Saxon: o debut espetacular em solo gaúcho
Resenha - Saxon (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/03/2019)
Por Karen Waleria
Postado em 24 de março de 2019
Texto por William Guedes Cezar
Fotos: Laura Haddad Fotografias
A lendária banda SAXON, um dos nomes mais cultuados da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), reservou, finalmente, uma data na agenda para Porto Alegre.
O tão aguardado show aconteceu no cultuado Bar Opinião - o templo do rock no Rio Grande do Sul na última quarta-feira, dia 13 de março de 2019.
Para sua primeira apresentação em solo gaúcho o movimento começou cedo em torno do bar e o público presente de todas as idades. Já demonstrando que a noite seria histórica, memorável.
A banda vinha divulgando em entrevistas que o repertório da turnê estava espetacular e que os músicos todos estavam muito ansiosos para retornar ao Brasil. Ainda mais num lugar novo, como foi o caso de Porto Alegre.
O SAXON está em tour de divulgação do seu mais recente trabalho "Thunderbolt" de 2018. Trabalho este onde, novamente, manteve a parceria de sucesso com o renomado produtor Andy Sneap que já trabalhou com outros grandes nomes como MEGADETH, EXODUS e TESTAMENT, entre outros.
Com pontualidade britânica e sem mais delongas às 21h toca a introdução "Olympus Rising" e toda a banda sobe ao palco ainda escuro e já tocando a música que intitula o novo álbum "Thunderbolt". Música que foi bem recepcionada pelo público presente. Uma destruição sonora com os fãs já headbangeando.
Biff Byford mostrando uma excelente voz e batendo cabeça em seus 68 anos de idade, indo de um lado para outro, cantando com pedestal e dando aula de "como se faz" para muito vocalista. Mostrou que foi um excelente professor para muitos e que continua sendo. Esbanjou simpatia o tempo todo, vigor, técnica e muita presença de palco.
Em "Wheels Of Steel" de álbum de mesmo nome de 1980 o público vibrou mais ainda.
A noite foi recheada de clássicos que passearam por toda a vasta discografia da banda inglesa que já contabiliza mais de 40 anos de existência. Uma tarefa difícil conseguir esse feito, mas os dinossauros conseguiram com louvor.
Paul Quinn e Doug Scarratt nas guitarras mantêm um maravilhoso entrosamento, riffs perfeitos, técnica e velocidade. Mostrando para os mais jovens como fazer um Heavy Metal "Old School". Não posso deixar de citar Nibbs Carter que é um show a parte no baixo. Batendo a cabeça a performance inteira, e também com grande presença de palco. Nigel Glockler mostra é um monstro nas baquetas e mostrou a todos uma técnica impecável.
Escutar o SAXON em sua discografia é uma coisa enlouquecedora, mas os assistir ao vivo é indescritível, é mil vezes melhor. A banda ao vivo é um monstro, monstruosa.
Nesta hora que os músicos mostram para seus fãs o motivo de estarem há mais de 40 anos em atividade. E ainda é uma das bandas mais solicitadas em festivais por todo o mundo.
Com uma iluminação incrível, afinação e um palco lindo e perfeito. Mostraram o heavy metal "old school’ para a nova geração.
A banda transitou em toda a sua discografia na apresentação que contou com um set de 22 músicas, que deu oportunidade para a maioria dos clássicos e apenas duas músicas do álbum mais recente "Thunderbolt", foi tocada. Foi um presente para os fãs. Uma sucessão de hits, hit atrás de hit e o público ficou de alma lavada.
Demorou a espera, mas o público que compareceu ao show foi contemplado com uma excelente apresentação, irretocável.
Mesmo estando no início do ano de 2019, ouso dizer que esta performance fará parte dos melhores shows que vão ocorrer no corrente ano; uma das mais lindas apresentações que já presenciei. Que vai ser lembrada por cada headbanger que estava presente no Bar Opinião.
Vida longa ao Saxon! E que possa ainda vir mais vezes ao Brasil, e a Porto Alegre,é claro.
Saxon é
Biff Byford – Vocalista
Doug Scarratt – Guitarra
Paul Quinn – Guitarra
Nibbs Carter – Baixo
Nigel Glockler – Bateria
Setlist :
Intro: Olympus Rising
Thunderbolt
Sacrifice
Wheels Of Steel
Strong Arm Of The Law
Denim And Leather
Battering Ram
Frozen Rainbow
Backs To The Wall
They Played Rock and Roll
Power And The Glory
Ride Like The Wind (Christopher Cross Cover)
Broken Heroes
Motorcycle Man
747 (Strangers In The Night)
And The Bands Played On
LionHeart
To Hell And Back Again
Dallas 1 PM
Crusader
Bis
Heavy Metal Thunder
Never Surrender
Princess Of The Night
Kingdom Of The Cross
Agradecimentos à Abstratti Produtora
Outras resenhas de Saxon (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/03/2019)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
Com guitarristas de Alice Cooper, Crossbone Skully anuncia "Condemned to Rock N' Roll"
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
Jimmy Page: quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no Brasil
A música menos ouvida de cada disco do Iron Maiden no Spotify
Os dez piores frontman da história do Rock, de acordo com a Far Out

A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



