RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O hit de Cazuza que portugueses receberam com frieza: "Gíria considerada depreciativa"

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

O show solo que Ian Gillan fez pelado, vestindo só uma capa de chuva transparente

A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu

Bruce Dickinson compete em circuito europeu de esgrima para veteranos

Membro do Beach Boys é processado por não autografar merchandising

Steve Harris relembra sua mansão "assombrada" que inspirou a letra de "Fear of the Dark"

Porque o AC/DC desprezava completamente a ideologia do Punk

Quando Hetfield se viu sobrecarregado de serviço, e ainda reclamavam do que ele entregava

A banda que Gene Simmons adoraria ter feito parte, e não seria por causa de dinheiro

Scandurra conta quem é homem de "Dias de Luta" do Ira; "muita gente acha que é o meu pai"

Prika Amaral fala sobre o passado, o presente e o futuro da Nervosa

Como era o mundo quando Max Cavalera fez seu último show com o Sepultura

As duas novas bandas de rock que Slash aprova


Bangers Open Air

Nirvana: Músicos consagrados falam do legado da banda

Por Jonathan Silva
Fonte: Spin Magazine
Postado em 18 de maio de 2014

Você pode odiá-los mas, querendo ou não, a chegada do Nirvana nos anos 90 foi um acontecimento revigorante para o rock mundial. Desde 1976, com a chegada da cena novaiorquina de punk rock, não se via algo tão urgente, rejuvenescedor e impactante nos EUA até a cena grunge de Seattle. Kurt Cobain, como nos foi mostrado com o tempo, ficou na linha de frente desse novo acontecimento e a sua morte foi o encerramento desse período. Em 1995, um ano depois do seu falecimento, a Spin Magazine publicou um artigo especial chamado "A Fan's Notes" ("Notas de um Fã", em tradução livre), com depoimentos de músicos importantes como David Bowie, Iggy Pop, Joey Ramone e Steve Tyler; além de alguns de seus contemporâneos da cena alternativa do rock como Lou Barlow (ex- Dinosaur Jr, Sebadoh), Eugene Kelly (The Vaselines), Kim Thalyl (Soundgarden) e Dale Crover (Melvis). Todos eles prestam suas homenagens a banda, contando como conheceram a banda pela primeira vez, a influência do grupo e o impacto que a sonoridade do Nirvana teve neles mesmos.

Nirvana - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lou Barlow, Sebadoh

"Nervermind foi a trilha sonora de um período de tensão emocional na minha vida e de amigos muito próximos. Eu nunca vi nada parecido acontecer na minha vida. Outro momento preferido do Nirvana: Kurt mandando o Krist calar a boca no MTV Unplugged."

Mark Lenegan, Screaming Trees

"Na primavera de 89, o Nirvana tocou em um show no centro comunitário da minha cidade natal em Ellensburg, Washington. Eles completamente me surpreenderam; era tipo o The Who nos primórdios. Depois de duas canções algum idiota que trabalhava lá parou o show— pois as dez bandas locais que abriram para eles haviam excedido o limite de tempo. Então eles ficaram lá por um tempo e Krist começou a arremessar o seu baixo no ar, chegando ao topo do teto de uns 6 metros de altura, e pegando com uma das mãos. Enquanto isso Kurt estava deixando seu amplificador alto pra caramba, e o empresário deles entrou numa briga com o cara idiota. A coisa toda estava completamente louca. E isso foi de Ellensburg para todos os lugares. Ainda acredito até hoje que eles foram a banda mais fodida que eu já vi. E sinto falta desse cara, bem mais do que eu possa me expressar."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Steve Turner, Mudhoney

"Tocamos em um pequeno clube no começo de 89. Eu não sei se era realmente um clube mesmo — era tão pequeno que tivemos que tocar na vitrine. Nirvana abriu para nós e durante uma das músicas eles estavam pulando, e Kurt de algum jeito acabou se equilibrando de ponta-cabeça — ainda tocando guitarra — e ficou assim por um bom tempo. Foi uma das coisas mais maneiras que eu já vi. Eu tentei fazer aquilo depois. Não ficou muito bom."

Iggy Pop

"Fui ver o Nirvana em um pequeno clube chamado Pyramid na Avenida A em Nova York. Era difícil ouvir a guitarra, mas o cara que tocava e cantava tinha uma vibração; ele saltou pelo palco feito um boneco ou um elfo ou algo assim, debruçado sobre a guitarra, pulando muito, todo saltitante, adorei aquilo. Quando ele cantou, colocou sua voz naquele lugar realmente cercado, e aquilo era um tipo de sonoridade diabólica. No final da apresentação ele atacou o kit de bateria e arremessou os címbalos e outras peças, e finalmente arremessou a si mesmo no público. Depois eu vi o mesmo cara passando pelo bar. Ele era pequeno, cabelo loiro fibroso e com uma camiseta dos Stooges. Me senti orgulhoso."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tori Amos

"Estava tocando em um festival na Alemanha faz alguns anos, logo depois que eu fiz o cover de 'Smells Like Teen Spirit'. É um desses festivais onde as pessoas bebem galões de cerveja durante três dias seguidos. Toquei no segundo dia e o público começou a ir embora. Muitos garotos gritaram: 'Schnell (NE: "Depressa", em alemão), sua vadia escrota !', enquanto eu tocava meu piano. Virei pra eles e disse: 'Olha aqui, seus filhos da puta, ajustem os seus relógios pois vou ficar aqui até completar uma hora. Então, a menos que vocês me expulsem do palco com um rifle, sofram'. E fiz a mais longa versão de ‘Smells Like Teen Spirit’ que alguém já fez, uns 22 minutos, e saí do palco, com o orgulho intacto, graciosamente salva."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Derrick Bostrom, Meat Puppets

"Nós fizemos uma semana de shows com o Nirvana no outono de 1993. Sobre o nosso show de Halloween, já na metade, um fã exaltado deu uma pancada na cabeça do Kurt com um tênis. Kurt pegou o artefato ofensivo e olhou pra plateia à procura do culpado. Incapaz de encontrá-lo, Kurt jogou o sapato no chão, abriu a braguilha e encheu o sapato de urina."

Kim Thayil, Soundgarden

"O sucesso do Nirvana chamou atenção para um marketing demográfico previamente ignorado pelo mainstream, e inadvertidamente começou uma corrida do ouro com publicitários, fabricantes, distribuidores de merchandising, coordenadores de moda e imitadores de rock, esses últimos tentaram se igualar na sinceridade, no poder e na sagacidade do Nirvana."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Joey Ramone, Ramones

"É 1995 e eu ainda não encontrei o total nirvana (NE: Joey está fazendo um trocadilho com o real significado da palavra "nirvana", que significa o estado de elevação do espírito segundo o budismo) ...mas espera só! Falando do Nirvana, sinto falta da serenidade, do efeito tranquilizador; sua alma, espírito e angústia; Grandes canções, divertidas e emocionantes. Onde estão os exorcistas quando se precisa deles para acalmar a fera interior?"

Eugene Kelly, The Vaselines/Eugenius

"Minha lembrança favorita do Nirvana foi quando nós reformamos o Vaselines por uma noite para apoiar o Nirvana quando eles tocaram em Edinburgh, Escócia, em 1990. Além disso, foi quando fomos convidados para o Reading Festival em 1991 para cantar 'Molly's Lips'. Inesquecível !"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lee Ranaldo, Sonic Youth

"Nossas bandas tocaram no Reading Festival em 1991, pouco antes do Nevermind ter sido projetado. Perto do fim de um set absolutamente furioso, Kurt saltou sobre os monitores e sobre o corredor dos fotógrafos onde Dave Markey (NE: diretor de cinema, conhecido pelos documentários sobre bandas punks/alternativas) estava filmando o filme da nossa turnê, 1991: The Year Punk Broke. Centenas de braços se ergueram para agarra-lo. Kurt, ainda tocando, foi caminhando até Markey, enfiou a boca no microfone da câmera e disse: ‘Esta é uma escala pentatônica de blues', fazendo graça de si mesmo e de todos os guitar heroes para sempre."

Patty Schemel, Hole

"Eu fui em um desses shows liberados para todas as idades no Community World Theater, Tacoma, em 1987. Uma das bandas tinha o vocalista com um cabelo longo e o baterista tinha um cabelo curto com um bigode. Eles tocaram umas canções do Creedence Clearwater Revival. Eu nem pensei muito sobre isso. Meses depois, fui ver o Nirvana no Vogue, em Seattle. Eu reconheci o vocalista de cabelo longo no palco. 'Oh', eu pensei, ‘esses são os caras dos covers do Creedence.'"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

David Bowie

"Eu simplesmente estava lisonjeado quando descobri que Kurt Cobain gostava do meu trabalho, e sempre quis conversar com ele para saber as suas razões de coverizar 'Man Who Sold the World.' Foi uma boa interpretação direta e soava de forma bastante honesta. Seria bem legal se tivesse trabalhado com ele, mas particularmente falando teria sido muito interessante."

Dale Crover, Melvins

"Minha lembrança favorita do Nirvana era assistir um público de canadenses embabascados sendo detonados quando o Nirvana tocou uma de suas melhores canções, 'Endless Nameless', pela primeira vez."

Steven Tyler, Aerosmith

"As feridas de Kurt eram tão profundas que quando a música flutuava até a superfície depois de ter sido filtrada pela sua alma era algo incorpóreo."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mac McCaughan, Superchunk

"A primeira vez que eu vi o Nirvana, achei eles uma droga. Foi no Lame Fest em Seattle, abrindo para o Tad e Mudhoney no dia em que o Bleach foi lançado. Eu pensei que o sucateamento de equipamentos foi inventado, e que Bleach era um lançamento de baixo custo do Melvins. A próxima vez que os vi foi quando o single 'Sliver' foi lançado. Os 30 primeiros segundos de 'School' me fizeram perceber que eu havia severamente subestimado a banda; a galera estava completamente louca. Grande parte do set do show foi do material que faria parte do Nevermind, logo as canções eram incríveis, uma energia frenética, e o sucateamento de equipamentos parecia ser inevitável, e não inventado."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

David Yow, The Jesus Lizard

"Eu faço Palavras Cruzadas (NE: nesse caso, o jogo de tabuleiro Scrabble) o mais rápido possível, assim como o nosso agente da tour européia. Nós estávamos muito bons e sérios no jogo. Durante uma visita em Chicago, o dito agente da turnê estava sendo esculachado por mim por seis jogos a sete. Ele estava ganhando pela sétima vez, quando eu peguei a última das pedras da minha bolsa e coloquei no meu suporte de madeira. Sem mesmo ter arranjado as letras, elas soletraram a palavra N-I-R-V-A-N-A. Eu coloquei a palavra numa pontuação tripla de palavras completando com a letra N formando Z-O-O-N (NE: "Zoon" na língua inglesa é um termo biológico usado para todo produto derivado de um ovo fecundado), dando me 97 pontos pela palavra e vencendo o jogo."

[an error occurred while processing this directive]

Eric Erlandson, Hole

"Maio ou junho de 91, Jabberjaw, Los Angeles. Um show momentâneo e inesperado durante a produção do Nevermind. Cerca de 400 almas afortunadas clamaram dentro desse pequeno e encardido espaço de arte suando e fedendo. Todo roqueiro vouyerista e todas as bandas nerds estavam lá para ouvir, pela primeira vez, as canções que fariam parte do Nevermind. O show foi uma bagunça, mas, como sempre, o espírito selvagem mas não menos pueril do Nirvana entupiu a sala. Lembro de algum modo das partes decifradas de 'Smells Like Teen Spirit' e 'Lithium', fora o barulho, a confusão e o sentimento de sufoco. O Nirvana era belo como ninguém."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Jonathan Silva

Jonathan Silva, freak de nascença, é um aspirante medíocre a jornalista e interessado em literatura marginal e vídeo games violentos. Começou a ouvir na infância bandas do mainstream do rock nacional até o momento em que descobriu o Iron Maiden. Daí, começou uma miscelânea de estilos, que vai desde o jazz erudito até o mais barulhento das bandas de grindcore, passando por várias esquisitices sonoras. EM pleno séc. XXI, ainda é um comprador de CDs e DVDs, só que gasta com isso um valor bem menor do que gostaria.
Mais matérias de Jonathan Silva.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS