Saxon: o debut espetacular em solo gaúcho

Resenha - Saxon (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/03/2019)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Karen Waleria
Enviar Correções  

Texto por William Guedes Cezar

Fotos: Laura Haddad Fotografias

A lendária banda SAXON, um dos nomes mais cultuados da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), reservou, finalmente, uma data na agenda para Porto Alegre.

O tão aguardado show aconteceu no cultuado Bar Opinião - o templo do rock no Rio Grande do Sul na última quarta-feira, dia 13 de março de 2019.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para sua primeira apresentação em solo gaúcho o movimento começou cedo em torno do bar e o público presente de todas as idades. Já demonstrando que a noite seria histórica, memorável.

A banda vinha divulgando em entrevistas que o repertório da turnê estava espetacular e que os músicos todos estavam muito ansiosos para retornar ao Brasil. Ainda mais num lugar novo, como foi o caso de Porto Alegre.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O SAXON está em tour de divulgação do seu mais recente trabalho "Thunderbolt" de 2018. Trabalho este onde, novamente, manteve a parceria de sucesso com o renomado produtor Andy Sneap que já trabalhou com outros grandes nomes como MEGADETH, EXODUS e TESTAMENT, entre outros.

Com pontualidade britânica e sem mais delongas às 21h toca a introdução "Olympus Rising" e toda a banda sobe ao palco ainda escuro e já tocando a música que intitula o novo álbum "Thunderbolt". Música que foi bem recepcionada pelo público presente. Uma destruição sonora com os fãs já headbangeando.

Biff Byford mostrando uma excelente voz e batendo cabeça em seus 68 anos de idade, indo de um lado para outro, cantando com pedestal e dando aula de "como se faz" para muito vocalista. Mostrou que foi um excelente professor para muitos e que continua sendo. Esbanjou simpatia o tempo todo, vigor, técnica e muita presença de palco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "Wheels Of Steel" de álbum de mesmo nome de 1980 o público vibrou mais ainda.

A noite foi recheada de clássicos que passearam por toda a vasta discografia da banda inglesa que já contabiliza mais de 40 anos de existência. Uma tarefa difícil conseguir esse feito, mas os dinossauros conseguiram com louvor.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Paul Quinn e Doug Scarratt nas guitarras mantêm um maravilhoso entrosamento, riffs perfeitos, técnica e velocidade. Mostrando para os mais jovens como fazer um Heavy Metal "Old School". Não posso deixar de citar Nibbs Carter que é um show a parte no baixo. Batendo a cabeça a performance inteira, e também com grande presença de palco. Nigel Glockler mostra é um monstro nas baquetas e mostrou a todos uma técnica impecável.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Escutar o SAXON em sua discografia é uma coisa enlouquecedora, mas os assistir ao vivo é indescritível, é mil vezes melhor. A banda ao vivo é um monstro, monstruosa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nesta hora que os músicos mostram para seus fãs o motivo de estarem há mais de 40 anos em atividade. E ainda é uma das bandas mais solicitadas em festivais por todo o mundo.

Com uma iluminação incrível, afinação e um palco lindo e perfeito. Mostraram o heavy metal "old school’ para a nova geração.

A banda transitou em toda a sua discografia na apresentação que contou com um set de 22 músicas, que deu oportunidade para a maioria dos clássicos e apenas duas músicas do álbum mais recente "Thunderbolt", foi tocada. Foi um presente para os fãs. Uma sucessão de hits, hit atrás de hit e o público ficou de alma lavada.

Demorou a espera, mas o público que compareceu ao show foi contemplado com uma excelente apresentação, irretocável.

Mesmo estando no início do ano de 2019, ouso dizer que esta performance fará parte dos melhores shows que vão ocorrer no corrente ano; uma das mais lindas apresentações que já presenciei. Que vai ser lembrada por cada headbanger que estava presente no Bar Opinião.

Vida longa ao Saxon! E que possa ainda vir mais vezes ao Brasil, e a Porto Alegre,é claro.

Saxon é
Biff Byford – Vocalista
Doug Scarratt – Guitarra
Paul Quinn – Guitarra
Nibbs Carter – Baixo
Nigel Glockler – Bateria

Setlist :

Intro: Olympus Rising
Thunderbolt
Sacrifice
Wheels Of Steel
Strong Arm Of The Law
Denim And Leather
Battering Ram
Frozen Rainbow
Backs To The Wall
They Played Rock and Roll
Power And The Glory
Ride Like The Wind (Christopher Cross Cover)
Broken Heroes
Motorcycle Man
747 (Strangers In The Night)
And The Bands Played On
LionHeart
To Hell And Back Again
Dallas 1 PM
Crusader

Bis
Heavy Metal Thunder
Never Surrender
Princess Of The Night
Kingdom Of The Cross

Agradecimentos à Abstratti Produtora




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocarGuitarras
As 15 músicas mais complicadas para tocar

Ozzy Osbourne: Sharon conta como o Madman tentou assassiná-laOzzy Osbourne
Sharon conta como o Madman tentou assassiná-la


Sobre Karen Waleria

Blogueira gaúcha. Estudou letras. Ecleticidade musical é seu ponto forte; com uma tendência ao Rock e Metal. Já foi colaboradora em grandes sites de Rock e Heavy Metal, trabalha com divulgação de bandas e eventos. Responsável pelo blog www.karenwaleria.blogspot.com.br. Siga no Twitter @Rocksblog.

Mais informações sobre Karen Waleria

Mais matérias de Karen Waleria no Whiplash.Net.

WhiFin Goo336 Goo728 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooAdHor