Cirith Ungol: O início, o fim e o meio
Por Wellington Dias
Postado em 10 de agosto de 2014
O Cirith Ungol é oriundo de Los Angeles e foi formado em 1972. A formação original da banda consistia do vocalista Tim Baker, o guitarrista Jerry Fogle, o baixista Michael Flint e o baterista Robert Garvin, e o som deles é um heavy metal tradicional influenciado pela NWOBHM e suas letras discorrem sobre temas fantásticos, guerras e feitos heróicos. Um aspecto interessante sobre a banda é que todo o trabalho gráfico de suas 4 capas de álbum foi realizado por Michael Whelan, artista conhecido por suas ilustrações nos livros de Arthur C. Clarke, como 2001: Uma Odisséia no Espaço, e H.P. Lovecraft.
Seu primeiro lançamento foi através da gravadora Enigma Records, com o álbum "Frost And Fire", um disco onde a banda mostra seu estilo único de fazer Heavy Metal. Não consigo recordar-me de alguma banda com a qual possa traçar um paralelo em termos comparativos, talvez alguns momentos do também estadunidense Manilla Road aliados ao estilo único de cantar de Tim Baker.
Após seu debut, a banda só volta a lançar um álbum em 1984, o não menos excelente "King Of The Dead", onde faz sua primeira (além do nome da banda) referência a Tolkien, na letra da faixa "Cirith Ungol", que cita a torre homônima descrita na obra "O Senhor dos Anéis".
Uma curiosidade que acerca o lançamento desses dois primeiros álbuns da banda é que ambos foram lançados no Brasil, mas que por incompetência de algum funcionário da RGE eles saíram com as capas trocadas, fato certamente motivado pelo fato de não possuírem o título na capa aliado ao total desconhecimento da obra da banda por quem foi responsável pela produção de arte deles aqui em nosso país.
Em 1986 a banda lança o seu melhor trabalho na opinião deste que vos escreve, "One Foot In Hell", que também culmina com o auge da fama da banda. Apesar do ótimo momento, o clima interno da banda era de instabilidade e o guitarrista Jerry Fogle junto com o baixista Michael Flint decidem deixar deixar o grupo.
O Cirith Ungol passa 5 anos sem atividades, até recrutarem Jim Barraza e Vernom Green para as posições de guitarrista e baixista, respectivamente. Com esta formação, a banda lança o seu quarto álbum e último álbum, "Paradise Lost", mais uma verdadeira aula de Heavy Metal. Neste álbum há uma outra letra com possível referência a Tolkien, sob o título de "The Troll". Eventualmente Barraza também deixa a banda, fazendo com que o Cirith Ungol encerre suas atividades em Maio de 1992.
Em 2001 a Metal Blade Records lança na Europa o álbum Servants Of Chaos, uma compilação em dois cds, de faixas ao vivo e outras nunca lançadas, trata-se de um material muito interessante, já que até então a banda nunca havia lançado algum registro ao vivo de forma oficial, além das já citadas faixas não lançadas, que poderiam facilmente integrar qualquer álbum da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps