Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

Traduzido por Samuel Coutinho | Fonte: loudwire.com

  | Comentários:

Ja faz 20 anos que um pequeno trio de Seattle lançou um álbum despretensioso intitulado "Nevermind" e se tornou uma das maiores bandas do mundo. Através da ascensão meteórica do NIRVANA e da trágica morte do vocalista Kurt Cobain, muita tinta foi derramada sobre os mistérios que acompanharam a banda durante e após sua existência. O Loudwire lembrou de algumas coisas bizarras e bonitas, com uma lista das 20 coisas que talvez você não sabia sobre o Nirvana e o álbum "Nevermind".

Imagem

20 - O menino da capa de "Nevermind" era pra ser uma menina

O fotógrafo Kirk Weddle tirou duas fotos, uma com um menino e outra com uma menina, e realmente gostou mais da foto que tirou com a menina, mas a gravadora da banda insistiu que fosse escolhido o menino.

19 - O NIRVANA se recusou a fazer um show com o GUNS N'ROSES e com o METALLICA em uma turnê

Axl Rose convidou pessoalmente os caras do Nirvana para ser a banda de apoio na turnê de 92, após "Nevermind" ser lançado, mas Kurt se recusou, dizendo: "Eles (GN'R) não tem talento e fazem uma uma porcaria de música".

18 - O KISS aparece na contra capa do disco

A foto traseira é uma colagem feita por Cobain composta por pinturas de Dante Inferno, Chim Chim o macaco, e se você olhar bem de perto você achará uma pequena foto do Kiss, uma de suas bandas favoritas.

Imagem

Imagem

NOTA DO EDITOR: Eu também não consigo ver. :-)

17 - O locutor que aparece no video de "In Bloom" é Doug Llewelyn, ex-apresentador do "People's Court" (Tribunal do Povo)

Quando o clipe de "In Bloom" ganhou como o melhor video alternativo no MTV Video Music Awards de 1993, Michael Richards (Cosmo Kramer de "Seinfeld") entregou o troféu para o Nirvana e ao diretor Kevin Kerslake, mas Doug Llewelyn não foi visto.

16 - O Nirvana sabia como deixar o pessoal da MTV loucos

O Nirvana se apresentou no MTV Video Music Awards onde, apesar da recusa da rede de permitir que a banda tocasse sua nova canção, "Rape Me", durante a transmissão, Cobain dedilhou e cantou as primeiras partes da canção antes de entrar "Lithium", a emissora quase cortou para o intervalo comercial.

15 - O Nirvana foi expulso de sua própria festa de lançamento do "Nevermind"

Em um minúsculo palco de Seattle, iniciou uma enorme confusão, quando Cobain e seus companheiros apareceram embriagados, os membros da banda começaram uma guerra de comida, e a segurança da casa os obrigou a se retirarem.

14 - "Nevermind" foi originalmente intitulado "Sheep"

O título foi um manifesto de Cobain. E "Nevermind" nem mesmo é uma palavra real - "Never Mind", as duas palavras separadas, seria o correto.

13 - Krist Novoselic cantou fora do tom no início de "Territorial Pissings"

O baixista desconfigurou totalmente o refrão do hino hippie dos anos 60, "Get Together". A música foi escrita pelo cantor e compositor Chet Powers e executada por Joni Mitchell, Jefferson Airplane, The Kingston Trio e The Youngbloods.

12 - Cobain se casou com Courtney Love em 24 de fevereiro de 1992, em um penhasco com vista para a praia de Waikiki no Havaí

A cerimônia foi realizada cinco meses depois do dia do lançamento de "Nevermind" e teve a participação do baterista Dave Grohl, três membros da equipe da banda e um suposto traficante de drogas, mas Krist Novoselic não compareceu, pois ele não tinha uma boa relação com a noiva.

11 - O Nirvana quase foi dividido por questões de direitos autorais do álbum "Nevermind"

Seis meses após o álbum ser lançado, de repente, Cobain pediu uma fatia muito maior do bolo. Novoselic e Grohl quase saíram da banda em protesto.

