Kid Abelha
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.kidabelha.com.br
Com 21 anos de estrada, o Kid Abelha gravou doze álbuns de estúdio e três ao vivo. À frente da banda, Paula Toller (cantora), George Israel (sax, violão e vocais) e Bruno Fortunato (guitarra), inscreveram várias canções na história do pop-rock nacional, sendo apontados pela imprensa e por colegas artistas como uma verdadeira "fábrica de hits".
Em 1982, ao som de Distração, o Kid estreou na lendária rádio Fluminense FM, e dois anos depois lançava o seu primeiro disco, Seu Espião, que trazia, entre outros, os clássicos Pintura Íntima, Fixação e Como Eu Quero. Com esse LP, o conjunto ganhou o primeiro disco de ouro de sua geração.
Em 85, a banda se apresentou no primeiro Rock in Rio, experiência que eles mesmos definem como seu "vestibular para o show-business".
De lá para cá, uma enxurrada de sucessos como Alice, Nada Por Mim, Grand' Hotel e Eu Tive um Sonho, garantiram ao trio carioca uma sólida carreira de turnês nacionais e participações em festivais de grande porte.
Na temporada do acústico Meio Desligado (1995), houve uma renovação de público que se consolidou em 1996, quando Toller, Israel e Fortunato lançaram Meu Mundo Gira Em Torno de Você. Esse CD traz a recriação do antigo sucesso soul de Hyldon, Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda, novamente transformado em hit e cantado por platéias de todo o país. Em 1997, o êxito de Meu Mundo foi somado ao do CD Remix e levou o Kid à marca de 1 milhão de cópias vendidas e 8 apresentações lotadas no Metropolitan, na época a maior casa de espetáculos do Brasil.
1997 também marca o desembarque do Kid Abelha na Espanha, EUA e América Latina a bordo de seu primeiro CD em espanhol, Kid Abelha. Gravado em Madri, o álbum é uma seleção de hits e conta com a participação especialíssima de Alejandro Sanz, que faz dueto com Paula em Nada Por Mi.
Depois do elogiadíssimo Autolove (1998), com participação e arranjos de Egberto Gismonti, em 2000 o Kid lança Coleção, reunindo material inédito e regravações de MPB, e depois de 16 anos deixa a gravadora Warner e assina com a Universal.
Em 2001, depois da consagração frente a 150 mil pessoas no Rock in Rio 3, o Kid vem com Surf, primeiro trabalho na nova casa. Rock, pop e soul se misturam em canções sobre a solidão, a beleza, a música e a movimentação da vida na amada cidade do Rio de Janeiro.
Ainda durante a turnê do CD Surf, batizada de Parabolóide Hiperbólico, a banda é convidada para participar do vitorioso projeto Acústico MTV.
Seis meses de ensaios, produção de Paul Ralphes e George Israel, participações especiais de Lenine e do guitarrista Edgard Scandurra, do IRA!. Em setembro de 2002, acontece em dois dias a esperadíssima gravação ao vivo num estúdio de Jacarepaguá, Rio.
O disco traz 3 canções inéditas, 3 regravações inéditas e muitos sucessos da banda em versões unplugged, usando violões, bandolins, acordeão, berimbau, quarteto de cordas e piano acústico, entre outros instrumentos.
Com público e prestígio renovados, pela terceira década consecutiva a "fábrica de hits" volta a produzir momentos marcantes da canção pop brasileira, frutos da parceria de sucesso entre Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Anitta: "Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."
O hit de Eric Clapton que ele considera "quase impossível" de tocar certo ao vivo
Como Bon Jovi ajudou o jovem Sebastian Bach, mas virou seu grande inimigo

O dia que Cazuza fez transfusão de sangue para ir ao casamento de um grande amigo
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



