RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Supla conta como Erasmo Carlos fez para ele sua última música antes de morrer

"A época mais saudável no Reino Unido foi durante a Segunda Guerra Mundial", diz Blaze Bayley

A tatuagem de Nando Reis inspirada em Janis Joplin - que deu errado e foi coberta

O argumento de Kurt Cobain para desejo de Nirvana soar como Bob Dylan

A música mais subestimada do Megadeth da história, segundo Dave Mustaine

Greg Mackintosh abre o jogo sobre demissão de ex-baterista do Paradise Lost; "Foi um pesadelo"

A música do The Who que nasceu para celebrar a vida, mas virou hino do declínio juvenil

O estilo musical que os roqueiros odiavam e depois apaixonaram, segundo Nasi

O maior cantor de todos os tempos, segundo o lendário Glenn Hughes

As duas bandas do rock nacional que viveram casamento e acabou em traição

Shows longos fizeram com que Matt Cameron decidisse sair do Pearl Jam

Jason Bittner insinua que não recebeu nenhum aumento durante seus 7 anos no Overkill

Judas Priest celebrará "Sad Wings of Destiny" e "Turbo" nos shows de 2026

A canção que foi idealizada como continuação de "Hotel California", clássico dos Eagles

Como Rob Halford conseguiu impedir Dave Mustaine de prejudicar o Testament?


70000TonsOfMetal

Woodstock, Breve 1969

Por Rodrigo Schwarz
Fonte: Projeto Banda Independente
Postado em 08 de julho de 2009

Foram três dias de paz, amor e música de graça. Das 650 mil pessoas que estiveram em Woodstock, menos de 200 mil compraram ingressos. O restante derrubou as cercas. Mas a trôpega organização não impediu que o evento se tornasse o maior festival de rock de todos os tempos e um dos ápices da contracultura americana. O elenco do festival, uma seleção dos sonhos montada com o melhor da safra roqueira sessentista, só precisou de um palco para fazer história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Woodstock abriu – com três horas de atraso, é claro – ao som do violão de Ritchie Havens. Ele estava originalmente programado para ser a quinta atração a subir no palco. Mas até os músicos tiveram dificuldade de transpor o congestionamento de carros que levava até a pequena cidade de Bethel, no Estado de Nova York. Como Havens era um dos únicos artistas presentes, foi atirado ao palco para acalmar o público impaciente. "Eu só queria sobreviver!", lembra Havens.

Além de reunir ícones como Jimi Hendrix, The Who, Janes Joplin, entre outras dezenas de estrelas, o festival também revelou talentos. Santana, o jovem mexicano que tocava em pequenos clubes de San Francisco, apresentou-se diante de um oceano de pessoas. O novato se apoderou do palco como um leão, entregando uma das performances mais memoráveis do evento. Santana entrou como um desconhecido e deixou Woodstock com o status de lenda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nem todos tiveram a mesma sorte. Uma das bandas mais emblemáticas da cena hippie, o Grateful Dead, tocou apenas quatro músicas. O palco estava dando choque e do amplificador do baixista Phil Lash saía a transmissão de rádio do helicóptero que sobrevoava o evento.

Esse é só um exemplo das inúmeras trapalhadas da organização. No meio do festival, acabaram os cigarros nos camarins. Alvin Lee, guitarrista do Ten Years After, caminhou em direção ao público, para filar alguns. Voltou com 20 baseados – ninguém tinha cigarros "caretas".

A desorganização foi tanta que Jimi Hendrix tocou depois do último dia do festival. Sim, o evento, que durou oficialmente de sexta a domingo, teve ainda na segunda-feira de manhã o show do guitar hero. Restavam ainda 35 mil pessoas, que viram Hendrix tocar "The Star-Splanged Banner". Ele transformou o hino americano em um protesto sem palavras contra a Guerra do Vietnan. Com sua guitarra, Hendrix intercalou a reverenciada melodia do hino com o som de bombas caindo. O músico lembrou a todos que o significado de Woodstock transcendia a música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi o ponto mais alto de um movimento que morreria antes do final da década. Naquele mesmo ano, 1969, os hippies comandados por Charles Manson maculariam o lema de paz e amor ao assassinar a atriz Sharon Tate. A década foi fechada pelo desastroso show dos Rolling Stones em Altmont, em San Francisco. O assassinato de um fã cimentou de vez a aura pacifista da década.

Rodrigo Schwarz é jornalista e escritor. Escreve sobre cultura no jornal A Notícia, de Santa Catarina. É autor do romance "A Iha dos Cães" (Bertrand Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS