Sonata Arctica: Uma noite que ficará marcada para os fãs de POA

Resenha - Sonata Arctica (Teatro da AMRIGS, Porto Alegre, 08/05/2017)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Guilherme Dias
Enviar Correções  

O Sonata Arctica não esperou muito tempo para rever os seus fabulosos fãs da América Latina. Após "sold out" na Argentina e filmagem de show no Chile, chegou a vez do Brasil, com 10 datas marcadas. A última passagem em nossas terras aconteceu no início de 2015 com muitas datas também. A terceira passagem dos finlandeses em Porto Alegre foi muito diferente das anteriores, mas com o mesmo espírito de sempre. Dessa vez a turnê faz parte do último lançamento, chamado "The Ninth Hour", lançado no final de 2016.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O local escolhido foi o Teatro da AMRIGS, local pouco utilizado para shows de heavy metal. Logo que os portões foram abertos os fãs procuraram os melhores lugares e sentaram-se nas confortáveis poltronas do teatro. A capacidade de 700 pessoas foi praticamente toda ocupada. Com todos sentados começou a tocar a trilha de abertura da turnê com fragmentos da canção "We Are What We Are", que foi apresentada mais tarde na sua versão completa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Logo que Tommy Portimo (bateria) subiu ao palco as cadeiras começaram a ser desocupadas e em pé a plateia gritava "SONATA, SONATA...". Em seguida Henrik Klingenberg (teclado), Elias Viljanen (guitarra), Pasi Kauppinen (baixo) e Tony Kakko (vocal) completaram o palco que estava montado de uma maneira muito bonita e organizada. A bateria em um lado, o teclado do outro e uma pequena plataforma ao centro onde os demais músicos transitavam.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A dupla de faixas que abrem "The Ninth Hour" esteve presente no início do show: "Closer to na Animal" e "Life", seguida de "The Wolves Die Young" ("Pariah’s Child", 2014) que foi apresentada por Henrik, perguntando se o público estava se divertindo. Da pesada "In Black and White ("Unia", 2007) para a balada "Tallulah" ("Silence", 2001), onde Tony discursou dizendo que todos estavam na plateia pelo mesmo objetivo, o amor pela música, e estar junto com as pessoas que gostamos. Após isso sentou-se no palco e ficou em pé apenas na metade de "Tallulah", mostrando uma performance perfeita no restante da canção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Devido a turnê anterior ter sido em homenagem ao primeiro álbum do grupo, "Ecliptica" (1999), a maioria das canções desse álbum ficaram de fora da turnê atual, sendo escolhida apenas uma delas, a mais clássica de todas: "Fullmoon". Pode-se dizer que foi o ápice do show, com os fãs cantando em uníssono em todos os momentos, principalmente nas paradinhas para os gritos de "RUNAWAY, RUNAWAY, RUNAWAY". Destaque também para o dueto realizado por Elias em sua guitarra e Henrik com o seu keytar. A emocionante "Among the Shooting Stars" ("The Ninth Hour") finalizou a primeira parte do set.

Os músicos saíram de cena e foi tocada a trilha de "No More Silence". Logo todos retornaram para a veloz "Abandoned, Pleased, Brainwashed, Exploited" ("Winterheart’s Guild", 2003), "We Are What We Are" e "The Power of One" ("Silence"), introduzida por um breve solo de Elias. Novamente a banda deixa o palco sob muitos aplausos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Voltando para o bis Tony falou com o público novamente, dessa vez sobre a importância de os fãs terem comprado os ingressos e estarem presentes ali, mantendo vivo a música ao vivo. A esperada "Misplaced" ("Reckoning Night", 2004), "I Have a Right" ("Stones Grow Her Name", 2012) e a famosa derradeira "Don’t Say a Word" ("Reckoning Night") foram as responsáveis por fechar mais uma grande apresentação do Sonata em Porto Alegre. Mas não antes de Tony dividir a plateia e realizar o tradicional e divertido duelo em "Vodka".

A presença de palco de todos os integrantes da banda é incrível, sem esquecer a grande atuação de Tommi e Pasi, mas o centro das atenções inevitavelmente foi Tony Kakko. A sua afinadíssima voz, os seus gestos, a sua performance e o seu carisma com o público são perfeitos. Inclusive encenando abraços nos fãs, enquanto os demais músicos distribuíam palhetas, baquetas e se despediam dos portalegrenses. A qualidade de som foi ótima, e a iluminação combinou muito bem com todos os momentos do show. Uma noite que ficará marcada em cada um que esteve no Teatro da AMRIGS, e que com certeza esperam ver o Sonata Arctica em Porto Alegre mais uma vez no futuro.

Fotos por: Liny Oliveira
facebook/photoslinyoliveira

Set-list completo:

Closer to an Animal
Life
The Wolves Die Young
In Black and White
Tallulah
Fairytale
FullMoon
Among the Shooting Stars
Abandoned, Pleased, Brainwashed, Exploited
We Are What We Are
The Power of One

Misplaced
I Have a Right
Don't Say a Word (+ Vodka)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: Esteve no show?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


John Finberg: Angra, Nightwish e outras bandas rompem com agente acusado de assédioJohn Finberg
Angra, Nightwish e outras bandas rompem com agente acusado de assédio

Sonata Arctica: shows no Brasil são adiados para 2021


Power Metal: As bandas mais populares segundo o FacebookPower Metal
As bandas mais populares segundo o Facebook

Finlândia: as dez melhores bandas de Heavy Metal do paísFinlândia
As dez melhores bandas de Heavy Metal do país


Pink Floyd: a história por trás de AnimalsPink Floyd
A história por trás de "Animals"

Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1Hard Rock
As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1


Sobre Guilherme Dias

Fanático por heavy metal e hard rock desde os 12 anos de idade. Coleciona CDs e LPs, principalmente do Helloween e seus derivados. Colabora com o site desde 2013. Nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Mais matérias de Guilherme Dias no Whiplash.Net.

GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt Goo336 Cli336