69 Eyes
Postado em 06 de abril de 2006
Tudo comecçou com o surgimento do glam metal na década de oitenta. Apaixonado por essas bandas, principalmente por Hanoi Rocks e Guns n´Roses, Jyrki 69 (vocalista) foi passar um verão nos Estados Unidos. Após assistir a apresentação de várias bandas do estilo ele voltou para a sua terra natal, a gélida Finlândia, com a idéia de formar uma banda! Em uma festa em Helsinque, onde residia, ele e alguns amigos enchiam a cara e ouviam um clássico do estilo, o álbum Apettite For Destruction do Guns n´Roses. Um dos garotos presentes na festa pegou uma guitarra e começou a tocar junto com o disco as partes de Slash. Jyrki se empressionou. Algum tempo depois eles se encontraram em um bar. Jyrki perguntou se o guitarrista não estaria disposto a montar uma banda. Seu nome era Bazie. Se reuniram ao grupo o guitarrista Timo-Timo, o baixista Archzie e o cárismático baterista Jussi 69.
Após alguns ensaios apenas para se divertir a coisa começou a ficar mais séria. Resolveram gravar um disco, mas faltava o produtor. Coincidentemente Jyirki conhece em uma festa o guitarrista da banda Stratovarius, Timmo Tolkki. Tolkki concorda em produzir o primeiro álbum da banda. Após um single lançado em 1990 entitulado Sugarman, a banda se apresenta em alguns shows na sua cidade natal, Helsinque, e somente em 1992 lança o seu preimeiro álbum "Bump n´Grind", um hard rock mesclado com influências de Iggy Pop e Motorhead. O álbum não chamou muita atenção no cenário musical da época, mas eles não desistiram e tentaram outros lugares mais exóticos. Então é lançado apenas no japão o album "Motor City Resurrection", uma coleção de musicas do primeiro álbum entre algumas musicas novas e destaque para um cover de "Deuce" do Kiss.
Em 1995 eles lançam o álbum "Savage Garden" produzido em parceria da banda com Timmo Tolkki. O álbum agora é bem mais hard rock, com destaque para as musicas "Lady Luck" e "Mr. Pain". Eles seguem em turnê pela Itália, Suécia e Inglaterra.
Em 1996 os tempos são outros. Bandas novas surgem com um som mais moderno, como Marilyn Manson e Nine Inch Nails, e impressionam os integrantes da banda. Em 1997 eles lançam o álbum "Wrap Your Troubles in Dreams" produzido apenas por Timmo Tolkii. Esse álbum além de uma versão dark industrial para a música "Call Me" do Blondie conta com uma participação do vocalista Ville Vallo, amigo de Jyrki, que futuramente formaria a famosa banda HIM.
São contratados pela Roadrunner Records alemã e lançam o seu primeiro álbum fora da Finlândia em 1999, o aclamado "Wasting the Dawn", agora com fortes influências de Sisters of Mercy, The Doors, Type O Negative e Danzig. O álbum é bem mais sombrio e a voz de Jyiki está bem mais grave, no estilo que os consagraria, o gótico.
Após uma bem sucedida excurssão por toda Europa eles entram em estúdio com o novo produtor Johnny Lee Michaels que se tornaria o sexto membro da banda e deixa o som mais emcorpado. Em 2000 lançam o seu melhor álbum até a época, o abençoado "Blessed Be" com pérolas do gótico moderno: "Gothic Girl","Brandon Lee" (homenagem ao ator morto durante as filmagens do filme "O Corvo"), "The Chair" e "Velvet Touch", atingem as paradas européias e até ganham disco de ouro em sua terra natal e na Alemanha! Tocam nos maiores festivais góticos europeus como o Me´ra Luna na alemanha ao lado de bandas como Paradise Lost.
Novamente em outubro de 2001 a banda entra em estudio com o mesmo produtor e em 2002 lança o álbum "Paris Kills" mantendo a fórmula dos dois álbuns anteriores e entrando de vez para o mainstreen europeu, se firmando como umas das principais bandas góticas da atualidade. O disco contem ótimas musicas como a sensual "Dance D´Amour", a rápida "Crashing High" e a empolgante "Betty Blue". Já sendo uma banda grande na europa, passam dois anos em turnê. O seu vocalista Jyrki se apresenta em casas góticas como DJ e tem um coluna numa das maiores revistas góticas da europa.
Em 2003 chega a vez de uma coletânea chamada "Framed In Blood" que abrange toda a carreira da banda, e o primeiro DVD, o maravilhoso "Helsinque Vampires", que contem um show ao vivo gravado dia 23 de novembro de 2002 e ainda com todos os vídeos da banda e vários extras, imperdível para qualquer fã.
Em janeiro de 2003 foi lançado o terceiro single do disco, "Crashing High", e no final de 2003 foi lançado o disco "Framed Im Blood", um recompilatório de músicas de maior sucesso dos discos anteriores. Em maio de 2004, enquanto a banda seguia fazendo vários shows na Finlândia e Jyrki e Jussi atuando com DJs em vários lugares da Europa, lançam o single "Lost Boys" e em setembro o segundo single "Devils"pouco antes do lançamento do disco com o mesmo nome. Em 2005, a banda relançou o álbum "Motorcity Resurrection" em uma versão expandida com 22 músicas, na Finlândia, e no embalo, o terceiro single "Feel Berlin" Em janeiro de 2005, a banda recebe disco de ouro pelas vendagens de "Devils", e para promover ainda mais o novo disco, a banda grava dois clipes, "Devils" e "Lost Boys", esse último, sendo filmado nos EUA e dirigido por Bam Margera. Ainda no primeiro semestre de 2005, a banda faz várias apresentações pela Europa e no Japão, enquanto o quarto single "Sister Of Charity" é preparado para ser lançado em Junho. Para o segundo semestre de 2005 a banda tem agendado pela primeira vez alguns shows na América Latina. No Brasil o show acontece no dia 15 de outubro, em São Paulo. Uma oportunidade para os fãs brasileiros poderem ver esta grande banda pela primeira vez ao vivo. Quem já os viu uma vez recomenda.
Colaboração: Beatriz
www.the69eyesbrasil.art.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush
Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Como foi ver de perto a expulsão de Rita Lee dos Mutantes, segundo Ritchie

Supla canta Ramones com o The 69 Eyes em São Paulo
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers



