Matérias Mais Lidas

Angra: por que Fabio Lione não consegue mais escutar power metalAngra: por que Fabio Lione não consegue mais escutar power metal

Thiago Castanho: pede pra ele tocar guitarra e cantar, diz sobre filho de ChorãoThiago Castanho: "pede pra ele tocar guitarra e cantar", diz sobre filho de Chorão

Brian May: após quase ser cancelado, guitarrista pede desculpas por comentáriosBrian May: após quase ser cancelado, guitarrista pede desculpas por comentários

Iron Maiden: em parceria com a Marvel, banda cria nova linha de roupas e acessóriosIron Maiden: em parceria com a Marvel, banda cria nova linha de roupas e acessórios

Deep Purple: em 2004, Steve Morse gravou covers de Ozzy e arrumou dor de cabeçaDeep Purple: em 2004, Steve Morse gravou covers de Ozzy e arrumou dor de cabeça

Celtic Frost: Tom Warrior elogia integrante de banda brasileira; admiro imensamenteCeltic Frost: Tom Warrior elogia integrante de banda brasileira; "admiro imensamente"

Pitty: preocupada com aglomerações em Réveillon e Carnaval, ela pede que fãs se vacinemPitty: preocupada com aglomerações em Réveillon e Carnaval, ela pede que fãs se vacinem

Cradle of Filth: eles opinam sobre controvérsias e celebridades usando suas camisetasCradle of Filth: eles opinam sobre controvérsias e celebridades usando suas camisetas

Lista: 20 músicas animadas para ouvir em dias tristes e levantar o astralLista: 20 músicas animadas para ouvir em dias tristes e levantar o astral

Charlie Brown Jr: me chutaram 100% do projeto que criei, diz filho de ChorãoCharlie Brown Jr: "me chutaram 100% do projeto que criei", diz filho de Chorão

Marilyn Manson: investigadores cumprem mandado de busca e apreensão na casa do músicoMarilyn Manson: investigadores cumprem mandado de busca e apreensão na casa do músico

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Revolver: veja os 25 melhores álbuns de 2021 escolhidos pela revista, e tem Iron MaidenRevolver: veja os 25 melhores álbuns de 2021 escolhidos pela revista, e tem Iron Maiden

Metallica: músicos do Mastodon e Carcass gravam versão invertida da clássica BlackenedMetallica: músicos do Mastodon e Carcass gravam versão "invertida" da clássica Blackened

Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileirosHumor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros


Stamp

Guitarpedia: 10 dicas infalíveis para se tornar um guitarrista medíocre

Por Adrian Dragassakis
Fonte: Jazz Advice
Em 27/09/15

Enquanto todos nós tipicamente focamos em melhorar nosso desempenho na guitarra, esse artigo conta como ser um guitarrista medíocre. Enquanto muitas dessas listas têm um teor irônico e humorístico, a lista abaixo irá lhe oferecer uma visão do que NÃO fazer se caso você NÃO deseje ser um guitarrista medíocre e em seguida, uma pequena dica do que fazer pois, queremos ajudar a todos a NÃO serem medíocres!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dica Medíocre #1: Evite transcrever a todo custo

Convença-se que os grandes guitarristas nunca transcreveram e escolheram acreditar que eles inventaram tudo o que tocam, direto de sua mente. Quando amigos e professores sugerirem a você uma transcrição, empine o nariz e diga: "Estou fazendo do meu jeito".

Talvez se você estiver na escola de música você seja obrigado a transcrever uma música ou solo para uma prova ou exame. Certifique-se de que você não irá transcrever da maneira que nos referimos aqui, mas sim apenas tentando escrever as notas no papel o mais rápido possível. Dessa forma, você vai evitar aprender a linguagem ou conceitos do solo, enquanto continuam sendo capazes de falar sobre o que o solista está fazendo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se você realmente sentir o desejo de saber o que alguém está tocado, procure freneticamente por uma transcrição do solo. Se você não consegue encontrá-lo on-line, você pode sempre comprar um livro de transcrições. Essas são ótimas ferramentas para ajudá- lo a evitar transcrever solos e musicas, assegurando que você nunca irá ser mais que um medíocre.

(Não seja apenas um guitarrista medíocre e deixe a preguiça de lado. Saiba mais sobre transcrições musicais no site do Guitarpedia www.guitarpedia.com.br)

Dica Medíocre #2: Aprenda músicas com tablaturas duvidosas

Aja como se fosse impossível tirar músicas de ouvido. Algumas pessoas argumentam que você deveria aprender a versão oficial da música, através de Songbooks oficiais. Além disso, pra que pagar se tenho tudo grátis naquele site cheio de cifras?). Se por acaso alguém disser que você está tocando um acorde errado, pegue o livro de cifras que você comprou naquela barraquinha no centro da cidade e prove que está certo!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

(Aprenda com os melhores professores. Aprenda e entenda as composições de seus artistas favoritos através dos conteúdos do Guitarpedia www.guitarpedia.com.br)

Dica Medíocre #3: Nunca aprenda "licks"

Aceite que aprender licks de guitarra dos seus ídolos é copiar e não ser original. É fato que profissionais da música nunca aprenderam realmente os riffs e solos dos grandes guitarristas. Apenas aplique algumas escalas e arpejos, faça um novo arranjo e pronto, você "criou" uma bela melodia.

(Enriqueça seu conhecimento aprendendo como seus ídolos na música aplicam seus riffs e solos acessando o conteúdo do Guitarpedia www.guitarpedia.com.br)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dica Medíocre #4: Nunca aprenda nada em todos os tons

Um tom é o suficiente. Sério, quem nesse mundo toca algo que não seja em Bb?

