Attick Demons: banda portuguesa é entrevistada pelo Rocksblog

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Attick Demons: banda portuguesa é entrevistada pelo Rocksblog

Postado por Karen Waleria | Fonte: Rocksblog

  | Comentários:

Imagem

Perplexidade é o que se sente quando se ouve pela primeira vez a banda ATTICK DEMONS.

A semelhança do timbre de voz do vocalista da banda portuguesa, Artur Almeida, com a voz de Bruce Dickinson, frontman da banda inglesa IRON MAIDEN, é inacreditável. É óbvio que o destaque da banda não se reduz apenas a essa particularidade. Porém devo advertir a todos que a simples audição da mesma vicia. A Sonoridade da banda nos remete a década de 80, época do auge do heavy metal tradicional, tão raro hoje em dia. Aquele som que costumávamos ouvir na juventude e que fazía nossa imaginação aflorar e fazia imaginar-nos num palco headbangeando. Isso é Attick Demons, uma banda de heavy metal tradicional criada em 1996 por Luiz Figueira, Gonçalo Pais e Nuno Martins.

O Rocksblog representado por sua mais nova colaboradora, Letícia Miranda, entrevistou a banda ATTICK DEMONS, mais precisamente Artur Almeida e Luiz Figueira na cidade de Sintra em Portugal. Algumas perguntas foram enviadas por integrantes do grupo do Faceboock da Rádio METAL FRIENDS.

A banda que atualmente é formada por Artur Almeida (Vocais), Luis Figueira, Hugo Monteiro e Nuno Martins (Guitarras), João Clemente (Baixo) e Gonçalo Pais ( Bateria) já se apresentou por toda Europa.

Para quem pensava que Portugal é exclusivamente a terra do fado e do pastel de nata afirmo que além de ter uma gastronomia rica e paisagens fabulosas, o país também possui excelentes bandas de Metal.

Agora nos resta esperar que brevemente aportem em terras brasileiras.

Rocksblog: Primeiramente, gostaria de dizer que é um privilégio poder realizar essa entrevista e gostaria de agradecer imensamente a disponibilidade de vocês em nos atender. Como surgiu ATTICK DEMONS?

Luis – Os ATTICK DEMONS surgiram de uma forma descomprometida. O Gonçalo Pais, o Nuno Martins e o Miguel Angelo (primeiro baixista da banda) se reuniram num sótão abandonado na Avenida da Liberdade (Baixa de Lisboa). Depois chegou o Hugo "Bostinha" para ocupar o lugar de vocalista. As coisas foram ficando mais sérias e eles começaram a procurar outro guitarrista para completar a formação. Eu e o Gonçalo tinhamos um amigo comum que me falou que a banda andava em busca de um guitarrista e que a principal influência deles era o Iron Maiden. Na época eu tinha uma banda de punk rock, mas o que eu curtia mesmo era a onda da NWOBHM… E o resto é historia. [Risos].

Rocksblog: Como vocês reagem quando vocês são comparados com o IRON MAIDEN?

Artur - A princípio reagíamos mal, mas depois fomos nos habituando. [Risos].

Luis - Sabe, o Artur até tentou mudar o seu timbre vocal quando gravamos o EP em 2000 para não ficar parecido com o Bruce, mas ficou muito estranho. A voz do Artur é assim mesmo, ele não força nada.

Artur - Até porque a minha banda favorita desde muito novo é o AC/DC. [Risos]

Luis - Sim, a princípio nós não gostávamos nada dessas comparações, mas depois até ficamos muito orgulhosos por sermos comparados com a nossa banda favorita. Se nos comparassem ao KORN ou ao LIMP BIZKIT é que eu ficaria muito preocupado. [Risos]

Rocksblog: Já teve alguma situação onde vocês chegaram a serem ofendidos por parte dos fãs?

Luis - Não, nunca… pelo contrário, sempre nos deram parabéns pelo tipo de som que fazemos.

Rocksblog: Tem alguma banda brasileira em especial que vocês gostariam de dividir um palco? O que vocês esperam do público brasileiro?

Luis- Sim, gostaríamos muito de tocar com o ANGRA. Conheci o Rafael Bittencourt aqui em Lisboa e falamos muito sobre música. Ele é um cara muito bacana. Todos nós da banda gostamos muito do Angra. Sobre o público brasileiro sei que é um dos melhores públicos do mundo, com fãs bem calorosos. Esperamos um dia ter o prazer de tocar no Brasil.

Rocksblog: Qual o maior defeito e a maior qualidade do público português em comparação ao do público estrangeiro?

Luis - É um pouco diferente. Aqui em Portugal você tem que provar que vale o triplo para que o respeitem e lhe dêem credibilidade. Basta chegar aqui uma banda em que os músicos cantem em inglês para serem automaticamente melhores do que qualquer banda portuguesa. Nós tivemos que assinar com uma editora alemã para sermos reconhecidos aqui. Infelizmente não é só aqui que isso acontece. Tenho um amigo brasileiro que teve que mudar o seu nome para "Bill Hudson" para ser reconhecido como um grande músico no seu próprio país.

(Carlito Camacho - Metal Friends): Artur, você fica constrangido quando as pessoas o chamam de " filho do Bruce"?

