Virgin Steele
Postado em 06 de abril de 2006
Por Débora Ribeiro
Virgin Steele pode ser classificada como uma das melhores bandas de metal vinda dos EUA nos anos 80. A banda foi fundada no início dos anos 80 por Jack Starr, guitarrista de origens francesas, que estava à procura de elementos certos para formar uma banda de heavy metal. O primeiro a responder seu chamado foi o baterista Joey Ayvazian, e logo em seguida o vocalista David De Feis, que foi apresentado à Jack por Joey. David trouxe junto com ele o baixista Joe O'Reilly. E assim estava formado o Virgin Steele.
Estrearam em 1982, com "Children of the Storm". Um pouco mais tarde lançaram o primeiro álbum auto-intitulado e a banda se tornou uma das grandes promessas do metal americano. Seu estilo era bastante original, um misto de heavy metal americano com uma atmosfera épica. David, que era também excelente tecladista, entrou com os particulares arranjos melódicos da banda, enquanto Jack mandava um som pesado e muito mais direto. Este "duelo" entre os estilos musicais de ambos criou um estilo diferente de metal épico que pode ser observado na própria "Children of the Storm" e no resto do álbum. No ano seguinte, "Guardians of the Flame" veio para confirmar o supremo valor da banda, com os contrastes entre as duas fortes personalidades dos líderes. Depois do disco chamado "Wait For The Night", ("A Cry In The Night" na versão inglesa), Jack Starr resolveu largar a banda pois não agüentava mais as brigas por causa das idéias de De Feis, que imediatamente chamou Rhett Forrester do Riot e lançou um álbum chamado "Out Of Darkness". Jack tentou ficar com o nome "Virgin Steele" para ele, mas em uma apresentação em Paris que foi um desastre total acabou deixando de vez o nome da banda com David De Feis e o restante dos músicos agora contando ainda com o guitarrista Edward Pursino.
Virgin Steele - Mais Novidades
O álbum seguinte chama-se "Noble Savage", outro álbum pomposo que mistura metal clássico e épico, mostrando um lado da banda muito mais refinado. Porém, mais uma vez o álbum não vendeu como esperado. Em 1987 rumores diziam que o Virgin Steele tinha lançado um álbum de thrash metal chamado Exorcist seguindo o sucesso do gênero, De Feis porém negou os boatos que realmente, nunca foram confirmados. A banda finalmente chegou na Europa abrindo para o Manowar e ganhou grande apoio devido à perfromance ao vivo da banda. Quando as coisas começam a caminhar bem, é lançado o álbum "Age Of Consent" caracterizado como sendo um típico álbum de hard rock americano, e é claro, deixando os fãs de metal muito decepcionados. Virgin Steele entrou então no seu período "negro". O selo da banda faliu, Joe O'Reilly decidiu sair e a banda resolveu dar um tempo. David finalmente se formou em piano e composição, e tocou com uma banda improvisada chamada "Smoke Stark Lightning"que contava com alguns músicos famosos como o já conhecido Jack Starr e o baterista Bobby Rondinelli.
Em 1993 Rob De Martino foi escolhido como o novo baixista e a banda assinou com a Shark, finalmente o Virgin Steele estava de volta com "Life Among The Ruins" um álbum com influências de hard rock à lá Whitesnake. Um ano depois o som de "Noble Savage" se repete em "The Marriage Of Heaven And Hell part I "para a alegria dos fãs de metal. Um álbum de metal épico recheado de passagens melódicas e influências sinfônicas, com tendências progressivas bastante marcadas. Virgin Steele voltou a tocar na Europa abrindo para Manowar e Uriah Heep. No final de 1995 a segunda parte do disco foi lançada, seguindo a mesma linha da primeira parte.
Em 1998 é lançado o álbum "Invictus" bastante elogiado pela crítica e pelos fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
O dia que Renato Russo e famosos decidiram estudar sobre Nietzsche e deu tudo errado
Bob Dylan revela como conhecer seu maior ídolo o fez deixar de venerar pessoas
A controversa opinião de Andre Matos sobre a cantora Marisa Monte


Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"



