Especial Rock: a guitarra dissonante de Andreas Kisser
Fonte: Saraiva Conteúdo
Postado em 09 de março de 2014
Andreas Kisser é conhecido no rock nacional e internacional por ser o homem no comando dos riffs pesados do Sepultura, banda que integra desde 1987 e com a qual lançou no ano passado seu 11º disco, The Mediator Between the Head and Hands Must Be the Heart.
É num pequeno estúdio em sua casa, em São Paulo, que ele guarda suas guitarras e algumas lembranças da carreira, como um pôster de seu antigo grupo: Esfinge, sucesso na cena alternativa de São Bernardo do Campo em meados da década de 1980.
Andreas Kisser - Mais Novidades
De lá para cá, suas habilidades como músico o levaram a tocar com bandas como Deep Purple, Zack Wild, Black Sabbath, entre outras, que ele ouvia ainda na adolescência, época em que descobria o poder da guitarra.
Aliás, ele guarda muitas memórias desse período, como a primeira apresentação ao vivo durante um festival de ciências da escola, onde ele e seu grupo apresentaram um trabalho sobre o heavy metal, e o pavor que sentiu quando foi escalado para cantar.
A guitarra é um instrumento essencial numa banda de rock e, não raro, os guitarristas disputam de igual para igual os holofotes com os vocalistas. Mais discreto, Andreas diz que nunca foi atraído pelo papel performático no palco e que não consegue nem quebrar instrumentos porque tem "muito carinho por eles".
Perto de completar três décadas no Sepultura, Andreas revela uma vontade ainda não realizada: "fazer um som" com o U2. "É uma banda que influenciou e influencia muito o Sepultura... [Mas] pode não parecer tão óbvio assim", conta ele, relembrando a regravação de Bullet the Blue Sky.
Na série Especial Rock, quatro músicos foram convidados para falar sobre o papel de seus instrumentos (voz, guitarra, baixo e bateria) nesse gênero musical e de suas principais influências. Andreas conta como a guitarra entrou na sua vida e fala sobre dois músicos que, para ele, mudaram a história do instrumento: Jimi Hendrix e Eddie Van Halen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
5 clássicos do rock cuja letra envelheceu mal
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
David Gilmour diz o que achou de assistir O Mágico de Oz com "Dark Side of the Moon"
Geezer Butler revela quem é seu baixista favorito: "Eu o mantenho como o meu herói"
A melhor banda de rock para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire

A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Eminence lança "Silent March" com participação de Andreas Kisser
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