(Tocar bem não se resume a fazer arpejos em 300bpm. O cara que toca bem é aquele que toca o que for preciso, em qualquer situação. Imagine você está numa banda e num lindo dia, o vocalista diz que não está se sentindo tão bem com a voz e diz: "vamos tocar um tom e meio abaixo". É uma das situações recorrentes que o músico precisa driblar. Saiba mais como tirar isso de letra acessando os conteúdos do Guitarpedia www.guitarpedia.com.br)

Dica Medíocre #5: Não perca seu tempo com músicas fáceis

Músicas fáceis são para crianças. Pule direto para as músicas do Dream Theater e Steve Vai, assim você pode impressionar qualquer um em uma jam session. Não se preocupe com sua execução, afinal você está tocando uma música super difícil, mesmo deixando passar várias nas frases rápidas, mas eles irão entender.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

(No Guitarpedia você encontra aulas sequenciais, de acordo com seu nível musical. Não pule nenhum estágio do seu aprendizado! Saiba mais em www.guitarpedia.com.br)

Dica Medíocre #6: Nunca toque sobre as variações

Se por acaso você tiver que tocar algo padrão para alguma apresentação, rearmonize todos os acordes, assim você mal poderá sentir as variações. Afinal, quem precisa ouvir uma progressão II-V? Já basta às aulas de aritmética, não é mesmo?

(Não deixe seu lado musical de lado. Para aprender mais sobre harmonia, acesse o conteúdo do Guitarpedia www.guitarpedia.com.br)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dica Medíocre #7: Treinar o ouvido? Pra quê?

Você precisa focar em seus dedos. Apenas isso.

(Treinar o ouvido é importante para seu desenvolvimento musical. Não seja um músico medíocre e acesse o conteúdo do guitarpedia para saber mais como treinar seu ouvido e ser um bom músico em www.guitarpedia.com.br )

Dica Medíocre #8: Se você não está tendo resultados satisfatórios, compre um novo equipamento

Você sabe todas as escalas e arpejos mas apanha ao solar em um blues de 12 compassos junto com a backing track. Bom, já que você "sabe", o problema não está em você e sim, no seu equipamento. Gaste pelo menos uma hora por dia, ou até mais, procurando novos equipamentos e comprando tudo aquilo que seu ídolo usa. Sabendo que você só precisa do equipamento certo, se tornará a nova lenda do Rock!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

(Um bom equipamento é importante, mas ele não toca sozinho. Saiba mais como aperfeiçoar seus conhecimentos musicais acessando o conteúdo do Guitarpedia www.guitarpedia.com.br)

Dica Medíocre #9: Treine escalas e arpejos até sua cabeça explodir!

Você já provou dominar todas as suas escalas e arpejos em improvisações. Portanto, continue assim. Eventualmente, eles irão num passe de mágica se transformar nas melodias meia-boca que você sempre sonhou. Caso não esteja contente, basta aprender uma nova escala. Ao perceber que essa escala não está te ajudando, pense positivo. Você finalmente conseguiu o som que desejava.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se alguém te sugerir alguma nova linguagem, método, ou caminho para seus estudos, ao invés de treinar apenas escalas e arpejos, grite com ela! Depois, saia correndo de volta para o seu quarto para praticar mais e mais.

(No Guitarpedia você encontra um método de estudo completo, ao invés de apenas focar um estilo de técnica no instrumento. Para saber mais, acesse o conteúdo do Guitarpedia www.guitarpedia.com.br)

Dica Medíocre #10: Nunca use metrônomo

Você não irá para o palco com um metrônomo, então, para que praticar com ele? Se seu professor insistir em usar o metrônomo, mande-o bater palmas, ou os pés. Será a forma que você irá contar o tempo nas suas apresentações.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

(O metrônomo é uma ferramenta INDISPENSÁVEL para o desenvolvimento do músico. Nunca deixe de usá-lo em seus estudos. Você pode treinar JUNTO com o professor sem sair de casa através do player do Guitarpedia. Acesse www.guitarpedia.com.br)

Pronto, você pode ser um guitarrista medíocre! Com apenas um pouco de esforço você chega lá!

Mas para ser um bom músico, é preciso mais do que isso. É necessário dedicação e disciplina.

Bons estudos!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Garimpeiro
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Baixo: por que tocar o instrumento é mais difícil do que parece, segundo Paul GilbertBaixo
Por que tocar o instrumento é mais difícil do que parece, segundo Paul Gilbert

Metal Raiz: 26 músicas com pelo menos três segundos de introdução no baixoMetal Raiz
26 músicas com pelo menos três segundos de introdução no baixo


Mellotron: o instrumento cult que ajudou a compor clássicosMellotron
O instrumento cult que ajudou a compor clássicos

A História da Guitarra - Parte 1: do Alaúde ao ViolãoA História da Guitarra - Parte 1
Do Alaúde ao Violão

Curiosidades: confira 25 modelos únicos de guitarraCuriosidades
Confira 25 modelos únicos de guitarra


Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Heavy Metal: O início do movimento e a origem do termoHeavy Metal
O início do movimento e a origem do termo


Sobre Adrian Dragassakis

Nascido em 91, paulista, estudante de Jornalismo e músico nas horas vagas. Conheceu o Rock e o Metal com 11 anos de idade e até hoje carrega no sangue e nas veias bandas como Iron Maiden, Savatage, Dream Theater, Megadeth, entre outras...

Mais matérias de Adrian Dragassakis.