Journey
Por Didi Tavares
Fonte: Escape Into Journey
Postado em 06 de abril de 2006
Em 1973, logo depois de deixar a banda "Santana", o produtor e empresário Walter "Herbie" Herbert decidiu juntar um grupo de músicos locais de São Francisco, incluindo Ross Valory (Fumious Bandersnatch), Prairie Prince (The Tubes), George Tickner (Fumious Bandersnatch), e o garoto prodígio (de 17 anos) e ex- guitarrista do Santana Neal Schon. Herbie então mais tarde convenceria o ex-tecladista/vocalista do Santana, Gregg Rolie a juntar-se ao resto da banda que queria formar. Originariamente chamaram-se "The Golden Gate Rhythm Section", mas uma rádio local não gostando muito do nome lançou um concurso para dar um novo nome a banda, mas antes que algum ouvinte enviasse algum nome, o nome "Journey" foi sugerido por um sócio de Herbie. Os primeiros shows foram nada mais que "back up" para outras bandas locais. No início de 1974, depois de apresentarem-se em vários lugares, Prairie Prince optou por retornar a sua antiga banda "The Tubes". Um dia, Herbie encontrou Aynsley Dunbar (nascido na Inglaterra) que havia trabalhado com Frank Zappa, Jeff Beck e John Mayal, e convidou-o para substituir Prince.
Tocando música instrumental que misturava jazz e rock, eles logo se tornaram muito conhecidos e até queridos dos clubes e rádio locais. No outono de 1974, eles assinaram contrato com a Columbia Records. O primeiro disco auto-entitulado, "Journey" foi lançado em 1975, consistiu, sobretudo em música instrumental, com algumas esporádicas performances vocais de Gregg Rolie. Após o lançamento do disco, eles saíram em uma estafante excursão pelos EUA, tentando ganhar popularidade tocando ao vivo. O disco vendeu 100.000 cópias. Antes de lançarem seu segundo disco, George Tickner optou por deixar a banda para estudar medicina e nunca foi substituído, fazendo com que o Journey continuasse com um só guitarrista. Com o lançamento dos discos "Look Into The Future" (1976) e "Next" (1977), a banda alterou seu estilo adicionando mais conteúdo vocal. Cada disco teria um som mais aperfeiçoado de que seu predecessor, mas havia um problema: eles ainda não tinham uma canção ou disco de sucesso.
No verão de 1977, pressionados a encontrar um vocalista para liderar a banda, Journey contrataria Robert Fleischman. Robert excursionou e gravou com o resto da banda, mas foi logo despedido por causa de diferenças pessoais, adicionando o fato de que Herbie Herbert havia escutado uma fita demo de um outro vocalista, Steve Perry que fazia parte de uma banda californiana chamada "Alien Project". Perry se adequava ao perfil da banda por ter uma voz forte e bonita além de um talento sólido em compor canções e uma personalidade exuberante no palco. Herbie gostou tanto de Perry que o contratou logo. Com Steve Perry nos vocais, o estilo do Journey mudaria novamente. O quarto disco, "Infinity" (1978), tornou-se o primeiro disco de sucesso. As infinitas horas que passavam promovendo o disco e uma excursão por 171 cidades americanas e europeias, valeram muito à pena, pois o disco gerou três canções de sucesso: "Wheel In The Sky," "Anytime," e "Lights." Eles finalmente estariam em evidência e nas manchetes por quase toda a excursão.
No final da excursão, os integrantes, tiveram problemas com Aynsley Dunbar, pois ele não conseguia adaptar-se ao novo estilo de tocar da banda, sentindo-se muito entediado e frustrado, foi então forçado a sair da banda em outubro de 1978, integrando mais tarde a "Jefferson Starship". Steve Smith parecia a pessoa certa, ele tocava com Ronnie Montose, a primeira providência do Journey seria substituir Dunbar convidando Smith , que já mostrava ser um excelente baterista.
O espírito de união da banda e de seu staff, foi fundamental para o sucesso. Isto fez com que eles formassem a "Nightmare ,Inc" , investindo os ganhos em luzes, equipamentos de som, caminhões, uma estratégia que permitiria a eles operar com muita independência. Eles então assinaram com a Columbia Records como uma sendo uma sociedade, podendo exercer controle sobre seus discos, tendo o direito de escolha sobre o trabalho de arte das capas, e eram livres para aprovar e publicar acordos sem o consentimento da Columbia records. Outra regra da "sociedade Journey" era não consumir drogas pesadas, serem limpos de heroína, cocaína e anfetaminas.
O sucesso continuou com os discos "Evolution" (1979) e "Departure" (1980), canções como Lovin', Touchin', Squeezin" e "Any Way You Want It", atingiram o topo das paradas e juntamente com o álbum duplo ao vivo "Captured" (1981), os fãs deram ao Journey quatro milhões de discos vendidos. Um pouco antes de lançarem "Captured", devido ao enorme sucesso que faziam no Japão, Journey foi convidado a compor e a produzir a trilha sonora de um filme japonês chamado "Dream, After Dream".
Gregg Rolie cansou-se de viver na estrada e decidiu por deixar a banda na primavera de 1981, mas antes de sair em definitivo, ele ajudou a escolher a pessoa que o substituiria, foi escolhido então Jonathan Cain tecladista/guitarrista que tocava com a banda que abria os shows do Journey, chamada "The Babys".
Jonathan Cain encaixou-se perfeitamente para a elaboração do próximo disco, co-escrevendo todas as canções, sendo assim o estilo de som da banda mudaria mais uma vez. Desde o começo, "Escape" (1981) foi um sucesso absoluto, com o lançamento da balada "Who's Cryin' Now," seguida por "Don't Stop Believin'," e seu maior single "Open Arms". O disco atingiu o número 1 nas paradas em seu segundo mês desde o lançamento, e conseqüentemente, vendeu mais de nove milhões de cópias. Com esse sucesso estrondoso, Journey passou a fazer seus shows em grandes estádios, e foi a banda pioneira no uso de grandes telões, tornando possível aos fãs ver o que acontecia no palco através deles.
O próximo disco, "Frontiers" (1983), foi também muito bem sucedido, gerando três grandes sucessos, "Separate Ways (World's Apart)", "Faithfully" e "Send Her My Love". Só não conseguiu ter seus sucessos no número 1 das paradas, pois Michael Jackson havia lançado na mesma época o seu fenomenal "Thirller".
Depois de uma excursão de muito sucesso pelos EUA, com Bryan Adams abrindo os shows, todos decidiram tirar umas férias para trabalharem em seus projetos solos. O trabalho de maior sucesso foi o de Steve Perry que produziu seu próprio disco, "Street Talk" (1983). O disco gerou vários singles incluindo dois grandes sucessos, "Oh, Sherrie" (escrita por Perry em homenagem à uma antiga namorada) e "Foolish heart", e foi um dos discos mais vendidos em 1984. Perry nunca excursionou para promover seu disco.Apesar do sucesso das canções de Perry, o público pressionava querendo mais Journey.
Journey retornaria ao estúdio no final de 1984, mas desencadearam-se grandes problemas desde o início. Conflitos surgiram quando Steve Perry decidiu produzir o novo disco da banda. Desenvolveram-se diferenças artísticas entre ele, Ross Valory, e Steve Smith, sem mencionar que Perry passava por sérios problemas pessoais (sua mãe estava muito doente). Ross e Steve Smith foram então obrigados a sair da banda sendo substituídos por Randy Jackson e Larrie Londin respectivamente. Journey infelizmente continuaria como uma banda de somente três integrantes. Dois anos mais tarde, em maio de 1986, Raised on Radio foi finalmente lançado. O disco foi bem sucedido, embora não tão bem sucedido quanto seus dois discos anteriores, "Escape" e "Frontiers". Os sucessos "Be Good To Yourself", "Girl Can't Help It", "Suzanne" e "I'll Be Alright Without You" chegaram às paradas de sucesso. Apesar do sucesso os integrantes sabiam que o fim estava perto. A tensão continuou durante a tourné promocional do disco, e antes da sua última apresentação , dia 01 de fevereiro de 1987, Perry, Schon e Cain separaram-se.
Em 1988, a Columbia Records lançou uma coletânea chamada "Greatest Hits". De acordo com o jornal USA today, esse disco ainda vende 500.000 cópias todos os anos. Enquanto isso, os ex-integrantes continuavam seus trabalhos solo. Cain e Schon formaram o Bad English, com John Waite, que havia estado com Cain no The Babys. Bad English, gravou dois álbuns e teve um single de sucesso "When I See Your Smile" em 1989. Schon também gravou alguns discos instrumentais, incluindo "Late Nite" em 1989 e "Beyond The Thunder" em 1995. Steve Smith e Ross Valory, formaram junto com Gregg Rolie o "The Storm". Steve Perry lançou também seu segundo disco solo em 1994 chamado "For The Love Of Strange Medicine" gerando três sucessos "You Better Wait", "Young Hearts Forever" e "Missing You".
