Savatage
Postado em 06 de abril de 2006
Por Debora Ribeiro
Atualizada por Fábio Trovão
Formado em 1981, por Jon e Criss Oliva, esta competente banda americana tempera um estilo pesado com um senso melódico característico. Definir uma banda como o Savatage é extremamente difícil. Se a classificássemos apenas como uma banda heavy metal não estaríamos sendo totalmente justos, já que eles são capazes de unir todo o peso do metal com o virtuosismo de uma ópera-rock de uma maneira que, ao contrário do que se pode pensar, não se assemelha às tradicionais bandas de heavy melódico. Ao escutar uma obra do Savatage, algo que fica totalmente claro é que a banda prima muito pelos detalhes, especialmente em se tratando das letras de suas composições. Por exemplo 'Symmetry' do disco Handful of Rain (1994), trata do crescente número de suicídios no meio musical. E este é apenas um exemplo, pesquisando melhor, pode-se encontrar letras políticas como 'Watching you Fall' que aborda o tema da Guerra na Bósnia.
Lançaram o álbum independente City Beneath The Surface EP em 1983, seguido dos álbuns Sirens no mesmo ano e Power of the Night em 1985. Nesta época a formação era : vocal - Jon Oliva, guitarra - Criss Oliva, baixo - Keith Collins e bateria - Steve Wacholz [Dr. Killdrums]. Com, Fight for The Rock (1986), o seu primeiro álbum pela Atlantic, a banda foi exaustivamente criticada por estar lançando um álbum um tanto quanto comercial. Este álbum também marca a estréia do baixista Johnny Lee Middletown. Hall Of The Mountain King (1987) é possivelmente o mais conhecido dos álbums e agradou bastante a crítica e os fãs.
Iniciou-se então uma caminhada com diversos lançamentos, alguns progressivos como Gutter Ballet (1989) (com a entrada do guitarrista Chris Caffery na banda, porém ficou apenas até o fim da turnê) que foi intensamente aclamado por muitos críticos como um marco na história da banda juntamente com Hall Of The Mountain King (1987). Animados com a repercussão de seu trabalho, a banda seguiu lançando discos com boa aceitação como a "ópera rock" Streets (1991). Em 1993 o Savatage sofre mais uma mudança na sua formação, o vocalista e tecladista Jon Oliva sai da banda para formar o Dr.Butcher com o ex guitarrista da banda Chris Caffery, e em seu lugar entra o fantástico jovem Zak Stevens. Porém Jon Oliva participa da gravação do álbum Edge of Thorns (1993) como tecladista e compositor.
Infelizmente, a caminhada foi marcada por uma tragédia. Em 17 de Outubro de 1993, o guitarrista Criss Oliva morre em um trágico acidente de carro. Durante o enterro de seu irmão, Jon Oliva decidiu que a melhor homenagem que ele poderia dar a Criss seria continuar com a banda. Então a banda (ou o que sobrou dela) grava o álbum Handful Of Rain (1994). O guitarrista Chris Caffery foi convidado para o lugar de Criss Oliva, porém ele alegou não estar preparado psicologicamente para isso, então Alex Skolnick (ex-Testament) foi contratado para a gravação do álbum e a turnê. Na bateria, apesar de Steve Walchoz aparecer nos créditos, quem tocou foi o próprio Jon Oliva, e para a turnê Jeff Plate assumiu o posto. E foi dessa turnê que saiu o primeiro álbum e vídeo ao vivo da banda, Japan Live '94.
Ao final da turnê, Criss Caffery finalmente volta à banda, e além dele é contratado também o fantástico guitarrista Al Pitrelli (ex-Widowmaker, Y&T, Alice Cooper) e banda lança mais um álbum conceitual, Dead Winter Dead (1995) que fala sobre a guerra na Iugoslávia. Nesse mesmo ano é lançado um álbum ao vivo gravado entre 1987 e 1990 como tributo ao Criss Oliva. Na Europa e EUA o álbum foi chamado de Ghost In The Ruins, e no Japão Final Bell.
Em 1997 lançaram The Wake of Magellan, uma obra prima em termos musicais e mesmo poeticamente. O disco trata de refugiados, um repórter assassinado, e um senhor que tenta suicídio. Aparentemente estas três coisas não tem nada a ver entre si, mas basta ouvir o disco e prestar atenção às letras para se contemplar a esta história que segundo Jon Oliva : "foi elaborada na tentativa de colocar à prova o real valor da vida".
A banda esteve no Brasil duas vezes em 1998, uma no início do ano e outra em outubro para o Monsters of Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros


Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Guitarrista do Savatage e ex-Megadeth foi sondado por Ozzy para substituir Jake E. Lee
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"


