Doom Metal: três bandas que merecem respeito no estilo
Por Guilherme Niehues
Fonte: Horns Up
Postado em 30 de abril de 2013
Como na matéria anterior sobre METALCORE, que pode ser conferida na Horns Up (www.hornsup.com.br), agora é a hora de trazer outro estilo musical, desta vez o Doom Metal. Porém, o que teremos nessa matéria, é algo sobre o Doom/Death Metal, que para este que vos escreve é um dos seus estilos favoritos. Mas, hoje teremos apenas três bandas que devem ser ouvidas, pois possuem uma qualidade absurda e que merece ser reconhecida pelo trabalho que faz, e claro, não iremos falar de bandas mais famosas como My Dying Bride, Draconian e etc.
The 11th Hour – Lacrima Mortis (2012)
Uma banda bastante recente na cena, formada em 2008, porém que conta com músicos competentes e a altura. Podemos citar então, Ed Warby (Ayreon, Arjen Anthony Lucassen) que executou todo o instrumental neste álbum. Enfim, o que podemos encontrar aqui? A resposta é bastante simples: um death/doom de alta qualidade! The 11th Hour é uma banda que sabe casar muito bem os dois lados da moeda, podendo ser conferido passagens mais soturnas e as mais obscuras e agressivas.
Outro ponto positivo, é a extrema criatividade da banda em conseguir mesclar duas extremidades em uma única música, como é possível ser conferida em We All Die Alone e Reunion Illusion. E cada música permite vivenciar novas experiências em sonoridade, pois as músicas possuem em torno de 7 a 8 minutos, com exceção da última.
De fato, é uma banda que deve sim, ser lembrada quando falamos em Death/Doom Metal!
Doom:VS – Aeternum Vale (2006)
A banda é o que podemos chamar de one-man-band, pois é composta por um único homem (d’oh!). O nome por trás deste trabalho é o guitarrista da banda Draconian, Johan Ericson. Segundo o Metal Archives, a enciclopédia do metal, a banda é rotulada como um Funeral / Doom Metal, mas como não ligamos para rótulos, dizemos que ela deveria estar nesta lista.
Neste projeto, não pense que você irá ouvir uma bela voz feminina contracenando com um vocal gutural. Aqui lhe é apresentado o que a mais de peculiar no estilo, um som pesado, mórbido e que remete facilmente ao lado negro da força! O som sujo e arrastado aliado ao ótimo vocal gutural nos brindam com um material de puro Doom.
De fato, é uma banda que apresentou poucos materiais, apenas dois álbuns, este que lhes foi apresentado e o Dead Words Speak (2008). Mas apesar dos apesares, é uma banda que cumpre o papel que lhes foi dado.
Black Sun Aeon – Routa (2010)
Tuomas Saukkonen, o multi-instrumentista finlandês responsável pela excelente Before the Dawn, criou em 2008 um projeto paralelo denominado Black Sun Aeon.
Um projeto que traz em sua sonoridade o básico do Doom/Death Metal, um som arrastado, pesado e caótica que contracenam com vocal gutural e uma bela voz feminina ao fundo. Basicamente, para quem conhece é a mesma composição feita pela outra ótima banda: Draconian.
Não, caros amigos leitores, não se trata de uma cópia da banda citada acima!
Routa, ainda é um álbum duplo, onde podemos separar e dizer que o primeiro é mais voltado a vertente Doom/Death e o segundo disco, algo mais voltado para o Death propriamente dito.
Vale lembrar que, apenas expomos as bandas, para que vocês tenham conhecimento e se aventurem a descobrir novas bandas, não quer dizer que estes trabalhos e bandas citadas acima são aqueles essenciais no estilo e que tudo o que informamos aqui é a lei. Claro que existem várias outras bandas que poderiam estar nessa lista. Mas, vamos com calma que ainda teremos muitas outras listas!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps