Dyluvian
Por Miguel Bahia
Fonte: Dyluvian
Postado em 06 de julho de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Já faz muito tempo que o Dyluvian, uma das primeiras bandas de metal melódico/progressivo do Recife, iniciou sua carreira. Era o ano de 1997 quando deram seus primeiros passos inspirados por uma geração que fazia o gênero explodir em cada país do mundo. Angra, Stratovarius, Blind Guardian, Dream Theater, Elegy, Symphony-X, entre outros nomes, contribuíram para que a segunda metade dos anos 1990 trouxesse um grande renascimento para o Heavy Metal (que, além de tudo, contou com a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith ao Iron Maiden; e com grandes álbuns de membros da velha guarda como Savatage, Helloween e Gamma Ray).
No embalo desse novo cenário, uma das primeiras formações do Dyluvian entrou em estúdio para lançar seu primeiro CD-Demo que, em 1999, chamou a atenção da gravadora paulistana Megahard Records. De contrato assinado, a banda iniciou imediatamente um período de gravações onde não faltaram obstáculos. O mais grave deles, sem dúvida, foi o acidente de bicicleta que envolveu o baterista original da banda, Daniel Barkokebas – que apesar das sequelas de fala e movimentos, continua até hoje lutando por sua melhora e convivendo com seus companheiros de banda.
Na época, entretanto, esse e outros obstáculos adiaram o lançamento do debut do grupo para o ano de 2003. A batalha foi recompensada e os comentários extremamente elogiosos em torno do disco partiram tanto da imprensa quanto dos fãs, todos unânimes em reconhecer o poder de fogo da banda para criar músicas pesadas, marcantes, variadas e dotadas de personalidade própria.
Distribuído mundo afora, The Fall of the House of Usher atingiu a marca do quinto disco mais vendido no Japão durante o mês de seu lançamento – marca importante para um grupo que apenas estreava no mercado fonográfico, e sem contar com o apoio de uma gravadora major.
O tempo passou, a banda reformulou sua line up e participou de festivais locais importantes, mas as pressões financeiras acabaram desmembrando o grupo: o guitarrista Gustavo Aragão emigrou para o Canadá; o baixista Dário Moran para os Estados Unidos; e o vocalista Sergio Gaia para São Paulo. A sensação do quanto o Dyluvian ainda poderia realizar, no entanto, nunca desapareceu por completo.
Foi assim que nos últimos três anos, esses três velhos amigos – únicos membros desde a primeira demo da banda –voltaram a reunir-se. Entre um encontro e outro (somente possíveis em rápidas visitas dos três a sua cidade natal) e contando com a ajuda da tecnologia, que os permitiu trabalhar à distância, o Dyluvian veio compondo novas músicas para o seu esperado disco de retorno.
Contando com convidados na bateria, nos teclados (João Nogueira, que também divide a autoria de uma das faixas do álbum) e as participações especiais no baixo de Arnoldo Guimarães e Jorge Henrique, o Dyluvian já se prepara para concluir as gravações de A great time from here, um disco que promete superar as melhores expectativas.
O título do álbum já denuncia a fé que impulsionou sua criação: a necessidade de viver o presente; e enfrentar seus obstáculos de pé. A maturidade adquirida pelos seus membros através dos anos levou a música do Dyluvian a outro patamar de composição e produção.
Bem mais próximas do metal progressivo que do power metal melódico, o novo material da banda, entretanto, opta por um caminho direto, que cativa o ouvinte nos primeiros instantes.
Pesado, vigoroso, moderno, melodioso e maduro. O Dyluvian está de volta.
Let’s have a great time from here!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
Pete Townshend ficou "incrivelmente decepcionado" com seu herói Bob Dylan
O Reggae dos Titãs que se tornou super hit em versão acústica
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou

Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



