Rock para iniciantes: Kiss
Por Lucas Steinmetz Moita
Fonte: Programa MoitaRock
Postado em 07 de março de 2013
Lembra quando você ouviu música pesada pela primeira vez na sua vida? Lembra da identificação que você sentiu por algo que era, até então, desconhecido? Chamar de poser, nos dias de hoje, é a coisa mais comum e fácil do mundo. Mas a verdade é que todos nós já fomos leigos no assunto um dia. Os mecanismos de busca por material de bandas fica mais fácil do que eram antigamente.
Não seria bom se, lá atrás, existisse um 'guia' com músicas clássicas e marcantes das bandas que estávamos começando a descobrir? Essa é a intenção desta seção: Um guia prático em 10 passos de como iniciar sua jornada de descobrimento em determinada banda. Iniciando pelas músicas que todos estão carecas de ouvir até algumas pérolas escondidas, sonhamos com um dia em que ninguém pague de "roqueiro" só porque adora Sweet Child O' Mine ou Enter Sandman.
KISS
Polêmica por vender de camisinhas a caixões (produtos nem tão distantes assim, se considerar que ambos servem para envolver algo que poderia ser uma vida em algum momento), o KISS é uma das bandas que mais lucra no mundo com uma variedade infinita de produtos. Mesmo assim, não cedeu ao apelo comercial da industria cultural e hoje, em 2013, lança canções no mesmo estilo do primeiro disco (Kiss), de 1974.
01. Rock And Roll All Nite
Dos 7 bilhões de habitantes deste planeta, não é possível que pelo menos 90% deles nunca tenham ouvido esta música. Tornou-se um hino. Comece por aqui e depare-se com uma grande quantidade de pessoas que se dizem "fãs" da banda e afirmam que esta é a melhor música do Kiss! Adivinhe... provavelmente esta é a única (ou uma das únicas) que o sujeito conhece.
02. Detroit Rock City
Um pouco menos conhecida e um pouco mais pegada que a anterior, creio que seja o 2º colocado em popularidade no acervo da banda
03. Love Gun
Lembra quando algumas pessoas dizem que "Rock And Roll All Nite" é sua música favorita da banda? Pois bem. Com "Love Gun" se identifica com maior facilidade quem realmente é fã do Kiss. Nenhuma das duas situações devem ser generalizadas, mas esta é uma faixa que carrega a preferência de grande maioria das pessoas que acompanham de verdade a banda, desde os primórdios de sua trajetória.
04. Black Diamond
Hoje é um fato mais comum, embora ainda raro. Mas em 1974 um baterista cantar (quase que completamente) uma música era algo que chamava bastante atenção. Em todas as suas formações, o Kiss sempre manteve a tradição de deixar esta música para a voz do baterista.
05. Forever
A mais conhecida entre as baladas da banda, "Forever" embalou romances e fez garotas chorarem esperando por um amor idealizado que duraria para sempre. A música é tão bonita que as pessoas nem notam o quanto ela é contraditória se comparada à imagem de liberdade sexual que a banda sempre transpareceu com letras claramente safadjeeenhas.
06. I Was Made For Lovin You
Em determinado período da carreira, o grupo lançou o álbum Dynasty. Balançou entre o amor e o ódio por seguir uma linha que variava entre o pop e o disco. Mas a versão ao vivo da canção demonstra que o Kiss soube transformá-la em puro rock n' roll durante as apresentações.
07. War Machine
Embora o vocalista mais presente nas músicas do Kiss seja Paul Stanley, boa parte da popularidade do grupo se deu ao fato de um baixista com a língua gigantesca chamado Gene Simmons. É comum achar fãs-pirulito dizendo que Gene é o vocalista do Kiss, ou o líder da banda, ou alguma bobagem do tipo. De qualquer forma, "War Machine" é a música mais conhecida na voz do baixista e está entre as mais pesadas que a banda já compôs.
08. Lick It Up
Eu não vou comentar nada. Sério, não vou! Escute a música. Se você não dançar sozinho na cadeira, provavelmente nunca vai gostar de Kiss. Nunca.
09. Take It Off
Uma das mais animadas/pervertidas/má-influenciadoras/prazerosas/polêmicas músicas do Kiss. Nem tanto pela canção, mas pelo videoclipe. Assista abaixo. Satisfação garantida para todos os homens, héteros (e, convenhamos, para algumas mulheres também).
10. Modern Day Dalilah
Encerrando com uma mais recente, de 2009, para provar que a qualidade da banda em mais de 35 anos de carreira não decaiu em absolutamente nada. Essa foi uma boa introdução para quem não conhecia absolutamente nada sobre o Kiss. A esta altura, você provavelmente já está pensando em baixar a discografia completa da banda. Vá em frente. Não haverão arrependimentos.
Texto originalmente publicado em www.moitarock.com
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps