Saxon: Porto Alegre recebeu pela primeira vez os britânicos
Resenha - Saxon (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/03/2019)
Por Guilherme Dias
Postado em 25 de março de 2019
Fotos: Liny Oliveira
A cidade de Porto Alegre recebeu pela primeira vez os britânicos do Saxon, um dos maiores nomes do New Wave of Britsh Heavy Metal. A apresentação ocorreu no dia 13 de março, uma quarta-feira. A turnê é referente ao último trabalho lançado, "Thunderbolt" (2018), porém o repertório teve o melhor dos seus mais de 40 anos de história.
Pontualmente às 21 horas, Biff Byford (vocal) e Paul Quinn (guitarra), remanescentes da primeira formação do grupo subiram ao palco do bar Opinião, acompanhados de Nibbs Cartes (baixo, membro desde 1989), Doug Scarratt (guitarra, desde 1995) e Nigel Glockler (bateria, que teve diversas passagens pela banda desde a sua estreia em 1982). As duas primeiras do repertório foram as jovens "Thunderbolt" e "Sacrifice"( "Sacrifice", 2013), muito bem recebidas pelos headbangers que povoavam a pista da casa de shows.
Com o microfone em mãos Biff disse para o público que estava muito feliz por retornar ao Brasil, anunciando três músicas do início da década de 1980. A primeira delas foi "Wheels of Steel", onde Biff pegou um celular e filmou o público, anunciando que postaria o vídeo no facebook da banda (o que foi cumprido com sucesso no dia seguinte). Em "Denim and Leather" (1981) Biff virou o seu microfone para os fãs cantarem o último refrão.

Do penúltimo lançamento, os ingleses tocaram apenas a faixa-título, a pesada "Battering Ram". Já do primeiro disco, autointitulado "Saxon", lançado em 1979, foram apresentadas "Rainbow Theme/ Frozen Rainbow" e "Backs to the Wall". "Como vocês estão? A próxima música é do álbum ‘Thunderbolt’, ela representa o início da nossa história, quando tocávamos com o Motorhead em nossa primeira turnê.", disse Biff, apresentando "They Played Rock and Roll".

Um momento muito descontraído aconteceu quando o frontman resolveu fazer uma enquete sobre qual seria a música tocada dentre as opções: "Ride Like the Wind", "Broken Heroes" e "Motocycle Man" conforme os gritos da plateia. Notoriamente "Motocycle Man" foi a vencedora, porém Biff disse que "quebraria" o protocolo e tocaram as três músicas, para alegria de todos os presentes. Em determinado momento alguns fãs levantaram as capas de seus LPs para os músicos assinarem, com direito ao vocalista levantar a capa de "Crusader" e dizer que é um ótimo álbum, para gargalhadas gerais.

Outro momento divertido foi quando um espectador pediu uma música e Biff reagiu dizendo que talvez tocassem, e então retirou o set-list colado no palco, rasgou, mastigou e cuspiu no chão. Uma pena que ele tenha errado o cálculo, tendo acertado também um segurança que estava na grade, pedindo desculpas de uma maneira muito tímida logo em seguida. A primeira parte da apresentação foi encerrada com "Dallas 1 PM" e "Crusader", muito aclamada pelo público.

O bis teve "Heavy Metal Thunder", "Never Surrender" e após o clássico coro "ole, ole, ole, Saxon, Saxon", teve "Princess of the Night" cantada por todo o público presente. O que Porto Alegre viu com esse show foi uma aula de heavy metal. Uma aula que não pode ser dada por qualquer um. Os professores que estavam no palco fizeram o longo show de duas horas parecer curtíssimo, de tanto envolvimento em sua performance. Nibbs Carter foi incansável, agitando muito com o seu baixo o tempo inteiro, assim como o baterista Glockler que teve um desempenho acima da média. Doug e Quinn foram mais tímidos que os demais, porém tocando com muita energia. E destaque total para Biff Byford, que possui um comando de palco invejável e uma voz surreal. A idade avançada dos integrantes não foi empecilho algum para uma atuação de altíssimo nível.

Set-list completo:
Thunderbolt
Play Video
Sacrifice
Wheels of Steel
Strong Arm of the Law
Denim and Leather
Battering Ram
Rainbow Theme
Frozen Rainbow
Backs to the Wall
They Played Rock and Roll
Power and the Glory
Ride Like the Wind
Broken Heroes
Motorcycle Man
747 (Strangers in the Night)
And the Bands Played On
Lionheart
To Hell and Back Again
Dallas 1 PM
Crusader
Heavy Metal Thunder
Never Surrender
Princess of the Night
















Outras resenhas de Saxon (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/03/2019)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"



Biff Byford, vocalista do Saxon, completa ciclo de quimioterapia
5 discos lançados em 1981 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Biff Byford, vocalista do Saxon, anuncia descoberta de câncer na próstata
Tributo a "Kill 'Em All", estreia do Metallica, sai em novembro
Prika Amaral conta como teve sua moto roubada por um ladrão de banco
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


