WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

BandasABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Entrevista - James Hetfield: "fico deprimido quando não pego a guitarra"

Traduzido por Douglas Morita | Em 03/11/08 | Fonte: Metallica Remains

Aaron Beck, do The Columbus Dispatch entrevistou recentemente o guitarrista/vocalista do METALLICA, James Hetfield, que falou sobre sua relação com o instrumento, dentre outras coisas.


The Columbus Dispatch: Você vem fazendo isso desde que é um adolescente. Ainda consegue sair disposto fisica e mentalmente para tocar músicas do Metallica?

Hetfield: "Quando eu não pego a guitarra, eu fico deprimido. Quando estou em casa e começo a ficar pra baixo, minha esposa me fala: 'Bem, você não tem tocado guitarra há algumas semanas'. Então eu sento e toco. É minha arma; é meu pacificador; é meio que tudo apenas escrever um riff e então me sentir bem comigo mesmo: 'Oh, sim! Eu ainda sou relevante!' Mas apenas usar amplificadores diferentes, guitarras diferentes - eu realmente acredito, encontrar uma guitarra antiga que pode custar algum tanto absurdo de dinheiro, você pega essa coisa, e há algo vivendo nela. Ela ainda tem riffs nela, e eu penso que eles são gratos por você ter a guitarra. Eu penso que as almas dessas guitarras falam".

The Columbus Dispatch: Você precisou estar no palco e cantar algumas vezes sem uma guitarra, mais notavelmente depois que você se queimou em Montreal no início dos anos 90. Como se sentiu?

Hetfield: "Foi uma merda. Você está lá e está cantando, mas muitas de nossas músicas tem trechos instrumentais bem longos e me sentia como 'O que eu estou fazendo aqui? Melhor ir para os bastidores, lavar roupa?' Você pode apenas ser um líder de torcida no máximo, e parece meio bobo. Eu não gostei. É meio que garantia de emprego quando se pode tocar guitarra e cantar".

The Columbus Dispatch: O que está em sua mente quando você sobe ao palco hoje versus, digamos, 1990?

Hetfield: "Nós ficamos bem inspirados quando vamos a sala de ensaio e fazemos uma jam juntos e talvez escrevemos um riff. Nós nos unimos dessa forma, e daí subimos ao palco. Eu não sei, ainda é questão de sermos nós contra eles [o público]; acho que hoje somos só nós. Antigamente, éramos nós contra eles: 'Vamos matá-los! Vamos esmagar isso!' Agora é mais 'Vamos lá e mostrar a eles nossa força e ver quantos fãs novos nós podemos contaminar com o Metallica e ver se eles voltam".

The Columbus Dispatch: Como ter filhos mudou sua forma de ver o trabalho?

Hetfield: "No começo, foi uma grande luta, eu sendo o primeiro a ter filhos e o baterista Lars (Ulrich) logo em seguida. Tentar separar as duas coisas foi difícil, sabe? 'Eu preciso arrumar tempo para a família', e isto não foi bem recebido. Então se tornou algo mais normal para nós. Nós temos que balancear essas duas coisas e fazê-las viver juntas. Nós precisamos fazer todos conhecer uns aos outros. Há realmente muito medo para as esposas - 'O que está rolando na estrada?' e 'Por que eles não querem que a gente saia?' As vezes é o que é, e algumas vezes é 'eu preciso do meu espaço'. Mas se você as convidar, algumas vezes a resposta é 'não, eu não quero ir' (risos). Mas as crianças trouxeram tamanha alegria para todos nós. Eu acho que isso nos inspirou, e nos fez mais felizes, então podemos ser ainda mais 'metal' (risos), se isso fizer sentido".

A entrevista completa pode ser lida, em inglês, clicando aqui.


Comentários sobre esta matéria

Fórum Metallica


Matérias relacionadas

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre Metallica

Outras matérias sobre Metallica no Whiplash!

Metallica: detalhes sobre o DVD a ser gravado na França [30/06/09]
Classic Rock Roll of Honour 2009: veja lista dos indicados [28/06/09]
Metallica: sete shows da turnê européia no LiveMetallica [27/06/09]
Metallica: banda coloca à venda biografia de Cliff Burton [22/06/09]
Metallica: disponíveis fotos de show realizado na Holanda [21/06/09]
Metallica: disponível filmagem profissional de show em Oslo [21/06/09]
Slipknot: "esperamos pelo novo álbum do Metallica" [19/06/09]
Metallica: galeria de fotos de Helsinque no Metal Remains [16/06/09]
Metallica: confira vídeos de bastidores no México [15/06/09]
Mais matérias sobre Metallica


Entrevistas

Entrevistas exclusivas e as mais interessantes declarações de astros do Rock e Metal publicadas nos melhores veículos nacionais e internacionais.


Sobre o autor: Douglas Morita

Douglas Morita acha que se existem constantes em sua vida, uma delas definitivamente é o Metallica. Fã da banda desde que se conhece por gente, criou o site Metallica Remains em 1998 e considera o grupo como sua principal - porém, obviamente, não única - influência musical. Além do Metallica, tenta ouvir de tudo um pouco, sem se limitar a estilos ou rótulos.

Clique aqui para mais matérias de Douglas Morita no Whiplash!

Whiplash - Caixa Postal 5009, Av. Euclides Figueredo, São Luís-MA, BRASIL, CEP 65076-820, Fone: (98) 9975-0926

Link que não funciona para email (ignore)