Andre Matos em Macapá: uma noite de aprendizagem musical

Resenha - Andre Matos (Teatro da Bacabeiras, Macapá, 04/04/2013)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Jéssica Alves, Fonte: Blog Olhar Alternativo
Enviar Correções  








Na noite de quinta-feira (4) o sonho de muitos headbangers foi realizado, com a presença de Andre Matos em Macapá, para a realização de um workshow oferecido pela M&M Produções, muito aguardado pelos fãs. Também não poderia ser diferente, afinal ele é cantor, compositor, maestro, pianista ex-membro das bandas de heavy metal Angra, Shaman, Viper, Virgo e Symfonia, além de ter feito participações especiais em bandas como Avantasia e Aina. Desde outubro de 2006 está em carreira solo.

Em seu currículo constam Regência Orquestral, Composição Musical, habilitação em Canto Lírico e habilitação em Piano Erudito. O evento ocorreu no Teatro das Bacabeiras, que inclusive foi muito elogiado pelo músico.

A Masterclass

Após o tradicional cumprimento aos macapaenses, Andre inicia a masterclass, contando com o recurso audiovisual, apresentando vídeos didáticos interessantes, como a relação entre a música e matemática, cordas vocais entre outros. O workshop era voltado não apenas para músicos, mas o público em geral, com um enfoque especial para os fãs, em que Andre revelou detalhes curiosos, como a composição instrumental de "Lisbon", do álbum "Fireworks" (1998), que surgiu a partir de um relógio despertador. Além disso, Matos revelou detalhes de sua carreira, como quando teve problemas com a voz e o uso do falsete nas canções, como "Fairy Tale", clássico do Shaman do álbum "Ritual" (2003).Outro ponto interessante do evento foi a aprendizagem repassada por Andre em vários assuntos, desde técnicas vocais, encarar a música com seriedade, mentalidade musical aberta, gosto para cantar e também por conhecer música, tocar instrumento, a importância do falsete, entre outros. Uma divertida comparação entre os vocais da cantora pop Britney Spears e o lendário vocalista do Queen Freddie Mercury foi mostrada ao público, provando a importância do conhecimento musical muito além da aparência.

Show e participações

Muito aguardada pelos presente, a execução das músicas foi um destaque. Com o teatro praticamente lotado, por volta das 21h30 o som da introdução "Crossing", do álbum "Holy Land (1996), do Angra já deixou todos os presentes eufóricos com o que vinha a seguir, era chegada a hora de enfim ver o mestre em ação. A banda convidada formada pelos músicos amapaenses Alexandre Avelar (guitarra), Vinicius Rocha (guitarra), Pedro França (bateria), Eugênio Luke (teclados) e Danilo Araújo (baixo) selecionados pela produção deu um brilho a mais na apresentação de "Nothing to Say", clássico marcante na voz de Andre, que foi muito ovacionado logo na sua entrada, e a sua presença de palco única e cantando de maneira inspirada. Um verdadeiro presente para os fãs.

A próxima música executada é "Rio", do álbum "Time to be Free" (2007), da carreira solo de Matos, executada com maestria, não apenas por Andre, mas pela banda convidada, que estava de fato representando muito bem os músicos do Amapá. Peso e harmonia executados de maneira perfeita. Show de Bola!

Após Andre revelar como compôs a clássica "Lisbon", hora de executá-la ao vivo. A introdução é muito aplaudida e como esperado, a música é tocada com inspiração. Detalhe para a improvisação feita pela banda, que foi apresentada neste momento para o público por Andre. A canção foi executada na linha feita no DVD Ritual Live, com muito peso e empolgação por parte do público e dos músicos.

A execução de "Fairy Tale" ocorreu após Andre revelar ao público que compôs a música que explora toda a tessitura vocal. Muito ovacionada, a música contou com a participação de Vanessa Rafaelly, Hanna Paulino e Matheus Farro, grandes vocalistas da cena heavy metal amapaense, realizando um coral inspirador e fiel à gravação. E logo depois, eles voltaram a dividir o palco com Andre, juntamente com Marcel na música "Carry On", que fez o público literalmente seguir em frente, na direção do palco, formando um verdadeiro show.

Para encerrar, "Living For The Night", do álbum "Theatrer of Fate" (1989) do Viper, fechando com maestria esta grande noite para o rock/metal amapaense. Macapá finalmente recebeu o mestre Andre Matos, consolidando em um grande evento da M&M Produções, que está de parabéns pela ótima iniciativa, assim como todos os envolvidos e claro, o público amapaense que apoiou e foi ao evento. E Andre Matos por toda a humildade, carisma e profissionalismo que doou ao público. Quem venham mais ótimos eventos assim para a nossa cidade.



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Ozzy Osbourne: 25 coisas que você não sabe sobre eleOzzy Osbourne
25 coisas que você não sabe sobre ele

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage


Sobre Jéssica Alves

Uma jovem nascida em 1990 e moradora do Estado do Amapá que teve a sorte de ser criada em um lar onde o rock sempre esteve presente. Por frustação no meio musical, a veia jornalística falou mais alto e atualmente caminha no ramo do Jornalismo Cultural e milita na divulgação da cultura underground tucujú. Seu forte está no heavy metal, hard e classic rock.

Mais matérias de Jéssica Alves no Whiplash.Net.

adWhipDin