Durante a turnê promocional do seu segundo disco solo, Perry que não havia excursionado com seu primeiro "Street talk" em 1983, descobriu que gostava muito mais de ser o "frontman" de uma banda do que ser um artista solo. Ele também notou uma reação muito forte da platéia durante a execução dos sucessos do Journey incluídos no seu show. Um grave problema respiratório forçou Perry a diminuir seus shows. Enquanto estava recuperando-se em sua casa, Perry recebeu um telefonema dos executivos da Columbia Records, indagando sobre a possibilidade de se reformar o Journey. O interesse da Columbia fez com que Perry telefonasse para Cain marcando um encontro numa cafeteria, depois de anos sem se encontrarem.
Perry e Cain então contactaram Schon e os três juntaram-se para ver se ainda podiam compor músicas juntos. Eles decidiram que não estariam interessados em reformar a banda só para reviver os velhos tempos e os velhos sucessos . Os três então conversaram com Valory e Smith e finalmente o Journey estava de volta, com nsua formação original!
No dia 22 de outubro de 1996, Journey lança finalmente o disco , "Trial By Fire". Como acontecia no passado, o disco foi muito bem comentado pelos críticos e recebido com muito entusiasmo pelo público. Rapidamente "Trial By Fire" atingiu a terceira posição nas paradas americanas, não sendo uma surpresa pois Journey conservou muitos de seus antigos fans, além do mais por ser seu primeiro disco depois de 10 anos da separação. "Trial By Fire" gerou vários hits que chegaram às primeiras colocações nas paradas, como "Message of Love" e "When You Love A Woman" (que foi indicada a vários prêmios inclusive ao Grammy). Infelizmente, Steve Perry sofreu um acidente no Havaí enquanto praticava alpinismo e machucou-se seriamente, fazendo com que não pudesse haver excursão e promoção do disco. Ficaria mais uma vez adiada a possibilidade de tocarem juntos no palco.
[an error occurred while processing this directive]Em março de 1998 é lançada uma coletânea ao vivo dos maiores sucessos do Journey, o disco chama-se "Greatest Hits Live" contendo performances ao vivo feitas em Houston, Texas; Norman, Oklahoma e Tóquio, Japão, impulsionando então à vontade de se fazer uma excursão novamente.
Em Maio de 1998, o vocalista Steve Perry, anunciou que oficialmente havia deixado a banda. A decisão veio depois de uma conversa no começo de janeiro de 1998 entre Perry e Cain, onde ficou acertado que se os problemas de saúde de Perry (Perry estava sofrendo de artrite, devido ao acidente no Havaí e necessitava urgentemente de cirurgia) o proibisse de atender aos compromissos do Journey, naquela época, Cain e Schon, poderiam reformar o Journey com um novo vocalista. Ansiosos para excursionar depois de 11 anos, com Steve Perry ainda incapacitado para excursionar, Journey contrata um novo vocalista . Depois de várias audições, foi escolhido Steve Augeri (Tall Stories). Com a partida de Perry, Steve Smith opta por não seguir com o Journey e retorna para sua banda de jazz (Vital Information), e é substituído por Deen Castronovo, baterista da banda Bad English .
Com a nova formação, Journey grava uma faixa para a trilha sonora do filme "Armageddon" chamada "Remember Me".
Eles excursionaram com o show "Vacation is over" por todo os EUA durante todo o segundo semestre de 1998. Em 1999 a banda saiu em turnê pelos EUA juntamente com a banda Foreigner, que também voltava a fazer shows depois que seu vocalista Lou Gramm recuperou-se de uma delicada cirurgia no cérebro para a retirada de um tumor benigno.
Durante todo o ano 2000 a banda ficou em estúdio ensaiando e preparando o repertório para o lançamento do seu novo cd chamado de ARRIVAL. Eles fizeram esporádicas apresentações nos EUA. Alguns países da América Central e a Colômbia foram incluídos nessa pequena turnê, mas que depois foram cancelados. Os anos 2001 e 2002 foram dedicados a divulgação do cd Arrival em uma grande turnê pelos EUA. Em julho de 2002 a banda lança um EP (cd com apenas cinco músicas) chamado Red 13 e enquanto eles promoviam os seus dois novos cds, Arrival e Red 13, a banda estudava uma grande turnê para 2003.
[an error occurred while processing this directive]Em 2003, o Journey juntamente com as bandas REO Speedwagon e Styx montam um grande show, batizado de "Classic Rock’s Main Event" e saem em excursão por todo os EUA. Essa turnê foi muito elogiada pelo público e pelos críticos.
A banda está atualmente trabalhando em novas músicas para serem gravadas no seu novo cd a ser lançado provavelmente em 2004. Journey promete muitas novidades para o próximo ano...agora é só aguardar ansiosamente.....Em 2004.....JOURNEY CONTINUES.....
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps