Em 11/04/1983: Metallica demitia Dave Mustaine e presenteava o mundo com o Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2023
O músico Dave Mustaine é conhecido por ser vocalista, guitarrista, líder e a alma do Megadeth. No entanto, antes de fundar o projeto que se confunde com a sua própria existência, Mustaine passou um período como guitarrista do Metallica, que foi encerrado há exatos 40 anos, em 11 de abril de 1983.
Embora fosse um músico talentoso, Mustaine demonstrava vocação para uma outra arte menos nobre que a música: o levantamento de copo. O jovem rapaz costumava beber bastante, o que afetava seu comportamento.
"Eu bebia e me divertia até que alguém refutasse algo que eu dissesse. E então virava uma guerra. Eu ficava agressivo e confrontador porque era um bêbado violento. Perdi todas as inibições quando estava bebendo, e isso não funcionou muito bem no final", disse Mustaine, em matéria publicada pelo site Loudwire.
A personalidade de Mustaine foi um fator determinante para sua saída do Metallica. James Hetfield, Lars Ulrich e Cliff Burton resolveram expulsar o guitarrista beberrão, que cruzou os Estados Unidos de ônibus, em viagem que levou cerca de quatro dias.
"O que realmente me chateou foi que eles nunca me avisaram e nunca tive uma segunda chance. Foi apenas: ‘Ei cara. Você está fora’", recorda Mustaine.
O Megadeth
Após a demissão, Mustaine partiu para a viagem que mudaria para sempre a sua vida. Cheio de ódio no coração, o guitarrista voltou para seu estado natal e no meio do caminho, começou a bolar seu "plano de vingança".
Em seu livro "A Heavy Metal Memoir" (lançado em 2010), o frontman relatou que o nome de seu projeto de vida surgiu enquanto ele viajava de volta pra casa.
Mustaine olhou para baixo e viu um panfleto do então senador da Califórnia, Alan Cranston. O pequeno pedaço de papel alertava as pessoas sobre as terríveis consequências das armas nucleares.
"Por alguma razão, uma frase em particular se destacou: ‘O arsenal da megamorte [megadeath] não pode ser eliminado, não importa o que aconteça com os tratados de paz'. Deixei isso nadar em minha cabeça dolorida por alguns minutos - ‘o arsenal da megamorte’. A maneira como Cranston usou a palavra megadeth significa a morte de um milhão de pessoas após a guerra nuclear. Não tinha me ocorrido então que Megadeth poderia ser um nome perfeitamente incrível para uma banda de thrash metal. Mas, novamente, eu não tinha olhado tão à frente", contou Mustaine, que usou a frase "The arsenal of megadeth can't be rid" na música "Set The World Afire".
E assim nasceu o Megadeth, grupo que desde o primeiro momento é liderado por Dave Mustaine, um dos maiores ícones da história do thrash metal. O grupo continua na ativa e fazendo trabalhos melhores que os do Metallica, como pode ser conferido em "The Sick, The Dying…And The Dead!", lançado em setembro de 2022.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps