Rock para iniciantes: Kiss

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Lucas Steinmetz Moita, Fonte: Programa MoitaRock
Enviar correções  |  Comentários  | 

Lembra quando você ouviu música pesada pela primeira vez na sua vida? Lembra da identificação que você sentiu por algo que era, até então, desconhecido? Chamar de poser, nos dias de hoje, é a coisa mais comum e fácil do mundo. Mas a verdade é que todos nós já fomos leigos no assunto um dia. Os mecanismos de busca por material de bandas fica mais fácil do que eram antigamente.

753 acessosEm 25/07/1980: Eric Carr subia ao palco pela primeira vez com o Kiss5000 acessosHistória do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos

Não seria bom se, lá atrás, existisse um 'guia' com músicas clássicas e marcantes das bandas que estávamos começando a descobrir? Essa é a intenção desta seção: Um guia prático em 10 passos de como iniciar sua jornada de descobrimento em determinada banda. Iniciando pelas músicas que todos estão carecas de ouvir até algumas pérolas escondidas, sonhamos com um dia em que ninguém pague de "roqueiro" só porque adora Sweet Child O' Mine ou Enter Sandman.

KISS

Polêmica por vender de camisinhas a caixões (produtos nem tão distantes assim, se considerar que ambos servem para envolver algo que poderia ser uma vida em algum momento), o KISS é uma das bandas que mais lucra no mundo com uma variedade infinita de produtos. Mesmo assim, não cedeu ao apelo comercial da industria cultural e hoje, em 2013, lança canções no mesmo estilo do primeiro disco (Kiss), de 1974.

01. Rock And Roll All Nite

Dos 7 bilhões de habitantes deste planeta, não é possível que pelo menos 90% deles nunca tenham ouvido esta música. Tornou-se um hino. Comece por aqui e depare-se com uma grande quantidade de pessoas que se dizem "fãs" da banda e afirmam que esta é a melhor música do Kiss! Adivinhe... provavelmente esta é a única (ou uma das únicas) que o sujeito conhece.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

02. Detroit Rock City

Um pouco menos conhecida e um pouco mais pegada que a anterior, creio que seja o 2º colocado em popularidade no acervo da banda

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

03. Love Gun

Lembra quando algumas pessoas dizem que "Rock And Roll All Nite" é sua música favorita da banda? Pois bem. Com "Love Gun" se identifica com maior facilidade quem realmente é fã do Kiss. Nenhuma das duas situações devem ser generalizadas, mas esta é uma faixa que carrega a preferência de grande maioria das pessoas que acompanham de verdade a banda, desde os primórdios de sua trajetória.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

04. Black Diamond

Hoje é um fato mais comum, embora ainda raro. Mas em 1974 um baterista cantar (quase que completamente) uma música era algo que chamava bastante atenção. Em todas as suas formações, o Kiss sempre manteve a tradição de deixar esta música para a voz do baterista.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

05. Forever

A mais conhecida entre as baladas da banda, "Forever" embalou romances e fez garotas chorarem esperando por um amor idealizado que duraria para sempre. A música é tão bonita que as pessoas nem notam o quanto ela é contraditória se comparada à imagem de liberdade sexual que a banda sempre transpareceu com letras claramente safadjeeenhas.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

06. I Was Made For Lovin You

Em determinado período da carreira, o grupo lançou o álbum Dynasty. Balançou entre o amor e o ódio por seguir uma linha que variava entre o pop e o disco. Mas a versão ao vivo da canção demonstra que o Kiss soube transformá-la em puro rock n' roll durante as apresentações.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

07. War Machine

Embora o vocalista mais presente nas músicas do Kiss seja Paul Stanley, boa parte da popularidade do grupo se deu ao fato de um baixista com a língua gigantesca chamado Gene Simmons. É comum achar fãs-pirulito dizendo que Gene é o vocalista do Kiss, ou o líder da banda, ou alguma bobagem do tipo. De qualquer forma, "War Machine" é a música mais conhecida na voz do baixista e está entre as mais pesadas que a banda já compôs.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

08. Lick It Up

Eu não vou comentar nada. Sério, não vou! Escute a música. Se você não dançar sozinho na cadeira, provavelmente nunca vai gostar de Kiss. Nunca.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

09. Take It Off

Uma das mais animadas/pervertidas/má-influenciadoras/prazerosas/polêmicas músicas do Kiss. Nem tanto pela canção, mas pelo videoclipe. Assista abaixo. Satisfação garantida para todos os homens, héteros (e, convenhamos, para algumas mulheres também).

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

10. Modern Day Dalilah

Encerrando com uma mais recente, de 2009, para provar que a qualidade da banda em mais de 35 anos de carreira não decaiu em absolutamente nada. Essa foi uma boa introdução para quem não conhecia absolutamente nada sobre o Kiss. A esta altura, você provavelmente já está pensando em baixar a discografia completa da banda. Vá em frente. Não haverão arrependimentos.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Texto originalmente publicado em www.moitarock.com

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 07 de março de 2013
Post de 08 de outubro de 2014

Paul StanleyPaul Stanley
"Guitarristas não aprendem a fazer base"

753 acessosEm 25/07/1980: Eric Carr subia ao palco pela primeira vez com o Kiss417 acessosGene Simmons: Na capa da revista britânica Heavy Music Artwork563 acessosMarcos de Ros: Gene Simmons, o Capitalista Malvadão509 acessosAce Frehley: "Anomaly" ganha versão deluxe; ouça música inédita0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Kiss"

KissKiss
"Procure uma igreja evangélica para esclarecimento"

KissKiss
"Temos orgulho de sermos ricos", diz Stanley

Collectors RoomCollectors Room
Baixos, guitarras, calcinhas, e máquina de pinball do Kiss?

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Kiss"

CuriosidadesCuriosidades
Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos

RefrãosRefrãos
Alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

MetallicaMetallica
Músicos regravam o St. Anger "da forma correta" - ouça

5000 acessosBateristas: os dez músicos mais loucos de todos os tempos5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19815000 acessosA História Impopular dos Rolling Stones - Livro 1 - Brian Jones5000 acessosMetal Hammer: Vocalistas com infâncias problemáticas5000 acessosOzzy Osbourne: comendo oferenda de macumba no Rock in Rio5000 acessosRamones: veja o primeiro press-release oficial da banda

Sobre Lucas Steinmetz Moita

Formado em Jornalismo pela Unisinos, atua em duas áreas bastante bipolares: música pesada e teologia. Proprietário do site CristianismoHardcore.com.br, atuou durante 5 anos com o Programa MoitaRock, entrevistando diversos artistas nacionais e internacionais (como Andre Matos, Angra, Sebastian Bach e Blind Guardian). O Programa MoitaRock foi extinto, mas o trabalho com vídeo e entrevistas continua em HeavyTalk.com.br, ao qual também administra.

Mais informações sobre Lucas Steinmetz Moita

Mais matérias de Lucas Steinmetz Moita no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online