Van Halen: o que deu errado na reunião com Hagar em 2004?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 10 de agosto de 2013
A turnê de reunião do VAN HALEN com SAMMY HAGAR em 2004 fazia muito sentido no papel. O grupo estava hibernando fazia seis anos depois de malfadados LP e turnê com o vocalista do EXTREME, GARY CHERONE, e os fãs estavam famintos para ver a banda de novo. DAVID LEE ROTH pode ter parecido a escolha óbvia para um vocalista naquela altura do campeonato, mas tentativas de reuni-lo com a banda naquele período foram feitas em vão. Sem nenhuma outra opção viável, eles buscaram Sammy Hagar, que estava bem disposto a esquecer e perdoar.
A turnê poderia ter sido um enorme triunfo, mas os problemas apareceram antes que uma única nota fosse tocada. Eddie não queria incluir MICHAEL ANTHONY, e Hagar não concordaria com nada a menos que o baixista estivesse na turnê. No fim das contas, Anthony assinou um contrato que reduzia drasticamente sua receita. "Eu também tive que ceder um bando de outras coisas, como porcentagem de cachês e qualquer direito da marca", ele disse à revista estadunidense ROLLING STONE em 2007. "Eu não precisava do dinheiro. Eu decidi entubar aquilo porque pensei que se fosse a última vez que o Van Halen tocasse, eu queria estar lá com eles e com os fãs."
Michael Anthony estava a bordo, mas Sammy ficou chocado quando viu Eddie ao vivo pela primeira vez em quase dez anos. "Parecia que ele não tomava banho há uma semana", ele escreveu em seu livro de memórias de 2011, "Red: My Uncensored Life in Rock". "Ele estava sem um monte de dentes e os que restavam estavam pretos. As botas dele estavam tão gastas que ele tinha emendado com fita adesiva, e o dedão ficava pro lado de fora. Ele veio até a mim, curvou-se como um velho, um cigarro na boca. Ele tinha tido um terço de sua língua removido devido a um câncer e falava com um pouco de ceceio."
O grupo decidira gravar três novas músicas para uma compilação do Van Halen, mas Ed ficava desaparecendo e Sammy começou a temer que a coisa toda desmoronasse. "Ele tinha virado a porra mais esquisita que eu já tinha visto, cru, rude e amargo", ele escreveu. "Eu deveria ter saído andando, mas Eddie tem um lado muito encantador e persuasivo, por onde você sente que ele tem um bom coração. Ele vai superar isso. Ele vai se ajeitar e vamos fazer isso."
Com ajuda do produtor GLEN BALLARD, eles conseguiram registrar três faixas. Daí eles montaram um set focado majoritariamente na era do Van Hagar, algumas músicas da era Roth e as três músicas novas.
Ficara claro para a maioria das pessoas na plateia que Eddie não estava em sua melhor forma, mas poucos sabiam da gravidade de seu problema com a bebida. Hagar e Anthony mal falavam com Eddie nos bastidores, mas por algum milagre nenhum show foi cancelado naquela turnê. Quando ela acabou em Tucson, Arizona em Novembro de 2004, cada um foi pro seu canto. Sammy não fala com Eddie desde então, e Anthony ficou sabendo que havia sido demitido da banda quando leu na internet, anos depois, que o filho de Eddie, WOLFGANG, era o novo baixista.
Apesar de todo o rolo, Sammy Hagar não tem nenhum arrependimento de seu tempo com o Van Halen. "Todo mundo só quer lavar roupa suja, mas sendo totalmente franco, estar no Van Halen foi uma das maiores experiências da minha vida", ele disse em 2011. "Eu não trocaria aquilo por nada. Eu fico com a lama junto."
Ele ainda afirma que outra reunião não está descartada. "Algum dia, antes de todos nos morrermos, claro, porra. Mas pode ser que estejamos com noventa anos."
Comente: Quem é, na sua opinião, o melhor vocalista que passou pelo Van Halen?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps