Whitesnake: Uma das maiores referências do Hard Rock mundial
Resenha - Whitesnake (Pepsi On Stage, Porto Alegre, 20/09/2016)
Por Guilherme Dias
Postado em 22 de setembro de 2016
Fotos por: Liny Oliveira
facebook.com/photoslinyoliveira
No dia 20 de Setembro, feriado regional da Revolução Farroupilha, Porto Alegre recebeu a banda britânica Whitesnake. A turnê "The Greatest Hits" traz o que o grupo tem de melhor nos seus quase 40 anos de existência.
A abertura ficou por conta da banda gaúcha Elixir Inc. De Bento Gonçalves (serra gaúcha), é formada por Vinicius Cusin (vocal), Giovani Marcon (guitarra), Daniel Della Jiustina (baixo), Mauricio Meinert (bateria) e Marcos de Toni (teclado). Apresentaram canções dos seus discos "Get Out" (2011) e do EP "Midnight Sun" (2013). Entre elas "Too Late", "Believe", e um trecho de "Patience" do Guns N’ Roses.
O Whitesnake lançou recentemente "The Purple Album", contendo regravações dos tempos do líder David Coverdale no Deep Purple. Os seus companheiros atualmente são os americanos Tommy Aldridge (bateria) e Reb Beach (guitarra), velhos conhecidos em formações anteriores do grupo e os novatos Michael Devin (baixo, desde 2010), Joel Hoekstra (guitarra, desde de 2014) e o italiano Michele Luppi (teclados, desde 2015).
Minutos antes do horário previsto, foi iniciada a tradicional introdução dos shows no playback, a clássica "My Generation" (The Who), junto à isso as luzes do Pepsi On Stage se apagaram e logo começou a movimentação da banda no palco. "Bad Boys", "Slide it In" e "Love Ain’t No Stranger" deixaram o público muito eufórico. Em seguida, "The Deeper The Love" e "Fool For Your Lovin’" para acalmar os ânimos, mas não a cantoria.
As primeiras palavras de Coverdale para os fãs foi apenas após a quinta música do set, para dizer boa noite, perguntar se estava tudo bem e apresentar "Ain’t No Love in the Heart of the City" (lembrando do Rock in Rio de 1985, sua primeira apresentação no Brasil), em um medley com "Judgement Day", que não aparecia no repertório desde 2005.
Os solos individuais de Reb Beach e Joel nas guitarras, Devin no baixo e Tommy na bateria poderiam ter sido substituídos por outras músicas, porém foi um momento necessário para Coverdale poupar a voz para o restante da apresentação, visto que ele usa o máximo da sua potência vocal em diversos momentos.
O show estava passando da metade e ainda faltavam alguns clássicos, as mais esperadas obviamente apareceram logo em seguida, como: "Is This Love", "Give Me All Your Love" e "Here I Go Again". A pausa para o bis foi curtíssima, logo os músicos retornaram para a agressiva "Still of the Night" e a pesada "Burn" do Deep Purple.
A base das canções do repertório foram retiradas dos álbuns "Slide It In" (1984), "Whitesnake/ 1987" e "Slip of the Tongue" (1989), que também constam na coletânea "Whitesnake’s Greatest Hits" de 1994.
Mesmo que com uma formação diferente dos áureos tempos dos anos 80, as músicas ficam impecáveis ao vivo, o nível da qualidade sonora foi altíssima e não é à toa que o Whitesnake continua sendo uma das maiores referências do hard rock mundial.
A participação do público foi excelente, ótimo para Coverdale que recebeu uma boa ajuda nos vocais, não apenas dos backing vocals, mas também dos fãs. Lembrando que ele fará 65 anos de idade nessa semana e já não tem a mesma voz de alguns anos atrás. Mas ainda assim não deixou a desejar em momento algum. Em entrevistas Coverdale deu a entender que vai diminuir o ritmo e não fará turnês muito longas, mas isso não nos tira a esperança de vê-los ao vivo novamente.
Set-list completo:
Bad Boys
Slide It In
Love Ain't No Stranger
The Deeper the Love
Fool for Your Loving
Ain't No Love in the Heart of the City / Judgement Day
Slow an' Easy
Crying in the Rain
Is This Love
Give Me All Your Love
Here I Go Again
Still of the Night
Burn
Comente: Estava no show do Whitesnake em Porto Alegre? O que achou?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps