The Beatles: 50, 100, 1000 anos do Sargent Peppers
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Whiplash
Postado em 06 de junho de 2012
Meu filho está prestes a completar mais um aniversário. Ainda são muito recentes em minha lembrança as primeiras músicas que eu cantei para niná-lo. Filho meu tem que gostar de música boa, eu pensei e penso. E por isso, nada melhor do que niná-lo cantando canções de um dos melhores discos já lançados (senão o melhor, mas, com certeza o mais revolucionário). E assim, eu me balançava com ele em uma rede na varanda de casa cantando as músicas do Sargent Peppers, na ordem do disco e à medida que eu sabia as letras (sempre misturo a letra da primeira Sgt. Peppers e da reprise e nunca decorei a letra de "Being For The Benefit of Mr. Kite"). O pequeno João Daniel logo adormecia nos meus braços e uma vez encerrou uma crise de choro ouvindo "Geting Better", comigo carregando bastante no Beeeeeeeeter.
Talvez não tenha sido correto misturar dois idiomas nos ouvidinhos tão novinhos do meu filho e às vezes me pergunto se não é essa a causa dele ainda falar numa língua só dele e só agora, quase aos dois anos, ele ter começado a dizer algumas palavras em português, inclusive a mais esperada: "papa".
Não tive a sorte do João Daniel, mas, se essas foram as primeiras músicas que ele ouviu, esse disco foi um dos primeiros que comprei, ainda em fita cassete, no meio da adolescência. Muito da arte de Peter Blake se perdia no diminuto artefato, mas isso nem importava muito naquela época de vacas tão magras e descobertas musicais. Já eram músicas mais velhas que eu na época, mas tiveram um papel importante na minha adolescência e juventude. Nada daquilo era o metal que eu tinha recém descoberto e tinha virado minha cabeça de magrelo espinhento. Algumas nem mesmo podem ser classificadas como rock, como "Within or Without You" repleta de referências indianas ou a jazzística "When I Am Sixty Four" (que tinha os metais ainda mais evidenciados devido a um problema na gravação que eliminava a voz de Paul McCartney em boa parte da faixa).
Este disco influenciou gerações nos últimos 50 anos e deve continuar influenciando, pelo menos pelos próximos 64. Lançado em primeiro de junho de 1967, na Inglaterra, depois que a banda já tinha se desviado do iê-iê-iê básico dos primeiros discos, flertado abertamente com a psicodelia em "Rubber Soul" e "Revolver" e abandonado as turnês, o disco lança as bases de praticamente tudo o que foi feito no rock a partir dali. Ainda não dá pra evidenciar algo de Heavy Metal como acontece facilmente em Helter Skelter, do também excelente álbum branco, tida por muitos como a primeira canção do gênero, mas alguns acordes da faixa titulo carregam um pouco mais de peso, fazendo com que, mesmo com exagero (vejam bem!), possamos considerá-la como um antigo ancestral do tipo de música que apareceria anos mais tarde pelas mãos do BLACK SABBATH e dos próprios BEATLES na faixa que já citei.
"Homenageada" de diversas formas, como no interessante álbum de covers da ANDY TIMMONS BAND, ou num bloco carnavalesco chamado Sargento Pimenta (!!!), ou mesmo através das dezenas de capas baseadas na sua, esta obra continuará influenciando gerações de músicos e pessoas comuns. E nos quarenta e cinco anos deste que é "O" álbum, indico duas matérias aqui do Whiplash repletas de curiosidades.
Na primeira, um interessante infográfico com todos as pessoas retratadas na colagem de Peter Blake:
Na segunda, conceitos, curiosidades e mais informações faixa-a-faixa para ler e reler.
Ainda sobre a capa, esta galeria do UOL mostra, além das fotos que aparecem no álbum outras fotos das pessoas retratadas.
Ainda hoje, quando escuto "When I Am Sixty Four", espero não ouvir a voz de Paul (não sei se o problema ocorreu em todas as gravações ou se fui "sorteado"). Não porque eu não queira ouvir a voz do sir, mas por que quero recordar daqueles tempos, em que a vida era um grande livro aberto e eu ainda podia cantar "When I Am Sixteen". Um dia, o João Daniel ninará o meu neto cantando as canções deste disco imortal.
Trechos de "Eight Days A Week", mesmo falando 'ei-dei-zuí', ele já sabe cantar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
"Não tenho mais qualquer relação com Wolf Hoffmann", declara Udo Dirkschneider
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Aquiles Priester vetou ida de Thiago Bianchi ao Angra? Vocalista esclarece história
A resposta de Cliff Burton a quem diz que Metallica se vendeu no "Master of Puppets"
A banda que o ex-Guns N' Roses Bumblefoot chama de "trilha de Satanás para um funeral"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Nova música do Sepultura é elogiada em matéria da Metal Hammer
A música do Led Zeppelin que John Bonham sabotou de tanto que odiava
A banda de rock nacional que é cobrada por não ser tão rock, segundo Paulo Ricardo
Slash revela quem é o top dos tops na guitarra: "Não tem como ser mais bacana"
Beatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?

A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
As únicas três vezes que os Beatles foram superados por artistas da Motown
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
As 5 músicas dos Beatles que Bob Dylan cantou ao vivo
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