Artur - Quem me dera ser filho do Bruce…. [Risos] Não fico constrangido, sem problema.

(José Antônio Alves - Metal Friends) : O produtor Jack Endino deu declarações polêmicas a respeito de bandas brasileiras, dizendo que fica 'perplexo por elas cantarem em inglês'. Sendo o ATTICK DEMONS uma banda portuguesa que canta em inglês, a banda já sofreu algum preconceito por eventual sotaque nas letras? Gostaria que a banda explicasse o motivo da escolha do inglês como idioma nas letras.

Luis - Esse cara produziu o SOUNDGARDEN, como pode ser tão ignorante???? Essa foi uma declaração muito infeliz, pois ele não tem conhecimento da realidade de uma banda de um país que não tenha o inglês como língua mãe. É muito importante as bandas cantarem em inglês se querem ver o seu trabalho universalizado e se querem que as pessoas entendam o que estão dizendo. É como o Rammstein, na minha opinião. Tem um bom som, mas como cantam em alemão eu não faço ideia do que estão cantanto… até podiam cantar o "Malhão malhão" (música tradicional portuguesa muito antiga) que para mim seria a mesma coisa.

Rocksblog: Quais as maiores influências da banda? Alguma influência de bandas portuguesas de Heavy Metal? Se sim, indique algumas até para conhecimento dos leitores do Rocksblog.

Luis - De influências além do IRON MAIDEN, temos o MANOWAR, HELLOWEEN, AC/DC, entre outras. De bandas portuguesas temos como grande influência o TARANTULA, que nos ensinaram muito, tanto a nível musical como a nível pessoal. Obviamente que também aprendemos muito com outras bandas que fazem coisas de forma errada e acredite, que os erros podem se tornar bons exemplos também, pelo menos tentamos não cometer os mesmos erros [Risos].

Rocksblog: Vocês possuem algum projeto paralelo?

Artur - Não, só temos o ATTICK DEMONS, apesar de fazer algumas participações esporádicas no GARGULA, MINDFEEDER, entre outros.

Rocksblog: Previsões para shows no Brasil?

Luis - Seria muito bom tocar no Brasil, no entanto ainda não houve convites sérios. Talvez com o segundo álbum nós tenhamos uma distribuição melhor e consigamos ir ao Brasil e depois ao Japão, pois temos recebido muitas mensagens de fãs pedindo que façamos uma tour nesses países.

(Alessandro Lopes - Metal Friends): Os fãs brasileiros estão ansiosos por um segundo full-length da banda. Já existe uma data prevista para o seu lançamento?

Luis - Estamos neste momento em fase de composição de novas músicas. Na verdade já temos seis músicas prontas. Pretendemos começar a gravar o novo álbum no começo de 2014. Posso dizer que algumas músicas estarão um pouco diferentes. Umas com mais peso, outras com menos, mas continuamos tocando Heavy Metal Clássico. Como rolou o lance com o Paul Di´Anno nós tínhamos uma parte da música "Atlantis" que gostaríamos de experimentar com outro tipo de voz diferente da voz do Artur. Então enviei um email ao Paul explicando que éramos uma banda portuguesa independente, que estávamos gravando nosso primeiro álbum. E como éramos fãs do IRON MAIDEN há muito tempo, seria muito especial e uma honra tê-lo como convidado especial nessa faixa. Mandei o link do Myspace com algumas músicas e a biografia da banda. Passado apenas 15 minutos recebi a resposta do Paul, dizendo que tinha curtido a banda e que podíamos contar com ele, mas que teria que falar com o manager dele. O manager nos pediu 250 libras para o Paul gravar conosco. Nós fizemos as contas e chegamos a conclusão que, dividindo as 250 libras pelos seis elementos da banda ficava um preço acessível para ter um vocalista mítico como ele em nosso álbum. Passado alguns meses, o manager perguntou-me se ainda me lembrava das 250 libras que tinhamos que pagar. E eu disse: "Claro que sim, quando podemos fazer o pagamento?"…. foi quando ele me respondeu: "- É só para te dizer para esquecer isso, pois o Paul não quer receber nada para gravar com vocês. Resultado, o Paul veio aqui para Lisboa gravar conosco e ainda fizemos um concerto especial onde o Paul cantou 5 músicas do Iron Maiden com a Attick Demons. Ele adorou o fim de semana que passou aqui conosco e prometeu voltar. Foi uma feliz surpresa, assim como foi com o Ross The Boss, também gente muito boa.

Links Relacionados:
http://www.attickdemons.com/site/
http://www.youtube.com/attickdemons
http://www.facebook.com/attickdemonsofficial
http://www.myspace.com/attickdemonsofficial
http://www.reverbnation.com/attickdemons
http://twitter.com/attickdemons

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Attick Demons"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Karen Waleria

Karen Waleria,blogueira gaúcha ouve principalmente power,doom e folk metal,mas tenta não se limitar a rótulos. Possue o blog Rocksblog http://karenwaleria.blogspot.com/Siga no Twitter @Rocksblog http://twitter.com/ROCKSBLOG

Mais informações sobre Karen Waleria

Mais matérias de Karen Waleria no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas