Matérias Mais Lidas


Sebastian Bach: Acertando as contas com o público em Porto Alegre

Resenha - Sebastian Bach (Opinião, Porto Alegre, 15/04/2012)

Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 17 de abril de 2012

Os problemas de logística que afetaram o show de SEBASTIAN BACH e do GUNS N’ ROSES na capital gaúcha em 2010 representavam um atrativo a mais para quem queria assistir o ex-SKID ROW ao vivo em 2012. Por isso, poucos se surpreenderam com o tamanho da expectativa criada em torno do espetáculo que mostrava na prática o porquê de "Kicking & Screaming" (2011) ser apontado como uma das melhores obras do ano passado. O público compareceu em peso e praticamente lotou o Opinião para conferir uma performance que não pode ser considerada perfeita. No entanto, SEBASTIAN BACH compensou as falhas com muito carisma e vontade em cima do palco.

Sebastian Bach - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O histórico de incidentes que envolvem o cantor norte-americano e a capital gaúcha é impressionante. Com a sua ex-banda em 1992, uma bomba arremessada no palco montado no Gigantinho por pouco não encerrou precocemente o debut de SEBASTIAN BACH na cidade. O fraquíssimo público que compareceu ao espetáculo de 2005 deixou praticamente subentendido que seria difícil o ex-SKID ROW retornar no futuro. Porém, muitas coisas ficaram no passado e os problemas de ordem técnica na abertura para o GUNS N’ ROSES dois anos atrás serviram para reacender uma vontade da plateia gaúcha por muito tempo adormecida. O repertório do SKID ROW ainda causa delírio até mesmo entre os menos fanáticos e o set-list complementado a partir de dois ótimos discos – "Angel Down" (2007) e "Kicking & Screaming" (2011) – é mais do que suficiente para uma boa noite de rock n’ roll.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A abertura da noite ficou por conta da porto-alegrense ZERODOZE. Com um repertório de pouco mais de vinte minutos baseado no seu disco novo, intitulado "O Peso que Corrói", o power-trio apresentou um hard rock encorpado e extremamente direto. A sonoridade de Cristiano Wortmann (vocal e guitarra), André Lacet (baixo) e Alberto Andrade (bateria) é moderna e possui muita personalidade. Embora tenha executado um set curtíssimo, o grupo deixou o palco do Opinião sob uma forte chuva de aplausos e comprovou o porquê de ser mencionada como o principal expoente do underground sulista. Os destaques do show ficaram por conta das faixas "Da Onde Veio" (do disco novo) e "Ninguém". A última possui um ótimo videoclipe no Youtube e soou ainda mais pesada ao vivo. O recente "O Peso que Corrói" pode ser baixado gratuitamente no site oficial da ZERODZE (http://www.zerodoze.com).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda comandada por SEBASTIAN BACH subiu ao palco do Opinião pontualmente às 22h para dar início ao espetáculo que muitos estavam ansiosos para finalmente assistir. O atraso de mais de quatro horas na abertura para o GUNS N’ ROSES foi um obstáculo difícil de ser superado por uma parcela de admiradores do ex-SKID ROW. A desistência por conta do horário e o show praticamente vazio cinco anos atrás davam à turnê de "Kicking & Screaming" (2011) a cara de uma primeira vez na cidade. O cantor abriu a noite com a óbvia "Slave to the Grind" e a emendou com a faixa-título do seu mais recente trabalho. Por mais que o comprometimento de SEBASTIAN BACH em cima do palco fosse extremamente visível e até mesmo comovente, a qualidade do espetáculo foi um pouco comprometida por dois aspectos. As guitarras de Johnny Cromatic e do jovem Nick Sterling pecavam pela ausência do peso típico dos trabalhos de estúdio e a voz do ex-SKID ROW nitidamente não esbanja a mesma potência de anos atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entretanto, as duas falhas do espetáculo foram contornadas de maneira mais do que eficiente. A performance contagiante de SEBASTIAN BACH – que girava o microfone a todo momento como nos tempos de SKID ROW – e o seu envolvimento com a plateia compensaram qualquer nota mais alta que não era atingida. Para suprir o desgaste natural da voz ocasionado pelo tempo e pelo uso excessivo, o cantor deixava em muitos momentos o público comandar as partes mais enérgicas dos clássicos do seu ex-grupo. A banda – que ainda contava com Jason Christopher (baixo) e o sensacional Bobby Jarzombek (bateria) – intercalou a nova "Dirty Power" com outras duas faixas do SKID ROW que foram muito ovacionadas pelos gaúchos: "Here I Am" e "Big Guns". Na sequência, uma das principais músicas do disco "Angel Down" (2007) comprovou a consistência do trabalho solo mais recente de SEBASTIAN BACH: "(Love Is) a Bitchslap" foi cantada por boa parte dos presentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

