Cheap Trick
Postado em 06 de abril de 2006
Por Allan Jopnes
O Cheap Trick surgiu em Illinois em 1973. A idéia de montar a banda veio de um guitarrista esquisitão chamado Rick Nielsen. Desde pequeno Rick sempre foi o esquisito da turma, suas roupas eram no minímo exóticas, tinha a mania de inventar coisas, colecionava guitarras, e algumas pareciam vindas de outro planeta. Ele era fã de bandas igualmente esquisitas como o Family. Antes do Cheap trick ,ele teve várias bandas para onde levava sempre consigo, seu amigo, o baterista Bum. E Carlos. Quando a idéia do Cheap Trick surgiu, ele convidou o talentoso baixista Tom Petterson para tocar. Mais tarde viria Robin Zander, que seria o frontman da banda. A banda começou a tocar pelos clubes da cidade, com públicos que variavam muito. Não se importavam, e tocavam para dez pessoas da mesma maneira que tocariam para mil.
Em 74, eles começaram a fazer shows com bandas que estavam em ascensão como Kiss e Journey. Após muita insistência de Rick, o conceituado produtor Jack Douglas deu a oportunidade a banda para gravar seu primeiro álbum.
Em 1977, debutava na América o rock n’roll alegre e inocente do Cheap Trick. Músicas como "Hot Love" e "Oh, Candy" conquistaram os jovens americanos. Robin Zander disputava a coroa de Sex Symbol do rock n‘roll setentista. Para não perder o momento, no mesmo ano o Cheap Trick soltou "In Color", que foi gravado no estúdio de Tom Werman.
"Heaven Tonight" saiu em 78, e a banda já tinha status. Seus albuns já eram sucesso em todo o mundo (menos no Brasil, onde a banda foi muito muito mal divulgada). O Hit "Surrender" ecoava nas rádios e a banda acabou parando no Japão, de onde saiu o registro "Live At Budokan". O multi-platinado álbum é sucesso até hoje na terra do sol nascente.
Em 79, eles soltam "Dream Police" que trazia a canção "Way of the World".
O Cheap Trick era endeusado na América, mas a entrada dos anos 80 não trouxeram sorte à banda. "All Shook up" foi produzido por George Martin, e apesar de ser um bom álbum, não satisfez as expectativas. O Baixista Jim Petterson se sentindo frustrado, resolve abandonar a banda, Jon Brant fica com a vaga.
Os anos 80 foram tão negros para a banda, que o Cheap Trick se rendeu ao comercialismo e se tornou uma banda pop. Começaram a fazer tilhas sonoras para filmes que não emplacaram e lançar albuns que não empolgaram. "One on One", "Next position Please", "Standing on the Edge" (Com o produtor Jack Douglas outra vez) e "Doctor", foram os fracassos que se seguiram na década de 80. A cada álbum ficava notória a queda em direção ao buraco negro que o Cheap Trick trilhava.
Em 1988, a banda anuncia o retorno de Tom Petterson, que era anunciado como o salvador da pátria. Com muito estardalhaço, eles gravam o álbum "Lap of Luxury", que tinha confecção em 3D, com a produção de Ritchie Zito. O resultado é positivo, a balada "The Flame" entra nas paradas e devolve um pouco de dignidade à banda.
"Busted" é editado em 1990 e a banda cai novamente. Voltam a fazer shows em pequenos clubes. Parecia que pior do que estava a situação não poderia ficar, mas ficou... Após um período de três anos sem lançar nada, onde apenas um "Greatest Hits" foi editado, sai "Woke Up With a Monster" (1994). Neste disco o Cheap Trick chega ao fundo do poço. O álbum é execrado e ridicularizado pela mídia que considerava a banda um Dinossauro que se recusava a ser extinto.
A banda se preparava para mais uma investida de estúdio, quando lhe foi oferecida a ajuda de Billy corgan (Smashing Pumpkins), outro músico de Illinois. Nesta época, a gravadora relançava alguns de seus discos, tentando reativar a memória do público que parecia cada vez mais indiferente à banda.
Apesar de nunca ter tido uma grande repercussão no Brasil, o Cheap Trick tem canções que emplacaram por aqui como "If you want my love (You got it)", "I want you want to me" e "In The Streets" que faz a abertura do seriado The 70´s Show.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Megadeth que fez "zigue" e o mundo fez "zague", segundo David Ellefson
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"


Cheap Trick anuncia novo álbum, "All Washed Up"
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


