Cirith Ungol: O início, o fim e o meio
Por Wellington Dias
Postado em 10 de agosto de 2014
O Cirith Ungol é oriundo de Los Angeles e foi formado em 1972. A formação original da banda consistia do vocalista Tim Baker, o guitarrista Jerry Fogle, o baixista Michael Flint e o baterista Robert Garvin, e o som deles é um heavy metal tradicional influenciado pela NWOBHM e suas letras discorrem sobre temas fantásticos, guerras e feitos heróicos. Um aspecto interessante sobre a banda é que todo o trabalho gráfico de suas 4 capas de álbum foi realizado por Michael Whelan, artista conhecido por suas ilustrações nos livros de Arthur C. Clarke, como 2001: Uma Odisséia no Espaço, e H.P. Lovecraft.
Seu primeiro lançamento foi através da gravadora Enigma Records, com o álbum "Frost And Fire", um disco onde a banda mostra seu estilo único de fazer Heavy Metal. Não consigo recordar-me de alguma banda com a qual possa traçar um paralelo em termos comparativos, talvez alguns momentos do também estadunidense Manilla Road aliados ao estilo único de cantar de Tim Baker.
Após seu debut, a banda só volta a lançar um álbum em 1984, o não menos excelente "King Of The Dead", onde faz sua primeira (além do nome da banda) referência a Tolkien, na letra da faixa "Cirith Ungol", que cita a torre homônima descrita na obra "O Senhor dos Anéis".
Uma curiosidade que acerca o lançamento desses dois primeiros álbuns da banda é que ambos foram lançados no Brasil, mas que por incompetência de algum funcionário da RGE eles saíram com as capas trocadas, fato certamente motivado pelo fato de não possuírem o título na capa aliado ao total desconhecimento da obra da banda por quem foi responsável pela produção de arte deles aqui em nosso país.
Em 1986 a banda lança o seu melhor trabalho na opinião deste que vos escreve, "One Foot In Hell", que também culmina com o auge da fama da banda. Apesar do ótimo momento, o clima interno da banda era de instabilidade e o guitarrista Jerry Fogle junto com o baixista Michael Flint decidem deixar deixar o grupo.
O Cirith Ungol passa 5 anos sem atividades, até recrutarem Jim Barraza e Vernom Green para as posições de guitarrista e baixista, respectivamente. Com esta formação, a banda lança o seu quarto álbum e último álbum, "Paradise Lost", mais uma verdadeira aula de Heavy Metal. Neste álbum há uma outra letra com possível referência a Tolkien, sob o título de "The Troll". Eventualmente Barraza também deixa a banda, fazendo com que o Cirith Ungol encerre suas atividades em Maio de 1992.
Em 2001 a Metal Blade Records lança na Europa o álbum Servants Of Chaos, uma compilação em dois cds, de faixas ao vivo e outras nunca lançadas, trata-se de um material muito interessante, já que até então a banda nunca havia lançado algum registro ao vivo de forma oficial, além das já citadas faixas não lançadas, que poderiam facilmente integrar qualquer álbum da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


