Labyrinth
Postado em 06 de abril de 2006
Por Fernando DeSantis
No início da década de 90, precisamente em 1991, sem nenhuma grande pretensão, começava um grande movimento no mundo do Rock. A Europa, o continente responsável pela grande maioria das bandas de metal do mundo, que sempre estava acostumada a ver grandes bandas surgirem de países como Inglaterra ou Alemanha iria começar a se acostumar a ver muitas bandas influentes, surgirem do país da macarronada.
A banda italiana Labyrinth começou como a grande maioria das bandas de Heavy Metal; tocando na garagem, ensaiando diariamente e adquirindo experiência com o passar do tempo. Passando aproximadamente três anos de ensaios e pequenos shows, a banda conseguiu juntar na bagagem muita técnica, conhecimentos musicais aprimorados e composições perfeitas. Em 1994, com a formação original que contava com Fabio Lione nos vocais, Olaf Thörsen e Anders Rain nas guitarras, Frank Andiver na bateria, Chris Breeze no baixo e Ken Taylor nos teclados, a banda lançou a primeira demo, chamada de "Midnight Resistence". Tal demo foi responsável por comentários recheados de elogios na Europa, principalmente na Itália e na Alemanha.
O primeiro EP da banda, "Piece of Time" foi lançado na seqüência do lançamento da demo. Com um estilo peculiar, fazendo um Power Metal de alta qualidade e com algumas influências de Helloween no início de carreira, a banda começou a ser a grande sensação do Metal na Europa. O EP com quatro músicas fez bastante sucesso e foi o grande passo para o lançamento do primeiro álbum da banda. Em 1995, a banda Labyrinth lançou o primeiro álbum, com o nome de "No Limits". Sem limites, era a realidade da jovem banda italiana. Revistas especializadas no mundo inteiro elogiavam a banda, notas altas no primeiro disco, foram responsáveis pela boa repercussão que inevitavelmente atingiu o Japão. Diversas propostas foram oferecidas à banda e "Teichiku" fez a melhor proposta, fazendo assim com que a banda atingisse o mercado japonês.
Quando tudo estava indo muito bem, como em todas as bandas, o Labyrinth sofreu o primeiro momento difícil. Em 1997, após muitos atritos entre os integrantes da banda, o baterista Frank Andiver e o vocalista Fabio Lione abandonaram a banda. Fabio Lione se reintegrou a sua antiga banda de escola, chamada "Athena" e mais tarde, cantaria nas também bandas italianas Rhapsody e Vision Divine. No mesmo ano, a banda preparou uma demo nova, e tratou de arrumar novos integrantes. Na bateria, Mat Stancioiu assumiu as baquetas e Roberto Tiranti (com o nome artístico Rob Tyrant) assumiu os vocais da banda. A demo lançada foi bem sucedida e o selo "Metal Blade" contratou a banda italiana. Durante um semestre todo de gravação e mesmo antes do lançamento do segundo disco da banda, "Return To Heaven Denied", a banda tocou em 1998 no mega festival "Gods Of Metal '98", que já teve muitas bandas famosas estrelando tal festival.
"Return To Heaven Denied" foi a afirmação de que a banda Labyrinth não se abalou com a mudança de formação. E o que o disco mostrou ao mundo, foi mais uma vez um Power Metal sensacional com um novo vocalista cheio de personalidades, que não temeu substituir o talentoso Fabio Lione, e isso foi facilmente notado na música "Thunder" do então novo álbum da banda.
No início de 1999, a banda começou a trabalhar o novo EP, chamado "Timeless Crime", que contava com quatro músicas. Tal EP só foi a "preparação" para o terceiro álbum da banda; totalmente conceitual, o terceiro disco da banda "Sons Of Thunder" contava uma história intrigante da paixão do Rei Luis XIV por Kathryn. Com belas composições e uma história muita bem feita, esse disco foi considerado pela grande maioria das revistas especializadas em Rock, o maior disco da banda. Na turnê de divulgação do disco "Sons Of Thunder", a banda passou pelo Brasil, abrindo shows para banda Vision Divine, que contava com ex-vocalista do Labyrinth, Fábio Lione.
Já consagrado como um dos grandes nomes no cenário do Heavy Metal mundial, o Labyrinth foi um dos grandes responsáveis pela conhecida "invasão italiana" ao heavy metal mundial. Tal invasão que foi muito saudável para o mundo da música, que gerou bandas como Rhapsody, Vision Divine, entre outras, que tem muito que agradecer ao Labyrinth.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Organização do 70000 Tons of Metal se manifesta sobre acusação de assédio
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência
Último disco é uma despedida à altura do legado do Megadeth
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A façanha financeira de Paul McCartney que só 165 no Reino Unido conseguiram
O álbum de Bob Dylan que foi o "mais próximo que cheguei do som que ouço em minha mente"
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção



