Mudhoney
Postado em 06 de abril de 2006
Por Bruno Prado
Não há como falar em Mudhoney sem contar a história do movimento grunge. A cidade de Seattle deixou marcas definitivas no cenário pop quando o mundo descobriu e consumiu até gastar o som das bandas da região: as grunges.
Mark Arm, vocalista e guitarrista, é um dos responsáveis pelo surgimento do estilo. Ao lado de um amigo de escola, o também guitarrista Steve Turner, formou o Green River – lendário grupo que trazia em sua formação Stone Gossard e Jeff Ament. Os garotos eram amantes dos riffs fantasmagóricos do Black Sabbath, mas as limitações técnicas os aproximavam mais dos três acordes do punk rock. Em 1987, o grupo entraria para a história ao gravar pelo selo Sub Pop o que se tornaria a pedra fundamental do grunge: o EP Dry As Bone.
Com a saída de Stone Gossard e Jeff Ament, que mais tarde formariam o Pearl Jam, Arm e Turner recrutaram o baixista Matt Lukin, (que tocara com os Melvins e que futuramente seria homenageado pelo Pearl Jam, em "Lukin"), e o baterista Dan Peters.
Inspirados pelo filme Mudhoney (1965), de Russ Meyer, os músicos do Green River passaram a atender por um novo nome.
Em 1988, a banda assina um contrato com o selo Sub Pop e lança seu primeiro álbum, o visceral Superfuzz Bigmuff, o nome, que remete aos pedais de efeitos utilizados por Jimi Hendrix, MC5 e Stooges, já diz tudo. É o som do Mudhoney em seu estado mais bruto, com Mark Arm e Steven Turner, detonando suas guitarras pra lá de sujas em clássicos com "Touch Me I’m Sick", "Sweet Young Thing Ain’t Sweet No More", "You Got It" e a estupenda versão de "Halloween" do Sonic Youth, Superfuzz Bigmuff é até hoje um dos discos mais vendidos do selo.
Com o estrondoso sucesso de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana, em 1991, o mundo abriu suas portas para o som de Seattle. Contudo, somente com o disco Piece Of Cake, de 1992, que o Mudhoney saiu do underground, impulsionado pela tosqueira de "Suck You Dry".
A despeito do pioneirismo grunge, o Mudhoney nunca teve o sucesso comercial alcançado pelos chapas do Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden ou Alice In Chains. A banda ganhou notoriedade justamente por caçoar do modismo que invadiu a América depois do grunge, termo que tem origem na própria banda. Reza a lenda que em um fanzine da época, Mark Arm teria empregado o termo ‘grungy’ para descrever o som do Mudhoney. Este termo ele já teria ouvido. Assim começou-se a falar em grunge.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Os 5 melhores álbuns esquecidos de 1991, segundo André Barcinski
Grunge "lado B": bandas que você precisa conhecer!
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