10 - Dave Grohl foi o quinto (ou sexto) baterista do Nirvana

Grohl se juntou ao Nirvana pouco antes das gravações de "Nevermind", bateristas como Dan Peters do MUDHONEY e Dale Crover do MELVINS já tinham passado pela banda. Em um certo momento, eles até perderam a conta.

09 - Grohl não foi o único baterista que tocou em "Nevermind"

Chad Channing, era o baterista no álbum de estréia, "Bleach" de 1989, e também gravou algumas demos de "Nevermind" antes de perder lugar para Grohl.

08 - A faixa "Endless Nameless" não foi incluída nas primeiras 50.000 cópias de "Nevermind"

A gravação original de estúdio surgiu como uma hidden track do disco "Nevermind". A canção se inicia minutos após o fim de "Something in the Way", inspirando-se em Her Majesty, do álbum Abbey Road, dos BEATLES, que é considerada a primeira hidden track da história. As primeiras cópias de Nevermind (cerca de 50.000) não contêm a faixa devido a um erro de masterização.

07 - "Weird Al" Yankovic gravou sua própria "Endless Nameless"

O álbum "Off the Deep End", com a paródia de "Smells Like Teen Spirit" - "Smells Like Nirvana", deu à carreira de Yankovic bastante reconhecimento. Uma outra faixa do álbum é "Bite Me", com apenas 7 segundos.

06 - Cobain odiou a versão original feita pelo diretor Sam Bayer, para o video de "Smells Like Teen Spirit"

Cobain voou de volta para Los Angeles para re-editar o video pessoalmente. Uma das principais adições de Cobain foi a penúltima imagem do vídeo, que era uma aproximação de seu próprio rosto, após este ter sido parcialmente escondido durante grande parte do vídeo.

05 - "Nevermind" foi premiado com Disco de Diamante, com mais de 10 milhões de cópias vendidas, em março de 1999

O disco vendeu 11 milhões de cópias nos Estados Unidos e surpreendentes 30 milhões em todo o mundo. Mesmo assim, "Smells Like Teen Spirit" foi o seu único single a entrar no Top 10 da parada da Hot 100 singles.

04 - O Nirvana aparece na introdução do documentário feito em 91, da turnê européia do SONIC YOUTH

O Nirvana foi a banda de abertura no documentário "1991: The Year Punk Broke", que chegou a telas em 92.

03 - Kurt Cobain foi convidado a interpretar o papel de um traficante de heroína no filme "Pulp Fiction"

Courtney Love afirmou que o diretor Quentin Tarantino pediu pessoalmente a Cobain, que ele desempenhasse o papel de Lance, papel que foi para Eric Stoltz, por isso que Tarantino é agradecido no encarte de "In Utero".

02 - A revista Rolling Stone deu a "Nevermind" uma análise de quatro estrelas

Apesar de ser nomeado o melhor álbum da década de 90 e ficando na 17ª posição entre os 500 Maiores Álbuns de Todos Tempos, a Rolling Stone deu ao disco nada mais que quatro estrelas, sendo que a nota máxima era cinco estrelas.

01 - "Nevermind" bateu o famoso álbum de Michael Jackson "Dangerous"

O álbum "Nevermind" chegou ao primeiro lugar na parada da Billboard, ultrapassando "Dangerous", do astro pop Michael Jackson. O Nirvana havia chegado ao topo.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Nirvana"

Detonautas: veja versão de "Rape Me" do Nirvana
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Nirvana: Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain
Nirvana: divulgadas mais seis fotos da cena da morte de Cobain
Nirvana: Kurt vai ganhar história em quadrinhos sobre sua vida
Nirvana: divulgadas novas fotos da cena da morte de Kurt Cobain
Detonautas: banda regrava "Rape Me" do Nirvana
Cobain, Lennon e Elvis: para cervejaria todos eles estão vivos
Bem vivos: Elvis, Cobain, Lennon e outros em comercial de cerveja
Nirvana: USA Today faz reportagem sobre cena da morte de Cobain
Kurt Cobain: novo livro, "A Construção de um Mito"
Kurt Cobain: tão bonito quanto uma pedra na cara de um guarda
Nirvana: nova foto de cena da morte de Cobain e mesma conclusão
Cobain: cena da morte será reexaminada por polícia de Seattle
Kurt Cobain: Fã quer transformar antiga casa do músico em museu

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas