Epica: Celebrando 10 anos de existência
Resenha - Epica (Eindhoven, The Netherlands, 23/10/2013)
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de janeiro de 2014
O sexteto holandês de metal sinfônico Epica prometeu que faria uma grande festa de aniversário para comemorar os 10 anos de vida desde o primeiro álbum The Phantom Agony (2003). O lançamento do Blu-ray/DVD/CD Retrospect cumpriu as expectativas e apresentou um show muito bem produzido com a participação de ex-integrantes, da orquestra Extended Reményi Ede Chamber, do coral Miskolc National Theater e de Floor Jansen (ex-After Forever, Revamp, Nightwish). Tudo isso protagonizado pela bela vocalista Simone Simons. A apresentação de três horas foi gravada na cidade holandesa de Eindhoven.
O show passeou pelos cinco trabalhos de estúdio lançados pela banda e trouxe surpresas como a belíssima versão da música sacra Stabat Mater Dolorosa (Giovanni Battista Pergolesi) interpretada por Simone e Floor. A apresentação ainda contou com uma música feita especialmente para a noite chamada Retrospect, que não foi lançada em álbum algum e dá destaque ao baixista Rob van der Loo (Ex-Delain). Como é comum nos shows do Epica, alternaram-se momentos mais pesados beirando o death metal com os guturais do guitarrista Mark Jansen e músicas mais lentas onde a voz de Simone soava cristalina.
Depois de uma introdução com a orquestra e o coral, a banda entrou tocando a longa Monopoly on Truth do último álbum Requiem for the Indifferent (2012). Mas foi na música seguinte, Sensorium, que a banda ganharia o público de vez. A presença da orquestra de setenta músicos e do coral engrandeceu a música que é um verdadeiro clássico e a plateia vibrou. Unleashed viria a seguir depois de uma pequena introdução da orquestra. Nessa música fica claro que o baterista Ariën Van Weesenbeek (ex-God Dethroned) vem incorporando cada vez mais elementos de death metal na sonoridade do Epica desde que se juntou a banda em 2006.
O show seguiu com a pesadíssima Martyr of the free world do álbum Design your universe (2009) que mostrou uma banda com muita energia e que sabe muito bem transitar entre o pesado e o mais leve. Isso porque a música seguinte foi a balada Chasing the dragon do álbum The Divine Conspirancy (2007). Simone cantou de forma segura quando foi exigida e a banda soube obedecer ao ritmo da música, trocando guitarras por violões. Uma das muitas surpresas prometidas para a noite viria a seguir: uma versão da música Presto do compositor italiano Antonio Vivaldi com direito a duelo de violino com o guitarrista Isaac Delahaye, que foi responsável por todos os solos do show.
Um ponto baixo na produção foi o excesso de luzes no palco que muitas vezes impediam a visão da performance dos músicos. O palco era muito escuro também e muitas vezes só era possível ver silhuetas dos holandeses. Em seguida a conhecida Never Enough foi tocada e em seguida a primeira convidada da noite apareceu sob muitos aplausos: Floor Jansen. As duas maiores vocalistas de metal da Holanda protagonizaram um momento inesquecível ao cantarem uma versão de Stabat Mater Dolorosa, que é toda em latim. As duas vozes entravam em harmonia com Simone responsável pelos tons mais agudos e Floor pelos mais graves.
Outra surpresa veio com a escolha da música Twin flames do Requiem for the indiferente. A grandiosa Serenade of self-destruction veio depois, mostrando mais uma vez a grande variedade de atmosferas que as músicas do Epica têm e como essas atmosferas funcionam muito bem ao vivo, proporcionando ao público momentos intensos e dramáticos em uma mesma música. Outra surpresa começou a soar quando a banda deixou o palco e a orquestra comandada por Zsolt Regos entoava um medley de músicas composto por Feint, Fools of damnation , Mother of light, Kingdom of heaven , Run for a fall e Deep water horizon. A banda voltou para tocar The Divine Conspirancy, outra música que soa ainda mais grandiosa ao vivo. É importante destacar que o tecladista Coen Janssen não ficou apagado pela orquestra já que todos os pianos ficaram por conta dele e em algumas músicas ele ganhou mobilidade com um teclado em curva.
A próxima música foi a balada Delirium seguida por outros clássicos: Blank infinity e The Obsessive devotion. A música feita especialmente para a noite Retrospect surpreendeu o público com uma levada de strings interessante e um marcante riff de baixo. A banda fez em seguida um medley que já virou tradição com clássicos do Star Wars e logo depois os ex-integrantes Yves Huts, Jeroen Simons e Ad Sluijter relembraram suas passagens pela banda entoando Quietus.
The Phantom Agony foi outro clássico que agradou, com direito a uma levada eletrônica no meio que transformou o show em uma pista de dança. O bis ficou com a mais aguardada da noite, o super clássico Cry for the moon, A banda mostrou muita interação com o público e encerrou a música com um solo de bateria. Sancta Terra (com Floor de novo ao lado de Simone) e Design your universe vieram a seguir. O segundo bis ficou com Storm the universe e o show foi encerrado com a longa Consign to oblivion.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito


Epica lança vídeo de seu novo single, "Avatar - The Final Incarnation"
Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


