Em 06/08/1988 | Guns N' Roses: há 25 anos, eles seguravam o mundo pelo rabo

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Guns N' Roses: há 25 anos, eles seguravam o mundo pelo rabo

Postado por Nacho Belgrande | Fonte: Playa Del Nacho

  | Comentários:

Como um dos discos mais marcantes da história do rock, e com certeza o maior disco de estreia por uma banda de rock [pelo menos o mais vendido], “Appetite For Destruction” tem sido dissecado e escrutinado à exaustão ao longo dos anos.

Mas o que muitas pessoas parecem esquecer todos esses anos depois é que “Appetite” foi tudo, menos um sucesso instantâneo. Na verdade, ele não chegou ao topo da parada dos EUA até o dia 6 de agosto de 1988, mais de um ano depois de seu lançamento.

Antes disso, e durante boa parte da gradual escalada de 57 semanas do álbum até o pico, o GUNS N’ ROSES parecia mais uma banda promissora da cena hard rock, fadada a permanecer como um segredo bem-guardado entre fãs mais ardorosos do estilo ao invés de virar um fenômeno das massas – muito menos capaz de conquistar o mundo e tornar-se talvez a banda definitiva dos anos 80 [com todo o respeito ao U2 e ao THE POLICE].

Imagem

Pra piorar, a imagem decadente da banda, associada à compulsão inveterada por encrenca [sem contar com o consumo de drogas] não parecia muito apropriada para o horário nobre. Além disso, a estratégia de promoção da [gravadora] Geffen Records, que apelou primeiro para os fãs de rock e metal com os primeiros singles, “It’s So Easy” e “Welcome To The Jungle”, pode ter sido desnecessariamente conservadora, pra começo de conversa.

Mas, a despeito das circunstâncias, “Appetite” comportou-se muito como “Nevermind” do Nirvana faria alguns anos depois, nascido já implacável e fadado a quebrar qualquer obstáculo da indústria musical [e da lógica também] através da força bruta do aclame público. E foi exatamente isso que aconteceu uma vez que o terceiro single, “Sweet Child O’ Mine” começou a impulsionar a obra para o cume naquele mês de Agosto.

Com a faixa, um ano inteiro implorando atenção e abrindo para outras bandas em turnê – sem contar todo o tempo antes disso, tentando simplesmente montar uma banda e ser contratado – pareceu compensar da noite pro dia aos olhos de leigos e novos fãs. Ainda assim, no fim de 1988, o GUNS N’ ROSES estava andando a passos largos para o posto de maior banda de rock da face da Terra.

E tudo devido a “Appetite For Destruction”: outrora um pequeno vagão, e depois um trem bala, agora um estampido infinito ressoando pelo classic rock.

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"

Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show em Recife
Guns: matéria na TV Boliviana, vídeos e entrevista com Bumblefoot
Slash: sempre bêbado nos clipes do GUNS
Steven Tyler: Ele alertou o Guns N' Roses sobre as drogas
Guns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose
Slash: assista ao oitavo episódio da série "Real To Reel"
Guns N' Roses: sete membros foram vítimas da lexicografia em PE
Guns N' Roses: videoclipe de "Chinese Democracy" não oficial
Slash: Sweet Child O' Mine é a música mais lucrativa e a mais gay
Guns N' Roses: Namorada de guitarrista é assaltada em Recife
Guns N' Roses: Show quase só de clássicos em Porto Alegre
Guns N' Roses: os shows em Pernambuco e no Ceará
Bumblefoot: entrevista para jornal de Pernambuco
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show no Paraguai
Jared Leto: ele é um wannabe de W. Axl Rose? Há quem diga que sim

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas