RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A única música do Metallica que todos os integrantes que passaram pela banda tocaram ao vivo

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame

Matt Heafy deixa falsa modéstia de lado e insinua que Trivium pode ser "o novo Metallica"

O melhor álbum dos últimos cinco anos de acordo com Myles Kennedy

O clássico do Megadeth que fez sucesso antes de ser lançado de forma oficial


Bangers Open Air
Pierce The Veil

Fifth Angel - Power norte-americano com categoria européia

Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de junho de 2007

Seattle, meados dos anos oitenta: Queensryche com "The Warning" (84) e Fifth Angel com seu "Fifth Angel" (86) são exemplos do que há de melhor no cenário metálico da cidade nesta época. Ambos soavam diferentes e, por que não dizer, mais maduros, do que a grande maioria das bandas desta safra norte-americana.

Aqueles que tinham vontade de montar um grupo de Heavy Metal ficariam ainda mais empolgados depois do sucesso que foi o primeiro EP do Queensryche. E foi neste clima otimista que o Fifth Angel iniciou suas atividades em 1983, com James Byrd (guitarra), Ted Pilot (voz) e o excelente Ken Mary (bateria), sendo que posteriormente a formação se completou com Ed Archer (guitarra) e Kenny Kay (baixo). Archer, Mary e Pilot já tocavam na escola em uma banda chamada Ridge, que mesmo tendo chegado ao primeiro lugar nas tradicionais competições "Battle Of The Bands", nunca gravaram um álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao invés de seguir o caminho dos outros conjuntos que tocavam exaustivamente pelo circuito de bares e clubes da região, o Fifth Angel optou por se concentrar em escrever composições e refinar antigos arranjos. E o fruto de todo este trabalho foi uma fita-demo com quatro canções disponibilizada em 84, prontamente aprovada pelo selo independente Shrapnel Records, o que possibilitou assinarem um contrato para a gravação e lançamento de seu primeiro registro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fifth Angel
(1986 / Shrapnel Records – 1988 / CBS/Epic Records)

Seu debut auto-intitulado foi gravado em 1985 e chegou às prateleiras no ano seguinte, com todas as canções da demo fazendo parte de seu repertório. Apesar do elevado desempenho técnico de cada um de seus músicos, a grande estrela era seu guitarrista James Byrd. Virtuoso, seus riffs e solos revelam influências claras de UFO e MSG, mas eram espontaneamente metálicos, como se pode perceber na canção que deu nome à banda, ou ainda nas excelentes "In The Fallout", a veloz "Call Out The Warning" e "Only The Strong Survive".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com uma gravação cristalina, o resultado final soava próximo ao Power Metal que era feito no velho continente, muito bem estruturado e com ótimas melodias. A repercussão foi tal que o Fifth Angel passou os dois anos seguintes sendo entrevistado por inúmeras revistas especializadas, inclusive a conceituada Kerrang.

Apesar de todas as resenhas positivas, o baixista Kay abandona seu posto e é rapidamente substituído por John Macko. Sobre este fato, Byrd e Pilot comentam que seu ex-baixista nem sequer havia participado das gravações do álbum, e que tinha perdido totalmente o interesse pela música.

A banda possuía um número crescente de fãs espalhados pelos EUA e Europa, mas lamentavelmente tocou apenas em duas ocasiões: uma onde mostrou sua música à gravadora CBS/Epic e outra no Paramount Theater, na própria Seattle. A Tour "Riding On The Wings", que era para acontecer entre 1986 e 1987, onde abririam para o Iron Maiden, acabou não dando em nada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas como foi dito, seu álbum conseguiu uma repercussão que não passou em branco, tanto que a CBS/Epic resolveu investir no Fifth Angel e assinou um contrato para sete álbuns, tendo ainda Derek Simon como gerente de seus negócios (talvez o leitor se lembre deste nome, pois foi este Derek quem trabalhou com o Dream Theater no início de sua carreira).

O primeiro passo foi relançar seu debut em 1988 – com uma capa muito mais atraente e moderna – com uma distribuição de maior alcance. Apesar de estarem em uma grande gravadora, terem um bom contrato e uma gestão eficiente de toda a papelada, entre outras facilidades, qual não foi a surpresa ao se saber que James Byrd estava fora da banda!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Posteriormente, o guitarrista revelou uma história bem confusa, onde o acordo original entre os três compositores principais (Byrd, Pilot e Archer) dizia que cada um receberia um terço da verba, não importando quem fosse o autor das canções. Mas, como agora o relacionamento era com uma nova gravadora, Pilot e Archer disseram a Byrd que, ou ele assinava um contrato alternativo desistindo de seus direitos de publicação, ou o Fifth Angel desistiria da CBS. Byrd cedeu e assinou sob as novas condições. O resultado é que mesmo assim o guitarrista acabou sendo demitido duas semanas depois pela empresa que administrava os negócios do grupo e, pior ainda, o comunicado veio pelo correio.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Time Will Tell
(1989 / Epic/CBS Records)

Assim sendo, o Fifth Angel agora tinha Kendall Bechtel como guitarrista. Seu próximo disco deveria contar com a produção de Terry Date, mas o grupo deveria esperar ainda alguns meses para que este conseguisse uma brecha em sua agenda. Oras, depois de dois anos sem tocar ao vivo ou gravar, todos estavam ansiosos para entrar em estúdio. Como não estavam a fins de encarar mais alguns meses no ostracismo, deixaram a gravação aos cuidados de Terry Brown.

Mesmo sem toda a virtuose de seu ex-guitarrista, "Time Will Tell" foi lançado em 89 e continuou apresentando um excelente trabalho nas guitarras, mas no geral havia algumas mudanças. Com faixas mais diversificadas, indo do rápido e pesado, passando por ocasiões mais Hard Rock e ainda uma sutil exploração do progressivo, o Fifth Angel apresentou ótimas canções como "Cathedral", "Midnight Love", "Seven Hours", "Wait For Me" e um cover para "Lights Out", do UFO. E, para deleite de seus fãs, gravaram ainda um vídeo para a faixa-título.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Time Will Tell" novamente obteve grande aceitação entre o público, e inclusive é lembrado com carinho pelos brasileiros, pois este belo registro foi lançado por aqui junto com outras ótimas bandas, na série "Metal Giants", e causou ótima impressão entre os headbangers.

Novo disco e bem apoiado pela gravadora. Tudo pronto para enfim excursionarem, certo? Errado. Logo depois deste álbum chegar às lojas, o Fifth Angel encerrou suas atividades. Já era indicação de problemas o fato de Ken Mary, durante a sessão de fotos promocionais de sua banda, ir tocar com Alice Cooper, além da provável pressão de suas famílias para que seguissem uma carreira mais estável, não tendo a música como prioridade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Atualmente Ted Pilot não canta, mas continua trabalhando com bocas. O cara seguiu os passos de seu pai e virou dentista, especializando-se em tratamento de canal, e com um consultório na própria Seattle. O guitarrista Ed Archer também continua nesta cidade trabalhando em alguma empresa que envolve aparelhos de alta tecnologia. John Macko foi outro que abandonou a música, está morando na Flórida, trabalhando com consultoria e cuidando de sua família.

James Byrd e Kendall Bechtel acabaram por se tornar bons amigos e ainda estão na área de Seattle. Inclusive Byrd se surpreendeu com a versatilidade de Bechtel, pois este se revelou um ótimo cantor depois de alguns anos de estudo, tanto que trabalharam no álbum "Crimes Of Virtuosity", do projeto "Atlantis Rising", que nada mais é do que um dos inúmeros álbuns-solo de James Byrd. Kendall montou ainda o Atom, que mistura Hard Rock dos anos 70 com algo mais moderno, e tem dois discos lançados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De todos, Ken Mary é provavelmente o mais bem sucedido, pois além de tocar com grandes nomes do Heavy Metal como Accept e Chastain, também montou uma companhia de engenharia de gravação e produção chamada Phish Sonic, com escritórios em Los Angeles e Phoenix.

Ninguém entendeu o que realmente aconteceu com o Fifth Angel. Talvez fossem muito pesados para a cena glam da época, não conseguindo tocar nas rádios para as grandes massas, vai saber... Algumas revistas alardeavam que seria "a próxima grande banda", e até hoje há quem diga seu debut era similar aos "Keepers" do Helloween, lançados somente alguns anos depois, o que é um exagero.

Mas o fato é que seus dois registros estão longe de soarem datados depois de todo este tempo e tinham potencial para chegar ao sucesso comercial, mas alguém em meio a isso tudo não soube direcionar corretamente esta energia.

[an error occurred while processing this directive]

Fonte: www.fifthangel.net

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Comitiva
Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".
Mais matérias de Ben Ami Scopinho.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS