Saxon: Porto Alegre recebeu pela primeira vez os britânicos

Resenha - Saxon (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/03/2019)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Guilherme Dias
Enviar Correções  

Fotos: Liny Oliveira

A cidade de Porto Alegre recebeu pela primeira vez os britânicos do Saxon, um dos maiores nomes do New Wave of Britsh Heavy Metal. A apresentação ocorreu no dia 13 de março, uma quarta-feira. A turnê é referente ao último trabalho lançado, "Thunderbolt" (2018), porém o repertório teve o melhor dos seus mais de 40 anos de história.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pontualmente às 21 horas, Biff Byford (vocal) e Paul Quinn (guitarra), remanescentes da primeira formação do grupo subiram ao palco do bar Opinião, acompanhados de Nibbs Cartes (baixo, membro desde 1989), Doug Scarratt (guitarra, desde 1995) e Nigel Glockler (bateria, que teve diversas passagens pela banda desde a sua estreia em 1982). As duas primeiras do repertório foram as jovens "Thunderbolt" e "Sacrifice"( "Sacrifice", 2013), muito bem recebidas pelos headbangers que povoavam a pista da casa de shows.
Com o microfone em mãos Biff disse para o público que estava muito feliz por retornar ao Brasil, anunciando três músicas do início da década de 1980. A primeira delas foi "Wheels of Steel", onde Biff pegou um celular e filmou o público, anunciando que postaria o vídeo no facebook da banda (o que foi cumprido com sucesso no dia seguinte). Em "Denim and Leather" (1981) Biff virou o seu microfone para os fãs cantarem o último refrão.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Do penúltimo lançamento, os ingleses tocaram apenas a faixa-título, a pesada "Battering Ram". Já do primeiro disco, autointitulado "Saxon", lançado em 1979, foram apresentadas "Rainbow Theme/ Frozen Rainbow" e "Backs to the Wall". "Como vocês estão? A próxima música é do álbum ‘Thunderbolt’, ela representa o início da nossa história, quando tocávamos com o Motorhead em nossa primeira turnê.", disse Biff, apresentando "They Played Rock and Roll".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um momento muito descontraído aconteceu quando o frontman resolveu fazer uma enquete sobre qual seria a música tocada dentre as opções: "Ride Like the Wind", "Broken Heroes" e "Motocycle Man" conforme os gritos da plateia. Notoriamente "Motocycle Man" foi a vencedora, porém Biff disse que "quebraria" o protocolo e tocaram as três músicas, para alegria de todos os presentes. Em determinado momento alguns fãs levantaram as capas de seus LPs para os músicos assinarem, com direito ao vocalista levantar a capa de "Crusader" e dizer que é um ótimo álbum, para gargalhadas gerais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro momento divertido foi quando um espectador pediu uma música e Biff reagiu dizendo que talvez tocassem, e então retirou o set-list colado no palco, rasgou, mastigou e cuspiu no chão. Uma pena que ele tenha errado o cálculo, tendo acertado também um segurança que estava na grade, pedindo desculpas de uma maneira muito tímida logo em seguida. A primeira parte da apresentação foi encerrada com "Dallas 1 PM" e "Crusader", muito aclamada pelo público.

O bis teve "Heavy Metal Thunder", "Never Surrender" e após o clássico coro "ole, ole, ole, Saxon, Saxon", teve "Princess of the Night" cantada por todo o público presente. O que Porto Alegre viu com esse show foi uma aula de heavy metal. Uma aula que não pode ser dada por qualquer um. Os professores que estavam no palco fizeram o longo show de duas horas parecer curtíssimo, de tanto envolvimento em sua performance. Nibbs Carter foi incansável, agitando muito com o seu baixo o tempo inteiro, assim como o baterista Glockler que teve um desempenho acima da média. Doug e Quinn foram mais tímidos que os demais, porém tocando com muita energia. E destaque total para Biff Byford, que possui um comando de palco invejável e uma voz surreal. A idade avançada dos integrantes não foi empecilho algum para uma atuação de altíssimo nível.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Set-list completo:
Thunderbolt
Play Video
Sacrifice
Wheels of Steel
Strong Arm of the Law
Denim and Leather
Battering Ram
Rainbow Theme
Frozen Rainbow
Backs to the Wall
They Played Rock and Roll
Power and the Glory
Ride Like the Wind
Broken Heroes
Motorcycle Man
747 (Strangers in the Night)
And the Bands Played On
Lionheart
To Hell and Back Again
Dallas 1 PM
Crusader

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Heavy Metal Thunder
Never Surrender
Princess of the Night

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Separados no nascimento: Phil Lynott e TiriricaSeparados no nascimento
Phil Lynott e Tiririca

Iron Maiden: Video mostra erros da banda ao vivoIron Maiden
Video mostra "erros" da banda ao vivo


Sobre Guilherme Dias

Fanático por heavy metal e hard rock desde os 12 anos de idade. Coleciona CDs e LPs, principalmente do Helloween e seus derivados. Colabora com o site desde 2013. Nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Mais matérias de Guilherme Dias no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336