O carisma do cantor norte-americano – que completou no início de abril quarenta e quatro anos de idade – é a marca mais evidente de todo o seu show. Porém, o repertório possui pontos altos que se estendem para além das músicas inevitáveis e extremamente bem recebidas do SKID ROW. A faixa "Stuck Inside" – outra retirada do ótimo "Angel Down" (2007) – funcionou (mais uma vez) perfeitamente ao vivo. Os ajustes que foram feitos aos poucos melhoraram consideravelmente o som das duas guitarras a partir daqui. A verdade é que o público não deixou de interagir com SEBASTIAN BACH um minuto sequer. O suporte dado pelos gaúchos foi fundamental para que a dobradinha "Piece of Me" e "18 and Life" atingisse o ponto mais alto de todo o espetáculo. A faixa "18 and Life" foi a mais ovacionada da noite e foi cantada em uníssono pela plateia do início afim. Os mais fanáticos pelo SKID ROW certamente ficaram arrepiados com a performance caprichada – mesmo que limitada – de SEBASTIAN BACH. A pesada "American Metalhead" foi executada depois e manteve a plateia antenado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O clima de nostalgia permaneceu no ar. Na sequência, o vocalista comandou uma espécie de medley sem instrumentos com outros dois sucessos do SKID ROW: "Wasted Time" e "In a Darkened Room". O público obviamente cantou em uníssono os dois pequenos trechos – que não ultrapassaram a marca de dois minutos cada – e que ainda foram brindados com um pedacinho de "By Your Side", uma das pouquíssimas baladas de "Angel Down" (2007). No entanto, o espetáculo perdeu um pouco do seu pique em "As Long as I Got the Music". O desgaste na voz de SEBASTIAN BACH dava o seu indício mais forte e a falta de conhecimento pleno da plateia quanto ao recente "Kicking & Screaming" (2011) impossibilitou uma resposta compensadora aqui. O momento de baixa foi rapidamente revertido assim que os primeiros acordes de "Monkey Business" indicaram o que vinha pela frente. A clássica faixa do SKID ROW foi outro momento absoluto da noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na sequência, SEBASTIAN BACH executou as duas músicas de "Kicking & Screaming" (2011) que foram compostas unicamente pelo guitarrista-prodígio Nick Sterling. Com apenas vinte e um anos de idade e uma cara ainda de bebê, o jovem instrumentista não era sequer nascido quando SEBASTIAN BACH despontou com o SKID ROW e o álbum homônimo no fim dos anos oitenta. Entretanto, o músico se manteve firme durante todo o espetáculo, mesmo que "My Own Worst Enemy" e "I’m Alive" não possam ser apontadas como faixas de impacto extremamente positivo se comparadas com o que foi executado antes e depois delas. A voz de SEBASTIAN BACH falhou um pouco na reta final do espetáculo, mas o cantor sabe como poucos dominar uma plateia ensandecida. A camiseta do Brasil com que apareceu em "Monkey Business" e a usou até o fim do show serve como prova disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Com o apoio da plateia que cantou junto, o ex-SKID ROW dedicou a bonita "I Remember You" para todos os gaúchos. O curioso apenas é que a faixa não obteve a mesma resposta de clássicos do mesmo naipe, como "18 and Life" e "Monkey Business". Em seguida, antes de executar uma última música de "Kicking and Screaming" (2011), SEBASTIAN BACH proporcionou um dos momentos de maior envolvimento com os presentes. A banda executou um pequeno trecho de "Iron Man" (BLACK SABBATH) e o cantor assumiu a guitarra de Nick Sterling para mostrar para todos que também sabe tocar o famoso riff. O peso de "Tunnelvision" antecedeu o derradeiro fim com a também óbvia "Youth Gone Wild". Para surpresa de muitos, o repertório de 1h40 foi executado de modo ininterrupto (sem pausa para o bis). A fórmula funcionou muitíssimo bem e o pique de SEBASTIAN BACH foi uma interessante constante em toda a noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A verdade é que SEBASTIAN BACH proporcionou um show estável e sem nenhum deslize comprometedor. Porém, os fãs mais exigentes do vocalista provavelmente se decepcionaram com a performance técnica um tanto quanto limitada de SEBASTIAN BACH. O uso de efeitos para estender os vocais mais agudos se mostrou um artifício desnecessário para um espetáculo que tem a virtude de ser vibrante e animado do início ao fim, mesmo que muita coisa não seja mais como era nos anos oitenta e noventa. Em cima do palco, quase nenhum outro artista do hard rock mundial consegue possui o mesmo carisma que SEBASTIAN BACH. O cantor definitivamente acertou as suas contas com o público gaúcho em 2012.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Set-list:

01. Slave to the Grind (Skid Row)
02. Kicking and Screaming
03. Dirty Power
04. Here I Am (Skid Row)
05. Big Guns (Skid Row)
06. (Love Is) a Bitchslap
07. Stuck Inside
08. Piece of Me (Skid Row)
09. 18 and Life (Skid Row)
10. American Metalhead
11. Wasted Time/In a Darkened Room (Skid Row)
12. By Your Side
13. As Long as I Got the Music
14. Monkey Business (Skid Row)
15. My Own Worst Enemy
16. I’m Alive
17. I Remember You (Skid Row)
18. Tunnelvision
19. Youth Gone Wild (Skid Row)

Fotos: Liny Oliveira (http://www.flickr.com/linyrocks) - veja mais imagens no link abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outras resenhas de Sebastian Bach (Opinião, Porto Alegre, 15/04/2012)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.
Mais matérias de Paulo Finatto Jr..

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS