Especial Rock: a guitarra dissonante de Andreas Kisser
Fonte: Saraiva Conteúdo
Postado em 09 de março de 2014
Andreas Kisser é conhecido no rock nacional e internacional por ser o homem no comando dos riffs pesados do Sepultura, banda que integra desde 1987 e com a qual lançou no ano passado seu 11º disco, The Mediator Between the Head and Hands Must Be the Heart.
É num pequeno estúdio em sua casa, em São Paulo, que ele guarda suas guitarras e algumas lembranças da carreira, como um pôster de seu antigo grupo: Esfinge, sucesso na cena alternativa de São Bernardo do Campo em meados da década de 1980.
Andreas Kisser - Mais Novidades
De lá para cá, suas habilidades como músico o levaram a tocar com bandas como Deep Purple, Zack Wild, Black Sabbath, entre outras, que ele ouvia ainda na adolescência, época em que descobria o poder da guitarra.
Aliás, ele guarda muitas memórias desse período, como a primeira apresentação ao vivo durante um festival de ciências da escola, onde ele e seu grupo apresentaram um trabalho sobre o heavy metal, e o pavor que sentiu quando foi escalado para cantar.
A guitarra é um instrumento essencial numa banda de rock e, não raro, os guitarristas disputam de igual para igual os holofotes com os vocalistas. Mais discreto, Andreas diz que nunca foi atraído pelo papel performático no palco e que não consegue nem quebrar instrumentos porque tem "muito carinho por eles".
Perto de completar três décadas no Sepultura, Andreas revela uma vontade ainda não realizada: "fazer um som" com o U2. "É uma banda que influenciou e influencia muito o Sepultura... [Mas] pode não parecer tão óbvio assim", conta ele, relembrando a regravação de Bullet the Blue Sky.
Na série Especial Rock, quatro músicos foram convidados para falar sobre o papel de seus instrumentos (voz, guitarra, baixo e bateria) nesse gênero musical e de suas principais influências. Andreas conta como a guitarra entrou na sua vida e fala sobre dois músicos que, para ele, mudaram a história do instrumento: Jimi Hendrix e Eddie Van Halen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
O motivo compreensível que levou Mikkey Dee a deixar o King Diamond
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
A música de guitarra que Brian May chamou de uma das mais bonitas já gravadas
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Children of Bodom anuncia show na Espanha para julho de 2027
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
Anthony Kiedis afirma que ficava nervoso quando conversava com Kurt Cobain
O dia em que Peter Frampton quis demitir brasileiro que salvou sua carreira com ideia genial
Por que Renato Russo alterou letra original de "Eduardo e Mônica", segundo biógrafa


A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Eminence lança "Silent March" com participação de Andreas Kisser
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



