Saxon: Porto Alegre recebeu pela primeira vez os britânicos
Resenha - Saxon (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/03/2019)
Por Guilherme Dias
Postado em 25 de março de 2019
Fotos: Liny Oliveira
A cidade de Porto Alegre recebeu pela primeira vez os britânicos do Saxon, um dos maiores nomes do New Wave of Britsh Heavy Metal. A apresentação ocorreu no dia 13 de março, uma quarta-feira. A turnê é referente ao último trabalho lançado, "Thunderbolt" (2018), porém o repertório teve o melhor dos seus mais de 40 anos de história.
Pontualmente às 21 horas, Biff Byford (vocal) e Paul Quinn (guitarra), remanescentes da primeira formação do grupo subiram ao palco do bar Opinião, acompanhados de Nibbs Cartes (baixo, membro desde 1989), Doug Scarratt (guitarra, desde 1995) e Nigel Glockler (bateria, que teve diversas passagens pela banda desde a sua estreia em 1982). As duas primeiras do repertório foram as jovens "Thunderbolt" e "Sacrifice"( "Sacrifice", 2013), muito bem recebidas pelos headbangers que povoavam a pista da casa de shows.
Com o microfone em mãos Biff disse para o público que estava muito feliz por retornar ao Brasil, anunciando três músicas do início da década de 1980. A primeira delas foi "Wheels of Steel", onde Biff pegou um celular e filmou o público, anunciando que postaria o vídeo no facebook da banda (o que foi cumprido com sucesso no dia seguinte). Em "Denim and Leather" (1981) Biff virou o seu microfone para os fãs cantarem o último refrão.

Do penúltimo lançamento, os ingleses tocaram apenas a faixa-título, a pesada "Battering Ram". Já do primeiro disco, autointitulado "Saxon", lançado em 1979, foram apresentadas "Rainbow Theme/ Frozen Rainbow" e "Backs to the Wall". "Como vocês estão? A próxima música é do álbum ‘Thunderbolt’, ela representa o início da nossa história, quando tocávamos com o Motorhead em nossa primeira turnê.", disse Biff, apresentando "They Played Rock and Roll".

Um momento muito descontraído aconteceu quando o frontman resolveu fazer uma enquete sobre qual seria a música tocada dentre as opções: "Ride Like the Wind", "Broken Heroes" e "Motocycle Man" conforme os gritos da plateia. Notoriamente "Motocycle Man" foi a vencedora, porém Biff disse que "quebraria" o protocolo e tocaram as três músicas, para alegria de todos os presentes. Em determinado momento alguns fãs levantaram as capas de seus LPs para os músicos assinarem, com direito ao vocalista levantar a capa de "Crusader" e dizer que é um ótimo álbum, para gargalhadas gerais.

Outro momento divertido foi quando um espectador pediu uma música e Biff reagiu dizendo que talvez tocassem, e então retirou o set-list colado no palco, rasgou, mastigou e cuspiu no chão. Uma pena que ele tenha errado o cálculo, tendo acertado também um segurança que estava na grade, pedindo desculpas de uma maneira muito tímida logo em seguida. A primeira parte da apresentação foi encerrada com "Dallas 1 PM" e "Crusader", muito aclamada pelo público.

O bis teve "Heavy Metal Thunder", "Never Surrender" e após o clássico coro "ole, ole, ole, Saxon, Saxon", teve "Princess of the Night" cantada por todo o público presente. O que Porto Alegre viu com esse show foi uma aula de heavy metal. Uma aula que não pode ser dada por qualquer um. Os professores que estavam no palco fizeram o longo show de duas horas parecer curtíssimo, de tanto envolvimento em sua performance. Nibbs Carter foi incansável, agitando muito com o seu baixo o tempo inteiro, assim como o baterista Glockler que teve um desempenho acima da média. Doug e Quinn foram mais tímidos que os demais, porém tocando com muita energia. E destaque total para Biff Byford, que possui um comando de palco invejável e uma voz surreal. A idade avançada dos integrantes não foi empecilho algum para uma atuação de altíssimo nível.

Set-list completo:
Thunderbolt
Play Video
Sacrifice
Wheels of Steel
Strong Arm of the Law
Denim and Leather
Battering Ram
Rainbow Theme
Frozen Rainbow
Backs to the Wall
They Played Rock and Roll
Power and the Glory
Ride Like the Wind
Broken Heroes
Motorcycle Man
747 (Strangers in the Night)
And the Bands Played On
Lionheart
To Hell and Back Again
Dallas 1 PM
Crusader
Heavy Metal Thunder
Never Surrender
Princess of the Night
















Outras resenhas de Saxon (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/03/2019)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Matanza - As amizades sem limites em "Bom É Quando Faz Mal"
A respeitosa opinião de Zakk Wylde sobre Lemmy Kilmister
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne

A música do Montrose que serviu de referência para clássico do Saxon
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


