Guitarpedia: 10 coisas que sua banda pode estar fazendo errado nas redes sociais
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Music Radar
Postado em 16 de outubro de 2015
Houve um tempo em que tudo que uma banda deveria fazer era música e sua imagem iria cuidar de tudo. Agora, graças à internet, tudo está mais rápido, com fácil acesso a todos e qualquer um pode divulgar sua música on-line.
De fato, a internet é tão interessante que você está nela agora... Checando materiais, enriquecendo sua vida. Ela pode ter mudado completamente o tradicional paradigma de negócios de música, mas também dar a músicos – a você - tudo que você precisa para criar e distribuir música, encontrar uma audiência e construir uma carreira.
Visite:
http://www.guitarpedia.com.br
Mas ser bom na Internet é mais difícil do que parece - basta perguntar porque o blog da sua banda às vezes, tem tantos poucos acessos... Então, aqui está um rápido resumo de tudo o que você e sua banda estão fazendo errado on-line, com alguns pensamentos sobre como mudar suas maneiras...
1- Você é apressado demais
Você acabou de sair do seu primeiro ensaio e você está sorrindo de orelha a orelha. A banda soa muito bem e você nunca esteve mais convencido de sua própria genialidade. É hora de dizer ao mundo... só que não!
Você só tem uma chance de fazer uma primeira impressão e o que você divulgar primeiro, será seu cartão de visitas. Aguarde até o momento certo, em que você esteja confiante, com a banda entrosada e com um material gravado em boa qualidade. Seus futuros "eus" irão te agradecer no futuro.
Saber tocar é importante, mas tocar com uma banda é diferente de tocar com um backing track. Certifique-se que há entrosamento entre os integrantes e promova diálogos. Não se preocupe, pode levar algum tempo, mas vale a pena.
2 – Falta de planejamento
Um sábio uma vez disse que o planejamento impede o baixo desempenho. (Isso vale para todas as fases da vida do músico). Portanto, antes de divulgar seu material na internet, faça uma pesquisa.
Veja como suas bandas favoritas postam na internet. Defina qual integrante irá criar os posts no Facebook e Twitter, ou se haverá alguém de fora para fazer isso. Tenha uma ideia de como você quer que as coisas funcionem, estude as músicas devidamente, reúna com seus colegas de banda e decidam da melhor maneira.
Principalmente para músicos de bandas independentes, as funções vão além de tocar seu instrumento. Façam uma reunião para definir funções extras, de acordo com a qualidade de cada um, por exemplo, aquele que escreve um pouco melhor, compor os e-mails a serem enviados junto com o release da banda para casas de shows.
3 – Você está em TODAS as redes sociais
Vamos lá, Facebook, Twitter, Instagram, Google +, MySpace, Youtube, Soundcloud... você e sua banda estão em todas, logo, mais pessoas serão atingidas, certo? Bom, não é bem assim...
O ideal é focar em apenas duas ou três mídias sociais e fazer um trabalho bem feito. Escolha aquelas em que vocês acreditam ter mais seguidores e que têm as melhores ferramentas para divulgar seu trabalho.
4 – Tenha ideia que sua banda é uma marca
Tanto uma banda ou um artista solo, precisam pensar como uma empresa, sendo lembrada facilmente quando citada por alguma pessoa e com fácil acesso às redes sociais. Citando os Beatles como exemplo: www.facebook.com/thebeatles, www.twitter.com/thebeatles e assim por diante. Certifique que o nome da sua banda é originalmente incrível, o que pode atrair a atenção de seguidores nesses tipos de plataforma.
5 – Sua música... cadê?
Atualmente, há várias formas de divulgar sua música. Experimente plataformas como o Soundcloud ou BandCamp, que tem fácil acesso a qualquer usuário. Futuramente, vale a pena investir e ter suas composições no Itunes e Spotify. Mas antes disso, tenha certeza que a qualidade de gravação e execução são as melhores possíveis. Muitas vezes, você só tem UMA chance de mostrar seu som, portanto, capriche!
6 – Você não entende o que é uma rede social
O próprio nome diz. Você deve ser "social" e não apenas um promotor ininterrupto de si mesmo. Ninguém gosta disso, a questão é se engajar.
Portanto, tente responder as pessoas que comentam seus posts, faça amigos, aumente seu networking. Isso pode te trazer fãs e contatos profissionais para a vida real, não desperdice!
Seja humano, toque com honestidade e o público lhe receberá com braços abertos.
7 – Você nunca atualiza
A maior parte da internet é feita de sites e blogs estagnados. Não faça da página da sua banda ser uma desse grupo. Seja criativo e poste conteúdos que possam atrair seu público, com certa frequência. Não abandone a rede social da sua banda, do seu negócio, da sua EMPRESA.
8 – Você é impossível de ser contatado
Pense que, se por uma obra divina algum empresário ou produtor se interesse pelo seu trabalho e você simplesmente ignora a mensagem enviada no seu inbox? Lembre-se do item 6. Cheque sempre sua caixa de mensagens e fique atento a qualquer oportunidade.
9 – Seu design é ruim
Seus logos, flyers e posts de divulgação são feitos no paint? Ao menos que você domine as ferramentas de design, não os faça. Peça para alguém que realmente "manje" do negócio. O mesmo vale para as fotos promocionais, tente tirar o máximo de qualidade possível e peça para alguém tratá-la em algum editor, como o Photoshop (ao menos que você realmente domine a ferramenta). Ao construir um site, tente fazê-lo funcional, limpo e simples. Lembre-se das bandas de sucesso que você gosta, como são os posts, as fotos e o web site delas? Imagem é tudo!
10 - Você vive em uma bolha digital
A internet é uma grande ferramenta de conectividade onde as pessoas falam uns com os outros e construir conexões e encontrar pessoas. Mas isso não é tudo.
Vá em eventos da sua cidade, shows nos bares do centro, conheça novas pessoas e busque a oportunidade de mostrar seu trabalho. Leve um cartão de visita com seu e-mail , telefone e página da sua banda, troque ideias e experiências. Isso irá enriquecer ainda mais seu convívio social e ajudar não apenas a sua banda a crescer, mas toda a cena local em que você vive.
Para ler mais artigos como esse, vídeoaulas sobre guitarra, História da Música, equipamentos e outros assuntos, visite o link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps