Days Of The New
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Caio Favaretto
Atualizada por Fabrício Boppre
Talvez o Days Of The New possa ser colocado como uma versão adolescente e tão dinâmica quanto o legendário quinteto de Seattle, Pearl Jam. Formado pelos amigos de escola Travis Meeks (vocal), Jesse Vest (baixo) e Matt Taul (bateria), o trio muda-se de Charlestown, em Indiana, para Louisville aonde conhece o guitarrista Todd Whitener. O agora quarteto cai nas mãos do produtor já veterano Scott Litt (REM, The Replacements), então dono da Outpost Records, por volta de 1996. A banda grava seu primeiro disco, "Days Of The New" e o lança em 1997, e logo este passa a tocar nas rádios alternativas. O primeiro single, chamado "Touch, Peel and Stand", chega ao topo das paradas de rock e a banda é convidada para abrir 34 shows da turnê de Jerry Cantrell e Metallica.
Em 1998, a banda se separa (Matt, Jesse e Todd formam o Tantric), mas Travis decide não terminar a banda, começando imediatamente a preparar um novo disco, em seu estúdio em Lousville. O segundo álbum, "Days of the New II", sai no ano de 1999, e foi produzido por Bill Klatt. Travis toca praticamente tudo no disco, e conta com a participação da vocalista Nicole Scherzinger e de arranjos orquestrais.
Travis Meek Ao longo dos últimos anos, tem sido bastante comentado o caminho pelos quais se esgueira a música do Days of the New. Travis Meek, líder da banda, é tido como um homem de talento na sua música e em suas idéias. Durante a infância, Travis passou por diversos problemas emocionais e de aprendizado. Viveu afastado dos pais durante um longo tempo, morando em internatos durante boa parte da adolescência e chegou a se envolver em tentativas de suicídio. "Eu não posso me lembrar exatamente de algum momento em minha vida que eu não estivesse tocando, escrevendo ou trabalhando em algo e não tivesse haver com música. Eu sempre vivi a música 24 horas por dia, e nunca me dei conta disso. Algo que era um problema, mas eu transformei em benção".
Travis começou a tocar guitarra elétrica aos 11 anos e aos 15 já tocava suas próprias composições. Aos 16 começa a se interessar pelo som acústico, característica que marca o Days of the New.
Em junho de 2001 é lançado o terceiro disco da banda, mais uma vez intitulado apenas Days of the New. A banda, que agora possui o baterista Ray Rizzo e o baixista Mike Huettig, segue sua tendência de misturar elementos do chamado rock de Seattle com rock progressivo, resultando num som bastante intrincado e elaborado, reflexo de seu líder, Travis Meeks, um músico bastante técnico e absolutamente perfeccionista. O disco foi gravado novamente nos estúdios de Travis, e produzido por Ron Aniello e Bill Klatt. Para a turnê de divulgação, o Days of the New ganhou o reforço do guitarrista Chuck Mingis.
Em 2003 Travis tem problemas com drogas e entra em uma clínica de reabilitação, saindo logo depois disposto a continuar com o Days of the New.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Dave Mustaine não pensou no que fará após o fim do Megadeth
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
Fãs debatem qual dos nove integrantes do Slipknot é o mais inútil de todos
O nojento episódio nos EUA que marcou a relação de João Gordo com o Sepultura
Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandas

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



