theater: banda divulga versão de Forsaken ao vivo, gravada em 2011Dream Theater
Banda divulga versão de "Forsaken" ao vivo, gravada em 2011

Dream Theater: De acordo com Mark Holcomb, do Periphery, não há banda como elesDream Theater
De acordo com Mark Holcomb, do Periphery, não há banda como eles

2003: grandes álbuns de heavy metal lançados em um ano repleto de grandes lançamentos2003
Grandes álbuns de heavy metal lançados em um ano repleto de grandes lançamentos

Dream Theater: ouça Images And Words - Live In Japan, 2017, lançado nesta sexta-feiraDream Theater
Ouça "Images And Words - Live In Japan, 2017", lançado nesta sexta-feira

Metal: ouça os principais lançamentos da semanaMetal
Ouça os principais lançamentos da semana

Loudwire: 27 álbuns de rock e metal com mais de uma hora e meia de duraçãoLoudwire
27 álbuns de rock e metal com mais de uma hora e meia de duração

Álbuns homônimos: quando a banda batiza o disco com seu próprio nomeÁlbuns homônimos
Quando a banda batiza o disco com seu próprio nome

Relax: 20 músicas para ouvir e acalmar os ânimos nos dias de fúriaRelax
20 músicas para ouvir e acalmar os ânimos nos "dias de fúria"

Timo Tolkki's Avalon: ouça The Enigma Birth e veja o vídeo com James LabrieTimo Tolkki's Avalon
Ouça "The Enigma Birth" e veja o vídeo com James Labrie

Dream Theater: Porque Images And Words é o porto seguro de Nita StraussDream Theater
Porque Images And Words é o porto seguro de Nita Strauss


Dream Theater: ouça um impressionante vocal cover de Pull Me UnderDream Theater
Ouça um impressionante "vocal cover" de "Pull Me Under"

Mike Portnoy: a reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream TheaterMike Portnoy
A reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater

Mike Portnoy: eu baixo músicas o tempo todoMike Portnoy
"eu baixo músicas o tempo todo"


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Adrian Dragassakis

Nascido em 91, paulista, estudante de Jornalismo e músico nas horas vagas. Conheceu o Rock e o Metal com 11 anos de idade e até hoje carrega no sangue e nas veias bandas como Iron Maiden, Savatage, Dream Theater, Megadeth, entre outras...

Mais matérias de Adrian Dragassakis.