Raimundos: tocando o puteiro na Virada Cultural em Campinas

Resenha - Raimundos (Virada Cultural, Campinas, 15/05/2011)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Luciano Correa
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.









O RAIMUNDOS se apresentou na Virada Cultural realizada em Campinas, interior do estado de São Paulo no último domingo dia 15. A banda, que já havia tocado na cidade em outras três ocasiões, não aparecia fazia um bom tempo e compensou isso com um show “curto” (palavras de Canisso), porém “matador” (por Marquim).

O aquecimento para o show ficou por conta do Ozzmozzy (Ozzy Cover) que com os clássicos do “Madman” agitou o público já presente. “Crazy Train”, “No More Tears”, “Perry Mason”, “Mr. Crowley” e “Mama, I'm Coming Home” contagiaram os fãs, que mesmo embaixo de chuva, curtiram muito o show. A “saideira” ficou por conta de “Paranoid” que definitivamente consolidou o show e deixou a galera pronta para a principal atração da noite.

Por volta das 17:30h, os quatro integrantes do Raimundos, subiram ao palco. A formação atual conta com: DIGÃO (vocal e guitarra) e CANISSO (baixo), membros originais dos anos 90, além de MARQUIM (guitarra) e CAIO (bateria). Os caras já chegaram quebrando tudo com a sequência “Fique!Fique!” (do disco “Kavookavala”), “Esporrei na Manivela” (do “Lavo Tá Novo”) e a nova música de trabalho “Jaws”, que tem feito um certo sucesso na mídia e mostrado que a banda vem forte e com uma pegada nova.

Na sequência vieram músicas das diversas fases do Raimundos. Passando pelo primeiro álbum, “Raimundos”, com “Marujo”, “Rapante”, “Be a Bá” e destaque para “Palhas do Coqueiro” - onde Digão pediu para a galera abrir um grande círculo, e deixar a “roda punk” comer solta. O disco “Lavo tá Novo” também foi lembrado com “Opa! Perai, Caceta”, “O Pão da Minha Prima”, “Pintando no Kombão” e a sequência “Tora Tora” e “Eu Quero é Ver o Oco” - com direito a “Everlong” (do FOO FIGHTERS) entre elas - onde a arena foi abaixo com todos cantando em alto e bom som. Do “Só no Forevis” tocaram “Pompém”, “Aquela” e as famosas “Mulher de Fases” - que teve uma intro reggae feita por Digão, “Me Lambe” e a “Mais Pedida”. Ainda rolaram “Macaxeira” (do álbum lançado somente na internet - “Pt Qq cOisAh”), “Mas Vó” (outra do “KavooKavala) e a “Reggae do Maneiro” (do “MTV ao Vivo”), que teve direito a rolo de papel higiênico jogado no palco e recebido com agradecimento por Digão que soltou: “estava precisando!”.

Após uma rápida pausa, a banda retornou para o encore. Duas “porradas” de uma só vez: “Deixa eu Falar” (também do “Só no Forevis”) - ficando por conta do público cantar a parte do refrão que contém um palavrão, e a mais pedida - não é a música de novo – da noite, “Puteiro em João Pessoa”, onde todas as energias da banda e dos presente se esgotaram completamente. O Raimundos deixou o palco muito aplaudido pelos cerca de 4 mil presentes, mostrando que o grupo ainda tem uma boa parcela de fãs na região.

As palavras usadas por Digão - “doido” e por Caio - “foda”,definiram bem o que foi a noite. Um show muito bom, onde o Raimundos mostrou toda sua força e vontade. Deixou bem claro que está mais vivo do que nunca, junto com o “formigueiro”. A banda se mostrou muito entrosada, com Digão cantando muito e tocando também, Marquim (já com 10 anos de banda) levando muito bem as guitarras, Canisso (que ficou um curto período fora e retornou em 2007) dominando suas 4 cordas como sempre e Caio (o mais “novo” membro) que com sua técnica e peso deixou o som da banda bem melhor.

O novo DVD “Roda Viva” está prestes a ser lançado relembrando toda a história da banda em 25 faixas. Um CD de inéditas talvez só para 2012, apesar de Digão já ter dito que tem muito material pronto. É aguardar por esses novos lançamentos para podermos ver a banda se consolidar cada vez mais no cenário nacional.

Raimundos:

Digão (Vocal e Guitarra)
Canisso (Baixo)
Marquim (Guitarra)
Caio (Bateria)

Set-List:

1. Fique! Fique!
2. Esporrei na Manivela
3. Jaws
4. Marujo
5. Rapante
6. Opa! Perai, Caceta
7. Pompém
8. O Pao da Minha Prima
9. Mulher de Fases
10. Palhas do Coqueiro
11. Be a Bá
12. Macaxeira
13. Pintando no Kombão
14. Aquela
15. Me Lambe
16. A Mais Pedida
17. Mas Vó
18. Reggae do Maneiro
19. Tora Tora
20. Everlong (Foo Fighters)
21. Eu Quero é Ver o Oco

Encore:
22. Deixa eu Falar...
23. Puteiro em João Pessoa

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

606 acessosRaimundos: Fotos da apresentação em São Luís1013 acessosRaimundos: veja a entrevista de Canisso ao Minha Brasília767 acessosRock Comédia: em vídeo, as dez melhores bandas brasileiras0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Raimundos"

RaimundosRaimundos
Ivete Sangalo canta e toca bateria em DVD

Rock In RioRock In Rio
O boicote das bandas brasileiras na edição de 2001

VírgulaVírgula
O primeiro show da vida de alguns rockstars brasileiros

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Raimundos"

QueenQueen
Ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicos

MusasMusas
As esposas mais lindas dos rockstars

Gosto duvidosoGosto duvidoso
As piores capas da história do Rock e Heavy Metal

5000 acessosNickelback: 11 razões para respeitar - muito - a Chad Kroeger5000 acessosNirvana: Claudia Ohana faz cover desastroso no Programa do Jô5000 acessosLegião Urbana: O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre5000 acessosIron Maiden: banda posta álbum de fotos de 1º dia da nova turnê5000 acessosYngwie Malmsteen: guitarristas, Ferraris, vídeo-games, e mais5000 acessosHeavy Metal: 10 músicas inspiradas em heróis de quadrinhos

Sobre Luciano Correa

Colaborador do Whiplash e apreciador de várias vertentes do Rock/Metal. Começou cedo ouvindo Queen, Nazareth e RPM no velho toca discos dos pais. Escutou muito Guns N' Roses, Bon Jovi, Scorpions, Metallica, Iron Maiden e Sepultura até descobrir Helloween, Blind Guardian e Gamma Ray. Ainda nesse meio tempo começou a ouvir Ramones, Misfits, Offspring, Angra, Rhapsody, Hammerfall, Stratovarius, Manowar, Motörhead, Pantera e Slayer para fechar a década de 90. No começo dos anos 2000, incluiu em sua lista bandas como Nightwish, Sonata Arctica, Within Temptation, System Of A Down, Rammstein, Dimmu Borgir, Cradle of Filth e atualmente - últimos 5 anos, tem escutado muito Children Of Bodom, Katatonia, Alestorm, Eluveitie, entre tantas outras. Rock/Metal é barulho para alguns e estilo de vida para tantos outros!

Mais matérias de Luciano Correa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online